Janeiro na "era Jesus" já rendeu 120 milhões de euros

Janeiro na "era Jesus" já rendeu 120 milhões
• Foto: Luís Manuel Neves

Desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico do Benfica, o clube tem sido um verdadeiro campeão de vendas no mercado de inverno. Pelo contrário, os gastos com compras de reforços na mesma altura do ano têm sido bem reduzidos, pelo que o balanço entre as saídas e entradas regista um saldo positivo para os cofres da Luz na ordem dos 120 milhões de euros.

Foi na primeira época de JJ, 2009/10, que os encarnados mais gastaram nas compras de janeiro – 18 milhões de euros investidos em jogadores que acabariam por não triunfar na Luz: Éder Luis, Alan Kardec, Airton, Fábio Faria (que só se integraria na época seguinte) e Franco Jara. Nos últimos três anos, curiosamente, os encarnados não haviam gasto nada em reforços, já que os jogadores que entraram o fizeram a custo zero ou por empréstimo.

PUB

Mais interessante é o facto de ter sido precisamente na temporada inicial de Jorge Jesus no Benfica que o clube não faturou um só euro nas vendas de janeiro, já que os quatro jogadores colocados em 2010 foram a título de empréstimo.

Em 2010/11, pelo contrário, o Benfica lucrou 26 milhões de euros com as vendas de David Luiz ao Chelsea e Patric ao Atlético Mineiro, para na época seguinte voltar a ficar em branco neste capítulo.

PUB

Últimas três épocas lucrativas

As últimas três temporadas, contudo, têm sido bem lucrativas para os cofres da Luz. Em 2012/13 entraram 5,5 milhões com a cedência de Bruno César ao Al-Ahli Jeddah (Arábia Saudita), para na seguinte se registar um recorde de 70 milhões de euros com os negócios de Matic para o Chelsea, André Gomes e Rodrigo cedidos ao fundo Mariton Capital (que os matéria na Luz até serem transferidos para o Valencia). Nestes dois casos, contudo, o Benfica “só” teve direito a pouco mais de 33 milhões de euros.

Na presente época, e com o mercado ainda longe de fechar, o Benfica já conseguiu mais de 40 milhões de euros com as vendas de Enzo Pérez ao Valencia e Bernardo Silva ao Monaco. O jovem médio português tornou-se na sexta transferência encarnada a render pelo menos 10 milhões de euros ao clube.

PUB

MERCADO DE INVERNO ERA JORGE JESUS (SAÍDAS)

2009/10

Nota: Keirrison estava cedido pelo Barcelona

PUB

2010/11

Nota:Patric, Javier Balboa e Hélio Vaz não faziam parte do plantel principal

2011/12

PUB

2012/13

2013/14

Nota:Bruno Cortez estava cedido pelo São Paulo. André Gomes e Rodrigo ficaram no Benfica até ao final da época, tendo rendido às águias 22,8 milhões e 10,5 milhões, respectivamente.

PUB

2014/15

Nota:Bernardo Silva estava emprestado ao Monaco desde o início da temporada.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB