José Mourinho aterrou no Aeródromo de Tires por volta das 18h22, proveniente de Barcelona. Como Record deu conta, pode ser anunciado ainda esta quarta-feira como treinador do Benfica, numa altura em que as duas partes ainda negoceiam, como o próprio admitiu, dizendo ter vontade de aceitar. O voo, segundo o Flightradar, foi mesmo o mais seguido em todo o Mundo, por mais de 6 mil pessoas.
"Não tenho nada para vos dizer. Antes de entrar no avião, perguntaram-me se podia estar interessado em. Eu disse que sim, que poderia ter interesse. O Benfica oficialmente perguntou-me se eu estaria interessado e disse que quando voltasse a Portugal teria todo o gosto em falar com as pessoas. Se eu voltar ao Benfica, não é uma celebração de carreira nem os 25 anos depois, nem um regresso a casa", disse aos jornalistas, numa altura em que um adepto lhe colocou um cachecol das águias.
"Saí do meu anterior clube há quatro semanas. Se me perguntar se estava à espera de ficar até ao final da época sem treinar, essa não é a minha natureza. Queria entrar. Não queria dizer sim a algum clube que não fosse o certo, só por eu ser workaholic. Quando fui confrontado com a possibilidade de treinar o Benfica, não pensei duas vezes no sentido de 'interessa-me, gostava'", acrescentou.
Novos elogios a Bruno Lage
Sobre a saída de Bruno Lage, disse compreender o que este está a sentir e voltou a deixar-lhe elogios: "Conheço o sentimento, sei o que está a sentir. Precisa de fazer o luto. Não há um treinador que saia feliz, a pensar que podia ter sido diferente. Olho para ele com imenso respeito, pois passei pelo mesmo há pouco tempo. O que disse dele há um mês, repito: é um ótimo treinador que tinha um grupo importante, a quem felicitei. E eu não sou um exemplo de fair play. Não foi fácil dizer que mereceram ganhar. Palavras de Lage a dar-me como quase certo? Vocês sabem mais do que eu, para o Bruno só respeito e o melhor para a carreira dele. Ele sabe que o meu regresso a Portugal, que não estava programado, mas que o que estava na minha cabeça como consequência natural para a carreira seria regressar a Portugal um dia para treinar a Seleção. Se isto se concretizar com o Benfica... Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Eu não"
Quanto às declarações de Ali Koç, que disse ser uma "estranha coincidência da vida" Mourinho poder voltar agora para o Benfica, o técnico lembrou... Aktürkoglu: "Sempre que saí dos clubes fechei a porta, não respondi a provocações, nem procurei desculpas. Ele tem uma maneira diferente de atuar da minha. Desde que saí já falou imensas vezes e não justificou por que motivo o jogador que nos eliminou foi comprado só depois de nos ter eliminado."
Derrota com Qarabag precipitou tudo
Após a derrota surpreendente com o Qarabag (2-3) ontem na Luz, Bruno Lage ficou numa posição insustentável e acabou mesmo por sair do clube, por mútuo acordo com Rui Costa, e Mourinho – que saiu do Fenerbahçe após a derrota com o Benfica no playoff de acesso à Liga dos Campeões... – foi o nome que voltou a circular com força entre os dirigentes dos encarnados.
Recorde-se que o técnico setubalense já foi equacionado pelas águias no final da temporada passada, mas a opção acabou por recair na continuidade de Bruno Lage. No cenário atual, com eleições marcadas para daqui a pouco mais de um mês (decorrem a 25 de outubro), o nome do 'Special One' é o mais forte entre o lote de treinadores disponíveis e a sua oficialização poderá mesmo estar por horas. A forte condicionante da proximidade das eleições, em que Rui Costa enfrenta a concorrência de mais cinco candidatos, pressiona o atual presidente na hora de decidir o futuro da equipa técnica.