Jorge Jesus quer colocar um ponto final nos confrontos verbais com Julen Lopetegui. Ou melhor, uma vírgula. O benfiquista tem como prioridade a conquista do bicampeonato e é nisso que está completamente focado, pelo que, aos que lhe são mais próximos, garantiu que não quer falar deste assunto, pelo menos até que as contas do título estejam definidas.
De qualquer forma, e apesar deste momento de silêncio autoimposto, Jorge Jesus revolta-se com as últimas declarações do treinador espanhol. No último domingo, após o confronto com oGilVicente, Lopetegui acusou o benfiquista de ter mentido nas declarações que fez ao semanário"Sol" (ver peça ao lado) e disse até que o técnico encarnado"fala muito sobre todos". "Quando joguei tinha respeito por todos os colegas mas por ele já perdi o respeito. Entrou em contradição consigo próprio quando contou a um jornal, de forma errada, o que lhe disse, quando o que lhe disse eram coisas de futebol. Para alguém com a sua experiência, pareceu-me uma falta de categoria", afirmou.
Contradição é a atitude do técnico espanhol, de 48 anos, no entender do homólogo encarnado.Afinal, ao acusar outra pessoa de não ter contado a verdade, embora não tenha dado a sua versão dos acontecimentos, Lopetegui também pode ser acusado de omissão ou troca de factos. E isto causou mágoa e revolta no benfiquista.
Aumentar de tom
Com a entrevista ao semanário, Jesus, que apelidou Lopetegui de "corajoso" – "para mim ele subiu de cotação", disse –, mais não fez do que confirmar, por outras palavras, o que já antes havia sido tornado público e que a altercação do portista tinha a ver com a troca de nome para Lotopegui. "Perguntou se eu não sabia como se chamava. Pensei que era a brincar e ri-me, e só depois percebi que era a sério e reagi. É um líder como homem. A qualidade como treinador é outra coisa", referiu o técnico, de 60 anos.
O "bate-papo" entre ambos já é longo e começou há muito tempo (ver cronologia), mas assumiu outros contornos após o "sururu" no final doBenfica-FC Porto, realizado a 26 de abril. Desde então, muito foi dito e, nas últimas horas, Jorge Jesus foi surpreendido com novas palavras do técnico espanhol. Desta vez foiJoãoGabriel quem respondeu ao treinador do FC Porto, a propósito do manto que protege Jorge Jesus, segundo o espanhol.
O técnico benfiquista não quer falar desta questão por agora, mas se ganhar em Guimarães poderá responder ao espanhol. Jorge Jesus quer que todas as atenções, inclusive a dos jogadores, estejam viradas para o importante embate que pode decidir o título de campeão nacional já na próxima jornada.