Com o Benfica à procura de mexer no ataque, Marcos Leonardo surge como alvo dos encarnados e a ‘Goalpoint’ fez um comparativo entre o avançado do Santos, em 2023, e o de Arthur Cabral em 2022/23, ao serviço da Fiorentina, antes de rumar à Luz.
Os contextos, naturalmente, são diferentes, mas os números fornecidos por esta empresa especializada na análise estatística permitem retirar algumas ideias no que toca ao perfil dos 2 jogadores. Normalmente, a tendência na análise aos avançados passa por olhar para o número de golos e Marcos Leonardo marcou 13 enquanto Arthur Cabral somou 8, ainda que o jogador do Santos tenha precisado de rematar ligeiramente menos em lances de bola corrida (2 contra 2,4 por 90 minutos).
Mas importa olhar para a forma como a análise da ‘Goalpoint’ permite encontrar diferenças nas características dos 2 jogadores. É que Arthur Cabral consegue apresentar uma maior tendência a responder a cruzamentos (0,7 contra 0,3 de Leonardo, p/90’) e consegue ganhar muitos mais duelos aéreos. É que Arthur Cabral vence praticamente metade das disputas desse género (49%), enquanto Marcos Leonardo apenas vence 26%, o que condiz com a análise de Jesualdo Ferreira, a Record, que apontou a questão física como discreta por parte do jovem jogador.
Por outro lado, Marcos Leonardo aproveita os recursos técnicos para desequilibrar. Tem 2,9 dribles eficazes e faltas sofridas por 90 minutos contra 2,1 de Arthur Cabral.
Por RecordSorteio do caminho até à final four realizou-se esta quinta-feira
Diretor-desportivo do Djurgarden fala de um jogador "mentalmente forte"
Clube da Luz dá conta de várias alterações para sábado
Ucraniano deu apoio ao companheiro de equipa que fez a assistência que valeu a derrota do Benfica frente ao B. Leverkusen
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Interrogatório do Juventus-Sporting
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão