Benfica, Nacional e Liga Portugal remarcaram o encontro da 8ª jornada, interrompido domingo aos 8.05 minutos, para 19 de dezembro, às 17 horas, sem terem pedido autorização à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Este agendamento causa um problema. A data escolhida coincide com um dos dias bloqueados pela FPF para a realização dos oitavos de final da Taça de Portugal (os outros são 17 e 18). De acordo com um comunicado de 30 de abril passado da FPF, é possível antecipar essa eliminatória para 3, 4 ou 5 de dezembro mas apenas se se tratar de um duelo "entre equipa que participa na Liga Conferência e equipa que participa na Liga dos Campeões ou Liga Europa, ou entre equipas que participam nas competições europeias com exceção da Liga Conferência". Ora, como o Nacional não participa nas provas da UEFA, aquela permissão não se aplica.
Os dois clubes aproveitaram a disponibilidade da Liga Portugal no domingo, chegando logo a um entendimento. Eram quase 20h quando a entidade que organiza o futebol profissional anunciou o acordo a três. A FPF não quis pronunciar-se, embora denunciando algum desconforto. Os dois clubes terão agora de se entender com os responsáveis federativos.
Duas eliminatórias
Benfica e Nacional procuraram aproveitar a possibilidade dos ‘oitavos’ poderem ser alterados, empurrando o que falta jogar para 19 dezembro. No caso dos encarnados, atiram a nova deslocação à Madeira para a quinta-feira entre a visita ao AVS SAD e a receção ao Estoril, já depois dos duelos com Monaco e Bolonha, para a Champions, e o europeu V. Guimarães, para o campeonato.
De qualquer forma, para chegarem aos oitavos de final, os dois clubes terão de passar duas eliminatórias. O Benfica vai iniciar a prova em Pevidém, a 19 de outubro, e o Nacional em Leiria, no dia seguinte.
Por Nuno MartinsTyC Sport escreve esta terça-feira que argentinos vão enviar representante a Lisboa
Médio prepara-se para voltar a ser titular mais de nove meses depois
Percurso iniciado a 23 de setembro de 2000, com desaire (0-1) no Bessa, pode ter um marco diante do Farense
Médio saiu ao intervalo no jogo com o Moreirense
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países