O "senhor Coluna" que recebeu uma carta da mãe de Eusébio

O "senhor Coluna" que recebeu uma carta da mãe de Eusébio
• Foto: FERNANDO FERREIRA

Quando, em dezembro de 1960, Eusébio da Silva Ferreira chegou a Lisboa, proveniente de Moçambique, trazia consigo uma carta da sua mãe para entregar a Mário Coluna. A carta da Dona Elisa pedia ao senhor Coluna para toma conta do filho. E o então capitão do Benfica cumpriu a promessa que fez a Dona Elisa e tratou Eusébio como um filho.

Recorde a relação de dois "senhores" do futebol mundial pelas palavras de Mário Coluna, que faleceu esta terça-feira aos 78 anos:

PUB

"Quando Eusébio saiu de Moçambique e chegou aqui trouxe uma carta escrita pela mãe para me entregar. Fui esperá-lo ao aeroporto e não sabia que ele trazia esse documento. Abri a carta à frente dele e comecei a ler. Era a mãe dele a pedir para eu tomar conta do filho. Ele não conhecia ninguém em Portugal. Dizia mais ou menos isto: ‘Mário Coluna, é favor tomar conta do meu filho Eusébio.’ Agarrei no papel e dei-lhe para ele ler, o que fez."

"[Eusébio] Era sossegado na altura. O dinheiro que recebíamos no fim do mês depositávamo-lo no banco. A caderneta ficou comigo. Todos os meses tinha uma quantia estipulada para gastar: 500 escudos (o equivalente a 25 euros). Naquele tempo era bastante bom. Depois levei-o ao alfaiate e comprámos dois fatos. Mais tarde chegou o tempo de namorar a Flora (esposa de Eusébio) e casar. Eu fui o padrinho da parte da mulher e da parte dele foi o presidente do Benfica na altura (António Catarino Duarte). Da primeira filha também sou padrinho de batismo. Era como se fosse o pai dele."

PUB

[No dia da morte de Eusébio, a 5 de janeiro de 2014]: "Tinha-o como um filho e por isso hoje é um dia triste. Ele representava Moçambique no desporto; portanto ele era moçambicano. Os moçambicanos estão todos tristes com esta notícia"

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB