O Mundial de Clubes veio acrescentar ainda mais carga competitiva aos jogadores no final de uma época longa e desgastante. Além disso, o facto de haver jogos à hora de almoço para satisfazer o mercado europeu em termos das transmissões televisivas obriga os atletas a jogar sob altas temperaturas, o que aumenta os níveis de esforço. Alertados por isso, os especialistas da Sportingpedia analisaram os números para perceber quais são os jogadores mais fatigados e há um internacional português e dois representantes da Liga portuguesa.
Em termos de jogos disputados, o Benfica coloca dois elementos no top-10. O central Otamendi e o extremo Aktürkoglu contabilizam, até ao momento, 67 partidas de águia ao peito e surgem no 9.º e 10.º lugar do ranking que é liderado por Julian Álvarez (Atlético Madrid), com 72 desafios disputados em 2024/25. De referir que Bruno Fernandes, internacional português, contabiliza 68 partidas ao serviço do Manchester United.
Olhando para o tempo de utilização, o médio dos red devils surge na liderança com 5.876 minutos em ação. Será, contudo, superado por Federico Valverde que se encontra a disputar o Mundial de Clubes pelo Real Madrid e tem apenas menos 8 minutos de jogo. Mike Magnan (Milan) é o outro jogador acima da fasquia dos 5.800 minutos nas pernas.
Destaque para Otamendi que, aos 37 anos, continua a ser peça importante no Benfica e na seleção da Argentina e ocupa a quarta posição em termos de minutos de utilização (5.670). Um registo que ainda vai subir pois os encarnados têm, pelo menos, mais dois jogos para disputar nos Estados Unidos. De recordar que o capitão dos encarnados está em final de contrato e ainda não decidiu o futuro, sendo que o Benfica pretende renovar.
Refira-se que este estudo da Sportingpedia utiliza dados do Transfermarkt, analisando as presenças e os minutos dos jogadores nas 15 principais ligas mundiais durante a época de 2024/25. A classificação inclui jogos disputados tanto por clubes (ligas nacionais, taças nacionais e competições internacionais) como por selecções nacionais. Apenas foram considerados os jogadores ativos nas 15 ligas mais fortes do Mundo, garantindo assim um enfoque no futebol de elite.
Garay refere-se ao clube como um "sentimento tatuado na alma"
Candidato à presidência do Benfica concedeu uma entrevista à CMTV
'Vice' de Noronha Lopes foi colega de equipa e trabalhou o atual líder do clube da Luz e candidato
Treinador do Bayer Leverkusen justificou ausência do lateral no duelo com o Bayern
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Marcou e assistiu na vitória por 3-1 frente ao Instituto
Saída de Campo
Águias triunfam por 5-2 na 4.ª jornada do Campeonato Placard