Primeiro zero de Jesus

Primeiro zero de Jesus
• Foto: Pedro Ferreira

Mesmo considerando que o resultado foi mais favorável aos interesses benfiquistas na luta pelo título 2014/15, o empate sem golos com o FC Porto interrompeu um impressionante ciclo de 167 jogos consecutivos a marcar na Luz. Mais do que isso, foi o primeiro jogo dos encarnados sob o comando de Jorge Jesus, tendo apenas em conta o universo dos jogos para o campeonato, em que as águias não assinaram o ponto. O último jogo em que a equipa não foi capaz de introduzir a bola na baliza do adversário aconteceu a 11 de abril de 2009, há mais de seis anos, quando a Académica, então comandada por Domingos Paciência, foi à Luz vencer por 1-0, com um golo do ganês William Tiero. O Benfica, sob a liderança do espanhol Quique Flores, somou nessa temporada 2008/09 mais três jogos a marcar, número ao qual se acrescentam as 150 partidas de cinco épocas de Jorge Jesus mais os 13 até ao embate de ontem na presente temporada.

Estranhos zeros

PUB

Refira-se também a escassa tendência de qualquer das equipas para terminarem jogos a zero em 2014/15. Para o Benfica foi o sétimo jogo da época sem conseguir fazer golos e apenas o segundo no Estádio da Luz – já acontecera com o Zenit, na primeira jornada do grupo na Liga dos Campeões. Dos outros cinco encontros que entram nestas contas, um aconteceu em campo neutro, na final da Supertaça, com o Rio Ave, decidido da marca de grande penalidade, e nas deslocações a São Petersburgo, ao Mónaco, a Paços de Ferreira e a Vila do Conde.

O zero ofensivo é ainda mais estranho para o FC Porto de Julen Lopetegui. Os azuis e brancos somaram apenas o quarto jogo sem desfeitear o guarda-redes adversário: duas vezes com o Benfica (significa isso que nunca marcaram aos campeões nacionais na atual temporada), às quais se acrescentam as partidas com Boavista (no Dragão) e com o Marítimo (nos Barreiros).

PUB

Nove vezes 0-0

O nulo de ontem foi apenas o nono da longa história do clássico, olhando apenas para os jogos do campeonato – número só superado pelo 1-1, que ocorreu em onze ocasiões. De resto, em 81 jogos efetuados, o empate só aconteceu em 25 ocasiões, menos do que as vitórias encarnadas (que foram 42) mas mais do que os triunfos portistas (apenas 14) – é impressionante, e porventura surpreendente pela expressão, o peso do fator casa nestes jogos entre as grandes potências: nas visitas que fez ao reduto do FC Porto, o Benfica venceu apenas por doze vezes.

Nove jogos sem ganhar em Lisboa

PUB

• O FC Porto somou ontem, com o 0-0 no clássico, o nono jogo consecutivo sem ganhar em Lisboa. O ciclo teve início na época passada: derrotas na Luz (0-2) e em Alvalade (0-1), empates em Belém (1-1) e no Estoril (2-2), para a Liga, ao que se juntaram derrota com o Benfica (1-3) para a Taça de Portugal, e empate com o Sporting (0-0), para a Taça da Liga. Em 2014/15, os dragões empataram nas três visitas – falta jogar no Restelo.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB