No segundo discurso na primeira Assembleia Geral deste sábado, Rui Costa visou as arbitragens, garantindo que na próxima temporada haverá "tolerância zero" para com o Conselho de Disciplina, a Federação Portuguesa de Futebol e Pedro Proença. O presidente do Benfica quer ainda que a saída de Duarte Gomes do cargo de diretor técnico nacional de arbitragem da FPF seja explicada.
"Eu não me justifiquei, de maneira nenhuma, de uma época má, péssima, com as arbitragens. Não me justifiquei com isso, mas não posso deixar de apontar isso como um dos motivos. Nem eu nem nenhum de nós, porque todos vocês disseram o mesmo. Não vamos ser hipócritas em dizer que o presidente 'não o pode dizer, mas eu posso'. Não justifico com isso, disse no meu discurso inicial, mas também não o posso esconder que este foi um tema importante para não chegarmos onde queríamos chegar. E neste situação, aquilo que deixámos de fazer, não só nos manifestámos publicamente as vezes que entendemos, manifestámos junto do Conselho de Arbitragem mais do que uma vez, mostrando todos os processos que envolviam o Benfica e nos sentíamos prejudicados. Apresentámos várias propostas para dar mais credibilidade à arbitragem e respeito ao Sport Lisboa e Benfica. Entraremos para época com tolerância zero, quer com o Conselho de Disciplina, quer com a Federação Portuguesa de Futebol onde está Pedro Proença. E também com ele tolerância zero. Independentemente do que vocês possam dizer, nós não estamos amarrados a nada. Não estamos presos a nada e iremos fazer o nosso papel em defender o clube intransigentemente, seja com quem for. É uma das preocupações que temos, sim. A saída de Duarte Gomes é uma saída muito preocupante e o CA tem que mostrar o porquê desta saída. Tem que explicar o porquê desta saída. Esta saída vai ao encontro de tudo o que temos vindo a protestar junto do CA. O que fez com que esta pessoa saísse? Quando apontámos o que apontámos e que esta pessoa estava inserida...", referiu.