João Diogo Manteigas voltou a abordar os acontecimentos na Assembleia Geral do Benfica, realizado no sábado, para apontar que o grande responsável da confusão que se instalou foi Luís Filipe Vieira, mas também considera que Rui Costa não teve um comportamento aceitável.
"Os acontecimentos do último sábado têm como principal responsável o sócio Luís Filipe Vieira, que se apresentou na Assembleia Geral acompanhado de cerca de duas dezenas de provocadores profissionais, facto extensamente divulgado em registos fotográficos e de vídeo. Luís Filipe Vieira, que não foi a nenhuma Assembleia Geral do Benfica deste mandato, chegou apenas com o objetivo de prejudicar o normal decorrer dos trabalhos e de criar uma acontecimento mediático em que se pudesse vitimizar", começou por apontar o advogado, tendo depois questionado a postura do atual presidente: "Sendo o principal instigador dos acontecimentos, foi com naturalidade que os trabalhos prosseguiram sem mais intercorrências após este associado ter falado no púlpito e abandonado de seguida a Assembleia Geral com esta ainda a decorrer, ilustrando a sua falta de vontade em participar e contribuir para as suas decisões e deliberações. O Presidente da Direção Rui Costa não esteve, uma vez mais, à altura dos acontecimentos, pela sua inação conivente com os inadmissíveis comportamentos do seu antecessor".
Posto isto, Manteigas também se distancia dos sócios que impediram Luís Filipe Vieira de discursar, mesmo que condene a atitude do antigo presidente que recorreu à mentira depois dos acontecimentos da AG. "Não nos revemos na atitude dos associados que impediram o sócio Luís Filipe Vieira de exercer o direito de se dirigir aos restantes presentes, salientando que o abandono momentâneo da Assembleia Geral como forma de protesto é também um direito que assiste a cada sócio. Imperando a lógica, urge referir que associados que tenham praticado esta forma de protesto, tendo-se ausentado da Assembleia Geral, nunca poderão ser responsabilizados pelas atitudes dos que se mantiveram presentes. Luís Filipe Vieira mentiu, repetida, deliberadamente e em diversos fóruns, ao responsabilizar a nossa candidatura e a de João Noronha Lopes pelas ocorrências. A candidatura de Rui Costa mentiu, repetida e deliberadamente, nas alegações que imputou à candidatura de João Noronha Lopes em comunicado. O que a candidatura do passado, de Luís Filipe Vieira, deseja, e a candidatura do presente de Rui Costa parece alimentar, é um debate que impeça qualquer discussão de futuro, em torno de ideias e projetos. É isto que ambas têm a oferecer aos Benfiquistas".
Por fim, o candidato à presidência das águias também criticou o presidente da Mesa da Assembleia Geral por ter ignorado a proposta que apresentou, depois de chumbado o regulamento eleitoral e de avançar para as próximas eleições ignorando os novos estatutos.
"Durante e após o término da Assembleia Geral de sábado, e com o vazio legislativo que o chumbo do Regulamento Eleitoral provoca, a Mesa da Assembleia Geral não comunicou aos sócios e aos candidatos qualquer tipo de plano ou soluções para o ato eleitoral que se aproxima. A nossa candidatura, focada neste e outros temas cruciais, reuniu ainda durante a noite do passado sábado e apresentou uma proposta disponível em todas as nossas plataformas. Fomos a única candidatura a apresentar e manifestar interesse em algum tipo de resolução desta problemática situação. A Mesa da Assembleia Geral não só não produziu qualquer resposta como comunica hoje que se irá resignar ao incumprimento dos novos Estatutos, boicotando uma real discussão e aprovação de um Regulamento Eleitoral. O Regulamento Eleitoral de 2021 nem foi objecto de análise pelos sócios nem é eficaz a preencher o vazio legislativo provocado pelo comportamento e decisões da Mesa da Assembleia Geral na pessoa do seu Presidente. Continuaremos a exigir e lutar por soluções que respeitem as candidaturas, os sócios e os valores do Sport Lisboa e Benfica. A única ação concertada desta candidatura será promover a ida às urnas no dia 25 de Outubro. E acreditem, o Benfica Vencerá."