Ex-eurodeputada defende que a indústria do futebol se presta a ser uma conduta para o branqueamento de capitais e esquemas preversos.
Ana Gomes esteve esta quarta-feira a ser ouvida em tribunal a propósito do processo Football Leaks, no qual Rui Pinto é arguido.
A ex-eurodeputada mostrou-se indignada com a inquirição de Luís Filipe Vieira na Assembleia da República, e revelou-se chocada com a forma como o presidente do Benfica se defendeu e por ter evocado a qualidade de presidente do clube nos negócios com o BES, então presidido por Ricardo Salgado. Para Ana Gomes, Luís Filipe Vieira "funcionou como um testa de ferro de um banqueiro que até hoje não foi incomodado, a desfrutar da riqueza que acumulou, enquanto há milhares de portugueses lesados pelo banco que ele chefiava", afirma referindo-se a Ricardo Salgado e à queda do BES.
Para Ana Gomes, Luís Filipe Vieira "funcionou como um testa de ferro de um banqueiro que até hoje não foi incomodado, a desfrutar da riqueza que acumulou, enquanto há milhares de portugueses lesados pelo banco que ele chefiava", afirma referindo-se a Ricardo Salgado e à queda do BES.
A ex-candidata presidencial aponta que o que está em causa são os esquemas de lavagem de dinheiro presentes no futebol, seja em "clubes grandes ou pequeninos". À saída da sala de audiências, e uma vez que a juíza pediu que Ana Gomes se cingisse ao processo enquanto estava a ser ouvida, a ex-eurodeputada defendeu que Luís Filipe Vieira está ligado ao processo.
Ana Gomes defende que "não há dúvida nenhuma de que a indústria do futebol se presta a ser uma conduta para o branqueamento de capitais e esquemas perversos de máfias e tríades para lavagem de dinheiro obtido de processos sujos".
Avançado grego anotou um hat trick no triunfo frente ao Moreirense e foi a principal figura do lado dos encarnados
A análise do treinador do Benfica à goleada sobre o Moreirense, por 4-0, na conferência
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo