Brasileiro abriu o marcador e esteve muito ativo. Ristic também marcou na 1.ª parte, onde as águias mostraram já bons pormenores
O Benfica entrou bem nesta pré-temporada, com uma vitória por 2-0 sobre o Southampton, em St. George's Park. David Neres acabou por ser o elemento em maior evidência, mostrando já uma boa forma e abrindo o marcador, além de ter criado várias ocasiões e atirado uma bola ao poste. Kökçü, também titular, mostrou que pode vir a ser um elemento muito importante esta época, com boa capacidade de decisão e já com ligação positiva com vários colegas - Aursnes acima de todos, naturalmente. O Benfica esteve forte na primeira parte, com pressão alta mas também ataques rápidos. Foi num desses lances que Ristic subiu e fez o outro golo, culminando primeiro tempo positivo.
Na segunda parte, com vários jovens em campo, como Tomás Araújo, Rafael Rodrigues ou Tiago Gouveia, a equipa caiu muito de produção e o jogo foi disputado num ritmo muito lento. Schjelderup acabou por ser o mais ativo nesta fase, embora tendo desperdiçado uma grande ocasião.
Onze da 1.ª parte: Samuel Soares; João Victor, Lucas Veríssimo, Morato e Ristic; Chiquinho e Kökçü; Neres, Rafa e Aursnes; Musa
Onze da 2.ª parte: Samuel Soares; Bah, António Silva, Tomás Araújo e Rafael Rodrigues; Florentino e João Neves; João Mário, Tiago Gouveia e Schjelderup; Tengstedt
90' - Centro bem medido de Rafael Rodrigues na esquerda, para o segundo poste, onde João Mário fez uma 'rosca' para fora.
82' - Benfica à beira do terceiro! João Mário rouba a bola, entra na área e faz uma assistência açucarada para Schjelderup, que na cara de Bazunu atira para defesa do guarda-redes do Southampton. Tinha de fazer melhor, o jovem norueguês.
79' - As duas equipas vão alternando a posse da bola e ambas sempre em ritmo cada vez mais baixo.
73' - João Mário surge na área e assiste Bah, que na passada rematou muito alto.
72' - Southampton perto do golo! Má saída de Samuel Soares, a não conseguir agarrar a bola no ar. Esta sobrou para um jogador dos saints, que rematou para defesa do jovem guardião.
71' - Benfica tem agora mais bola mas o ritmo do jogo está claramente mais baixo.
65' - Benfica naturalmente menos entrosado nesta 2.ª parte, dado que são jogadores pouco habituados a atuar juntos. Ainda assim, as águias continuam a controlar.
63' - Remate forte de Tino Livramento, de fora da área, contra o corpo de um jogador do Benfica.
62' - Schjelderup acelera pela zona central e deixa alguns adversários para trás, mas acaba por decidir mal quando se aproximou da área. Para já, o jovem norueguês tem estado ativo.
58' - Bah recupera a bola em zona alta e esta sobra para João Mário na direita, que cruza rasteiro para Tengstedt. O dinamarquês, ao primeiro poste, tenta desviar de calcanhar mas sem sucesso.
55' - Southampton, à imagem de alguns momentos da 1.ª parte, volta a assumir a bola. Contudo, sem assustar Samuel Soares.
51' - João Mário, na esquerda, toca para Schjelderup, que tira um adversário da frente com uma finta rápida e remata forte, fora da área, para Bazunu, que é agora o guarda-redes dos Saints, encaixar com segurança.
Roger Schmidt mudou quase toda a equipa, à exceção do guarda-redes Samuel Soares. Assim sendo, entraram Bah, António Silva, Tomás Araújo, Rafael Rodrigues, Florentino, João Neves, João Mário, Tiago Gouveia, Schjelderup e Tengstedt, por esta ordem no campo.
Nota para Tiago Gouveia, que joga na posição habitualmente ocupada por Rafa, no apoio ao ponta de lança.
46' - Partida reatada.
45'+1 - Intervalo! O Benfica vai para o descanso na frente, com golos de Neres e Ristic. O brasileiro tem sido o melhor elemento das águias, surgindo já num momento de forma assinalável e tendo criado boa parte das melhores situações da equipa na 1.ª parte. O lateral também começou a ganhar confiança e subiu no terreno para faturar aos 45'. Quanto ao resto da equipa, nota para Kökçü. A atuar principalmente como '8', mostra simplicidade na resolução dos problemas e um normal entendimento com Aursnes, que já conhece do Feyenoord, além de boa qualidade no passe. Morato também tem estado em bom plano, subindo no terreno para ajudar na pressão alta - pressão essa que se tem feito sentir à imagem da época passada - e recuperando mesmo duas bolas. João Victor, como lateral direito, também já se aventurou duas vezes no ataque mas já foi ultrapassado duas vezes na defesa.
45' - Golo do Benfica (0-2)! Marca Ristic! Depois de um início algo apagado, o lateral começou a subir no terreno e agora marcou mesmo. Arrancou na esquerda, deixou um adversário para trás e, junto à quina da área, rematou rasteiro e cruzado, sem hipóteses para o guarda-redes do Southampton.
41' - Combinação de vários passes entre Kökçü e Neres, a desequilibrar a defesa do Southampton na direita. De imediato, o brasileiro muda o flanco e descobre Ristic do lado contrário, já na área, com o lateral a rematar forte e a fazer a bola passar perto da baliza inglesa. Foi a melhor jogada da águias na primeira parte.
37' - Remate forte de Alcaraz, contra o corpo de Lucas Veríssimo.
32' - Neres quase marca! Após deixar um adversário no relvado com uma finta, rematou contra um defesa e a bola sobrou para Musa, que ganhou no corpo a corpo. Este tocou novamente para o brasileiro, que ficou perto de golo, não fosse a defesa de McCarthy.
27' - Quase o segundo golo de Neres! Chiquinho descobre Aursnes dentro da área com um passe pelo buraco da agulha, com este a tocar logo para Rafa. O avançado dá logo para Neres e este, à entrada da área, remata cruzado em arco, para defesa de McCarthy para canto. Bela jogada.
26' - Ward-Prowse atira cruzado, com a bola a passar perto do poste direito da baliza de Samuel Soares. Mas há canto, pois existiu um desvio.
23' - O Southampton tem tido mais bola mas o Benfica é mais incisivo quando tem o esférico. Nota para para a pressão alta das águias, que parece feita nos mesmos moldes da época passada.
23' - João Victor aventura-se no ataque, mas o seu centro, embora tenso, é cortado pela defesa do Southampton. Primeira incursão do central adaptado.
18' - Morato pressiona alto e a bola sobra para Musa, que entra na área pela esquerda e tenta servir Rafa que surgia no coração da área, para um tiro na passada. Contudo, McCarthy conseguiu sacudir.
16' - Southampton assume agora a bola e joga no meio-campo do Benfica, mas sem criar perigo.
11' - Golo do Benfica (0-1)! Marca Neres! Contra-ataque encarnado bem construído, com Rafa a acelerar no meio-campo ofensivo numa situação de 3x3 e a abrir em Neres na direita. O extremo entrou na área e faturou num remate forte com o pé direito.
10' - Movimento tradicional de Neres, a puxar da direita para o meio e a rematar ao poste da baliza do Southampton.
7' - Primeiro remate é para o Southampton, com Doyle a atirar fácil para Samuel Soares.
Otamendi, Di María, Jurasek e Marcel Mendes ficam na bancada. Gonçalo Ramos também mas o avançado está na fase final da recuperação de uma lesão na coxa direita, sofrida na Seleção Nacional.
1' - Rola a bola!
ONZE DO BENFICA: Samuel Soares; João Victor, Lucas Veríssimo, Morato e Ristic; Chiquinho e Kökçü; Neres, Rafa e Aursnes; Musa
Suplentes: Bah, Meité, Paulo Bernardo, Tengstedt, João Mário, Schjelderup, Tiago Dantas, Henrique Araújo, Tomás Araújo, Léo Kokubo, Tiago Gouveia, Rafael Rodrigues, Martim Neto, Florentino, António Silva, João Neves e Vlachodimos
Miguel e Rui, que vivem perto de Burton, vieram até ao St. George’s Park com esperança de poder ver o primeiro ensaio do Benfica. Vestidos a rigor, os portugueses naturais de Barcelos e Aveiro, respetivamente, suspiram quando ouvem os nomes dos reforços. "Já conhecia o Kokcu. O Di María traz experiência… João Félix? Isso é que era…", diz Miguel, entre risos, que joga pelos sub-18 do Norwich.
O Southampton vai começar com McCarthy, Bree, Lyanco, Stephens, Meghoma, Ward-Prowse, Alcaraz, Doyle, Amo-Ameyaw, Mara e Dibling.
No banco: Gavin Bazunu, Tino Livramento, Duje Caleta-Car, Mohammed Salisu, Kyle Walker-Peters, Roméo Lavia, Will Smallbone, Adam Armstrong, Moussa Djenepo e Ché Adams
Em Burton, a temperatura tem andado pelos 16 graus, o que representa quase metade da portuguesa, e a chuva pouco tem dado tréguas. Um clima bem diferente daquele a que os jogadores se habituaram, sobretudo no período de férias. Nos treinos no relvado, a equipa técnica é obrigada a agasalhar-se e boa parte dos jogadores optam por treinar de manga comprida. Vamos ver como estará hoje à hora do jogo...
Com 34 jogadores no estágio, Roger Schmidt deverá utilizar dois onzes diferentes em cada parte, à semelhança do que fez no primeiro particular de 2022/23, frente ao Reading (2-0), também em Burton, numa pré-época 100% vitoriosa. Tendo em conta essa amostra, o treinador até pode iniciar com um onze o mais semelhante possível ao que pretende apresentar durante a época.
E neste jogo há um ingrediente especial: Kökçü. Contratado por 25 M€, mais 5 M€ por objetivos, o internacional turco, de 22 anos, gera muitas expectativas e mostrar-se-á em campo pela primeira vez de águia ao peito. Esse é o único reforço que deverá jogar hoje. Tanto Di María como Jurásek devem ficar de fora pois só chegaram ontem a Inglaterra, tal como o capitão Otamendi.
Mês e meio após a vitória frente ao Santa Clara, por 3-0, na última ronda da Liga, o Benfica volta hoje a entrar em campo. Não vale pontos, é certo, mas o jogo com o Southampton, em Burton (15 horas), será o primeiro de preparação para 2023/24 e permitirá aos adeptos matar saudades de ver a bola a rolar.
Benfica pediu esclarecimentos à Liga e, ao que Record apurou, o entendimento é que se trata de uma marcação e não um adiamento
Central do Manchester City comentou, à DAZN Portugal, a chegada do 'Special One' às águias
Candidato considera que presidente deu uma desculpa "inadmissível" ao dizer que estava "impreparado" quando substituiu Vieira
Central, de 21 anos, reitera que o seu sonho foi sempre jogar na equipa principal do clube onde fez a formação
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele