Os nomes que agradam e quem está mais longe
Com a saída de Roger Schmidt (Benfica já informou CMVM das negociações para a rescisão), abre-se caminho à sucessão no comando técnico das águias.
Roger Schmidt liderou o Benfica em 115 jogos. Durante esse período, a equipa registou um total de 80 vitórias, 20 empates e 15 derrotas, com uma média de 2,26 pontos por jornada.
Relacionadas
De Bruno Lage a Thomas Tuchel, há vários nomes em cima da mesa. Record dá-lhe a conhecer os prós e contras dos nomes de treinadores equacionados pelos encarnados.
Bruno Lage, 48 anos
A favor - Além de ser um treinador que agrada aos encarnados é um dos principais, senão o principal, favoritos em caso de saída de Roger Schmidt, conhece os cantos à casa, da formação ao topo. Ninguém se esquece a forma como conduziu o Benfica ao título, em 2018/19, assumindo o comando técnico com a equipa em 4.º lugar. Recuperou um jogador que parecia perdido, Adel Taarabt, e João Félix ganhou asas com o setubalense ao leme.
Contra - Apesar da notável recuperação em 2018/19, que valeu a conquista de um título que poucos acreditariam, deixou escapar o bicampeonato, no ano da pandemia, depois de ter perdido vantagem confortável. Foi um dos principais alvos da contestação dos adeptos (a sua casa foi vandalizada), acabando por sair antes de terminar a época.
Leonardo Jardim, 50 anos
A favor - Está livre, depois de ter comandado o Al-Rayyan, do Qatar, e também tem grandes admiradores no Benfica. Campeão na Grécia, em França e Arábia Saudita, o antigo treinador do Sporting já mostrou que não tem resistências a jovens saídos da formação. Bem pelo contrário. No Monaco, por exemplo, lançou Mbappé e projetou Bernardo Silva, contratado ao Benfica e antes de rumar ao Manchester City.
Contra - Mesmo estando livre, é um técnico já com um nível salarial elevado. Recupera de uma operação ao tendão de Aquiles, o que lhe causa dificuldades em movimentar-se.
Sérgio Conceição, 49 anos
Sérgio Conceição, 49 anos
A favor - O trabalho que desenvolveu no FC Porto, nas últimas sete épocas, é o melhor cartão de visita. Mesmo com limitações financeiras, conquistou 11 títulos, destacando-se os três campeonatos, além de chegado longe na Champions. É visto como alguém capaz de colocar ordem e disciplina.
Contra - Foi aposta pessoal de Pinto da Costa, tendo renovado contrato com as eleições à porta, e está muito conotado com o FC Porto. Está longe de ser consensual entre os encarnados e é uma possibilidade remota, para não dizer.
Thomas Tuchel, 51 anos
A favor - Desde logo, tem uma grande experiência internacional, com a conquista do Mundial de clubes, Liga dos Campeões e Supertaça europeia, o que daria corpo ao sonho dos encarnados, em particular Rui Costa, em brilhar na Europa.
Contra - Mesmo que a competência não se meça pela nacionalidade, seria um treinador alemão a suceder a outro alemão. Na última temporada, não só falhou a conquista da Bundesliga, ao leme do Bayern, como ficou em 3.º lugar, a longa distância do campeão Bayer Leverkusen.
Edin Terzic, 41 anos
A favor - É jovem e conduziu o Borussia Dortmund à final da Liga dos Campeões na última temporada, que o Real Madrid conquistou. Tem em Jürgen Klopp grande referência, até porque foi seu olheiro. Idolatrado pelos adeptos do Borussia, gosta de apostar em jovens. Colaborou com Slaven Bilic na seleção croata.
Contra - Sendo jovem e depois do sucesso, não lhe faltam interessados. Rescindiu com o clube alemão após a final da Champions, pois pretendia dar um novo rumo à carreira. Ainda antes do jogo com o Real Madrid, esteve na mira de West Ham, Newcastle e Tottenham.
Rui Faria, 49 anos
A favor – Depois de duas épocas ao comando do Al-Duhail, do Qatar, em 2918/19 e 2019/20, disse recentemente que está pronto para voltar ao ativo. Explicou que preferiu ficar afastado.
Contra - Além de não ter muita experiência como treinador principal (durante anos foi adjunto de José Mourinho), está há muitos anos afastado.
Abel Ferreira
A favor - É um nome há muito referenciado no Benfica e que agrada. O trabalho no Palmeiras, onde conquistou dois campeonatos e duas Libertadores, entre outros troféus, projetou-o elevando-o para um alto patamar.
Contra – Tem contrato com o Palmeiras até 2025, tendo acertado a renovação em janeiro passado, e não deixará o clube a meio da época.
Otamendi, Ríos e Dedic para gerir
Candidata a vice-presidente para o associativismo na lista de Noronha Lopes
Candidato com Vítor Paneira
Candidata a vice-presidente para o associativismo na lista de Noronha Lopes
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
Galês tinha reforçado o clube em julho
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet