O treinador Hugo Oliveira anteviu esta sexta-feira um jogo competitivo com o campeão Sporting, na 5.ª jornada da Liga Betclic, tendo assumido o favoritismo leonino e garantindo um Famalicão fiel à sua ideia.
"Vai ser um jogo extremamente difícil para as duas equipas, mas mais difícil para nós, porque jogamos contra o bicampeão nacional", enquadrou o treinador, que vê um Sporting "do ponto de vista do plantel, o mais forte" e "coletivamente mais associativo", com "vários caminhos para o golo" e "obrigação de ganhar a maioria dos jogos fora dos confrontos entre os grandes".
Sem se afastar desse quadro, prometeu um Famalicão afirmativo: "Olhamos olhos nos olhos todos os adversários. Somos uma equipa extremamente ofensiva, queremos ter a bola e recuperá-la o mais rapidamente possível. Com o apoio dos nossos adeptos, seremos extremamente competitivos." A solidez, acrescentou, "nasce do ataque": "Defendemos bem, porque estamos bem posicionados quando atacamos".
A identidade, insistiu, é inegociável: "A nossa obrigação é não trair a nossa ideia de jogo, ser competentes em todos os momentos e jogar para ganhar, seja contra quem for".
O técnico destacou ainda a personalidade dos "meninos da Vila", expressão com que se referiu aos jovens formados no clube, sublinhando que "o talento e a personalidade têm de ser um ponto positivo".
Quanto às opções, admitiu condicionalismos típicos após datas FIFA, referindo que "alguns internacionais chegaram tarde".
Confrontado com distinções individuais recentes no plantel, relativizou: "O mais importante é a continuidade do processo. Não podemos viver em montanhas-russas: nem euforia quando corre muito bem, nem depressão quando o resultado não aparece. Se formos iguais a nós próprios, no fim estaremos felizes".
Em relação à hierarquia de candidatos, considerou que a diferença de recursos torna os principais emblemas favoritos "em quase todos os jogos que não sejam entre eles" e admitiu incluir o Braga nesse lote, "pelo investimento, pelo projeto e pelo espaço que ganhou nos últimos anos".
O Famalicão, em segundo lugar, com 10 pontos, recebe, às 20H30 de sábado, o Sporting, terceiro classificado, com nove, no Estádio Municipal de Famalicão, em encontro da quinta jornada que será arbitrado por António Nobre, da associação de Leiria.
Por LusaTreinador do Famalicão fala num "jogo extremamente difícil para as duas equipas"
Internacional angolano não faz segredo da ambição famalicense
Extremo já rondou os 12 km corridos em duas partidas
Central do Famalicão foi titular nas quatro folhas limpas
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro