Tudo o que foi dito na entrevista a Pinto da Costa

• Foto: Manuel Araújo

FIM DA ENTREVISTA. Leia em baixo todos os tópicos!

- Direção mais interventiva?

Não sei que isso quer dizer. Não estou de acordo. Um "vice" do FC Porto é dirigente da Liga. Se a Liga não é o órgão que dirige o futebol profissional, como é que não estamos interventivos? Não posso estar de acordo.

- Lista que vai apresentar nas eleições do FC Porto

Sou obrigado a fazer alterações devido aos estatutos. Nesse novo modelo, no qual não interferi, que foi uma AG, houve alterações que entenderam fazer, não dei opinião em nenhum parágrafo. O que decidiram é que esses 14 "vices" passavam a 6 e os 10 diretores passavam a 6. Isso obrigou-me a limitar as pessoas que estavam e a formar com outra imaginação. Por isso dividi o clube em seis setores. (...) Entendi que devia arranjar um diretor que é o provedor do sócio. Há uma questão e não terá de ir à Porto Comercial. Os sócios terão outro espaço. Senti que tinha de ser alguém que sentisse o FC Porto e escolhi o Rodrigo Barros. É um homem que nasceu no FC Porto. Vai preencher-se uma lacuna importante.

- Recandidatura de Fernando Gomes à FPF

Não percebo a intenção de individualmente dizerem que apoiam. Se existe uma liga onde estão os clubes, é aí que se deve estudar se se apoia ou não. Se metade diz que sim e outra que não, qual é o papel da Liga? Clubes deviam discutir na Liga e ver os prós e contras da recandidatura. Se chegarem à conclusão de que é positiva, devem estar solidários nos interesses do futebol. Dá a impressão de que Gomes anda a pedir a este e aquele. Como as listas são apresentadas por Fernando Gomes, tenho de saber as listas. Não tenho nada contra nem a favor. Estou à espera de conhecer as listas. Como posso dizer que apoio e amanhã sai uma lista onde estão indivíduos que acho nefastos para o FC Porto? Quando tiver programa e lista, colocamos os interesses do futebol acima dos nossos. A minha choca-me ler as declarações do presidente da FPF a dizer que 80 por cento da casa das seleções está paga e o resto com os jogos da Seleção. Então quem está a pagar? 

- Direção mais interventiva?

PUB

- Lista que vai apresentar nas eleições do FC Porto

- Recandidatura de Fernando Gomes à FPF

PUB

Fernando Santos tem todo o meu apoio, foi muito bem escolhido. Agora temos de ter a consciência de que Portugal fará o Europeu conforme o Ronaldo estiver. O Ronaldo, como o Messi ou Robben é que fazem a diferença. Se ele estiver bem, até podemos ser campeões. Temos jovens com valores, outros que ainda têm, um Ronaldo superstar e depois um jogador de primeira qualidade a nível europeu que é o Moutinho. Mas não é por influência do Dr. Gomes, que não pode ser responsabilizado se Ronaldo não estiver em forma. A minha divergência não tem a ver com a Seleção. O que me choca é que os particulares vão ser para pagar a casa das seleções.

- Futuro de Peseiro

- Futuro de Peseiro

Tem contrato por ano e meio. Acho que ele nesta última esteve mal ao nºao marcar penálti aos 5 minutos mas ele disse-me que não tinha apito... Tem as suas limitações, sobretudo neste plantel, e o inconveniente de pegar numa equipa a meio da época. Teve de trabalhar à pressão, jogando jogo a jogo. Quero as equipas a jogar à Porto e isso vai acontecer no próximo ano. Vamos jogar para ganhar. Agora há casos em que não nos deixam ganhar. A determinação tem de ser esta. Dependente da Taça? Não tem nada a ver. Não garanto nada. No futebol nada se pode garantir. Agora é com Peseiro que estamos a analisar a equipa, quem deve ficar, quem tem carácter para ficar, pois nas dificuldades é que se vê o carácter. Quando se ganha são todos iguais. Em termos de campeonato são todos iguais. Casillas? Todos, não individualizo. Todos têm de mostrar o carácter que têm. Como treinam, jogam... Não podemos admitir outra alternativa que não seja ganhar a Taça, para entrar na próxima época a disputar a Supertaça.

- Títulos/formação

PUB

- Títulos/formação

Não conheço nenhum adepto que não queira ganhar títulos. Uma é o lado desportivo, onde vamos apostar forte, sobretudo na identidade e carácter do FC Porto. Outra é no investimento da formação, tendo um grande centro de formação, onde já estamos a trabalhar no projeto, para que os jovens adiram ao FC Porto. Não queremos que o jogador entre por uma porta e pergunte qual é a porta de saída. Tem de saber que chegou ao top. Se aparecer a oportunidade, não cortamos

- Futuro do lateral Rafa e aposta na formação

Com Maxi e Layún não jogaria. Preferimos que fosse jogar para a Primeira Liga, onde têm de trabalhar forçosamente. Se ficasse no FC Porto ia andar a jogar na B. Para o ano haveria dúvidas. Está determinado que Rafa vai integrar o plantel. Temos apostado na formação. Chidozie é agora titular e ainda é júnior. Quem é o treinador que aposta num sub-19 na Luz? Isto não é de quem acredita nos jovens? Temos muitos que farão parte do plantel. Otávio e Josué voltam. A política tem de ser outra. No nosso programa para o ano que vem, não posso prometer que vou fazer um estádio ou um pavilhão. Queremos fazer um grande centro de formação, onde os jovens possam ser acompanhados, para aproveitar os talentos.

- Ultimato ao plantel

Esta época acabou. Têm seis jogos, de "pré-época", para mostrar quem tem valor e carácter para jogar aqui. Quem não mostrar, não fica no FC Porto, seja quem for. Estes jogos têm de ser de preparação para uma final que o FC Porto tem de ganhar. Tem importância, outros ganham a Taça da Liga e quase é feriado. Sabemos o que queremos. Temos jogadores que farão parte do plantel da próxima época. Hoje, todos nós sabemos que o Otávio é um grande jogador. Mas se não o tivéssemos emprestado ele nem na B estava. Não teve uma oportunidade com o Lopetegui... A única solução foi colocá-lo no V. Guimarães, onde é quase sempre o melhor.

- Demasiados poderes para Lopetegui?

- Futuro do lateral Rafa e aposta na formação

PUB

- Ultimato ao plantel

- Demasiados poderes para Lopetegui?

Se calhar foi isso, pois deixei-o contratar jogadores que ele me garantia que faria uma grande equipa. Alguns nem jogaram.. Se não joga no FC Porto, é um falhanço. Contratei jogadores que não conhecia, só por causa do parecer dele. Se calhar com Adrián fomos "enganados"... empresário garantiu que o vendia pelo mesmo valor. Conhece o Campaña? Nunca tinha ouvido falar nele mas confiei [em Lopetegui]. A culpa é minha porque confiei em quem não devia. Mas isso não volta a acontecer.

- Passivo

Em 2013/14, o FC Porto tinha 33 milhões de capitais próprios negativos. Em 14/15 subiu o passivo mas duplicou o ativo e passámos a ter 83 milhões de capitais próprios positivos. Em 2013 estávamos preocupados mas fizemos uma inversão. É o melhor dos três grandes. O passivo do Benfica são 429 milhões, o do FC Porto 276 milhões. Também têm capitais próprios positivos mas menos que nós. Mas mesmo com aquele passivo têm capitais próprios positivos. Eles não estão preocupados, pois sabem o valor do ativo deles. Ninguém questiona isto. Interessa o ativo ser maior do que o passivo. Títulos não são valores materiais, não cabem no orçamento. Sócios querem títulos? Não são os sócios, sou eu. Quero ganhar sempre. E se não sentisse que é possível voltar a ganhar, formando uma equipa à imagem do carácter dos jogadores...

- Negócios com operadoras de TV

Toda a gente do FC Porto nos deu os parabéns pelo contrato com a MEO. Não tenho nenhuma carta de um adepto a contestar o negócio. Mas é evidente que nem todos gostaram. Se antes pagavam-nos 18 milhões e agora assinamos por 41,5 milhões (mais as camisolas), quem antes ganhava 18 já queria cobrir os 41,5. É claro que não gostou. Algum sócio do FC Porto pode contestar este negócio? Este contrato vai permitir maior estabilidade na equipa, manter os jogadores mais tempo no plantel. Não é para fazer estádios ou piscinas mas evitar que jogadores que não queremos que saiam tenham de sair.

- Jogador/empresário

PUB

- Passivo

- Negócios com operadoras de TV

- Jogador/empresário

PUB

Tanto me faz pagar a este ou aquele. O que me interessa é o valor do jogador. Queria pagar muito a todos, pois era sinal de que tinha bons jogadores. Não me interessa se é familiar ou inimigo. Já fiz transações com empresários que não gosto. Mas isso não interessa. Tenho é de fazer o negócio.

- Rúben Neves

- Rúben Neves

Um jogador que vem da formação tem empresário. Qualquer dia vai haver empresário à porta das maternidades. Qualquer miúdo tem um empresário. No caso do Neves, é representado pelo Jorge Mendes. No ano passado, Mendes propôs-me a venda do jogador mas colocou como condição que tinha de receber 10 por cento. Vindo da formação ou não, o empresário quer sempre a sua comissão.

- Negócios e comissões

PUB

O FC Porto não pode controlar o mercado de transferências. Layún e Corona serão muito elogiados por terem vindo para cá. Comissões? O FC Porto é vítima da transparência dos seus atos e contas. Pagamos sempre comissões aos agentes, isso é em todo o Mundo. Se disser ao agente que não pago comissão, nunca mais vejo esse jogador. Pagamos a comissão com toda a transparência e pomos nas nossas contas. Transferências e comissões sempre houve. Houve um empresário que já ganhou mais de 10 milhões em comissões e não choro esse dinheiro. Um empresário, em só três negócios, ganhou 11,79 milhões de euros. Pagamos entre 5 e 10 por cento, o máximo. Não conheço nenhum empresário que agora tenha os seus artistas, os coloque e não receba.

- Recandidatura à presidência

Cheguei ao final da paciência perante a situação e dou-lhes toda a razão. Não me candidatei como prémio do que ganhei. O que ganhei é passado, está no museu. Candidatei-me porque verifiquei que as coisas estão mal e é preciso pôr as coisas como eram. E sinto-me com capacidade para tal. Tenho a certeza que vamos dar a volta ao que está mal. Batemos no fundo, há que fazer a radiografia, não repetir os erros... Quero que o FC Porto volte a ser o que era.

PUB

- Contestação à porta de casa

A contestação senti-a no FC Porto-Tondela e compreendo-a, foi um dia, como adepto, em dezenas de anos, em que me senti mais envergonhado por uma exibição do FC Porto. Junto-me a todos os que contestaram no jogo. Contestação é uma coisa, falta de educação é outra. No Dragão não senti isso. Isso de petardos não tem nada a ver com contestação. Os adeptos do FC Porto contestam no fim do jogo. Agora rebentar petardos às 3h30 não tem nada a ver com adeptos. Rebentaram petardos foi na casa do meu vizinho mas eu, que tenho um sono perfeito, não dei conta de nada. E às 20 horas tocaram à minha porta, era um vizinho meu, que não conheço - só conheço o Lucho, que não vive lá mas tem uma casa -, e ele mostrou-me como ficou o jardim dele com os petardos. Mas não ouvi nem vi nada. Fui saber junto do vigia o que se tinha passado e realmente rebentaram os petardos. Ao mesmo tempo, no muro, colaram cartazes - não tive direito a outdoors como Bruno de Carvalho - e fotografaram, pois dois minutos tiraram. Estiveram lá colocados dois minutos. Se calhar amanhã vamos compreender alguma coisa disto. Uma coisa é contestação, outra é violência a roçar o terrorismo. Mas penso que só se não quiserem é que não se sabe quem é. Se os jornais receberam as fotografias - e não foram eles que fotografaram... Seria curioso que a PJ fosse averiguar como é que essas fotos chegaram aos jornais. Não confundo contestação - do qual faço parte - com terrorismo, às 3h30, em que é tirada uma foto por quem coloca os cartazes, estão lá dois minutos e depois aparecem nos jornais.

22h00 - Começa a entrevista

PUB

Pinto da Costa aborda, a partir das 22 horas, numa entrevista ao Porto Canal, a atualidade do FC Porto, com claro destaque para o momento de contestação único que o presidente dos dragões vive, em mais de três décadas de liderança. Siga tudo em direto no Record Online.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB