_
Na entrevista à ESPN Brasil, concedida ainda antes do Salzburgo-FC Porto, Pepê mostrou-se rendido a William Gomes, o compatriota cujo tiro certeiro garantiu o triunfo portista na 1.ª jornada da Liga Europa.
"Se o William Gomes é o meu Galeno 2.0? (risos) Pode ser. O William é um jogador incrível, um menino muito dedicado, que tem uma ambição espetacular. Acho que ele tem muito a evoluir aqui, tem muito a aprender no futebol. Está sempre bem disposto, pronto para aprender e trabalhar. Se a dedicação continuar, quem sabe pode ser um fenómeno no FC Porto", perspetivou Pepê, falando depois de outros compatriotas que não tiveram sucesso em Portugal, nomeadamente Gabriel Veron no FC Porto e Everton Cebolinha no Benfica.
Começando pelo ex-colega no Dragão, Pepê afirmou: "Acho que as lesões o atrapalharam muito. Quando estava estável e pronto para ter um bom nível, o Gabriel acabava por sofrer outra lesão. O processo estava sempre em atraso. Tentei ajudar também, claro. Ele era um jogador incrível, que tinha uma força absurda, uma velocidade absurda também. Tinha tudo para ser um jogador de alto nível mundial, mas infelizmente as lesões travaram isso."
E, depois, sobre Everton Cebolinha, seu antigo colega de equipa no Grémio: "É complicado falar sobre isso, porque trocar o futebol sul-americano pelo futebol português acaba por ser uma grande mudança. Eu, inclusive, falo bastante sobre isso com o William Gomes. Os primeiros seis meses em Portugal são complicados. É o ritmo de jogo, é a parte tática, entre outros pontos. Tudo isso tem peso. No meu começo aqui, tive o prazer de ter ao meu lado o Luiz Díaz (ex-Liverpool e atualmente no Bayern de Munique), que era o dono da posição. Aprendi muito com ele e tive tempo, isto facilitou bastante no meu processo de adaptação. O Cebolinha chegou ao Benfica e não teve muito tempo para se adaptar. Chegou e teve logo que jogar, o que muitas vezes tem um impacto negativo na progressão."
Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol julgou a participação procedente
Episódio verificou-se na noite de segunda-feira
Alan Varela e Gabri Veiga terminaram o jogo com o E. Amadora em dificuldades
Record ouviu as opiniões de Nuno Encarnação, Aurora Cunha e José Fernando Rio
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países