Hoje com 38 anos e no Ath. Paranaense onde é treinador-adjunto, o antigo jogador do FC Porto não esquece os anos que passou em Portugal, primeiro no Estoril e depois no FC Porto. Em entrevista ao 'Tribuna Expresso', o antigo médio brasileiro recordou a chegada para a troca do Estrela Vermelha, da Sérvia, pelo Estoril e o salto que deu até à Invicta depois e onde ficou entre 2014 e 2016.
"Quando cheguei ao Estoril tive uma situação que me deixou bem preocupado. O meu contrato com a Traffic era praticamente simbólico: colocaram um valor muito mais baixo do que eu ganhava no Estrela Vermelha. Era realmente muito baixo. Aquilo deixou-me muito pressionado, só pensava: 'Preciso jogar muita à bola aqui, porque senão...'. Eu já estava com uma filha, já tinha muita conta para pagar. Só na minha renovação com o Estoril é que fiquei com um contrato parecido com o que já estava acostumado. Quando fui para o FC Porto, melhorei o contrato e acredito que fui ganhar o dobro", afirmou.
E prosseguiu: "Se olhar para o meu histórico no FC Porto, joguei apenas três jogos consecutivos de início. Depois fui sempre suplente e entrava muito. Mas como eu e a minha mulher gostávamos tanto de Portugal e da nossa vida, eu não me chateava. Queria ter renovado. (...) Uma coisa que gostei muito no Nuno [Espírito Santo] é que quando me chamaram ao Estádio do Dragão para ser moeda de troca com o Boly, o Antero Henrique disse-me: 'O Nuno tem outros cinco médios à tua frente.' Eu disse que queria ficar e lutar pelo meu espaço. Quando voltei para o centro de treino, falei com o Nuno e ele foi muito simpático: 'Evandro, tu és um gajo de quem gosto muito, és muito profissional, a malta aqui gosta muito de ti, só há aquilo que tu já sabes, tens cinco médios à tua frente.' Respondi-lhe que ia lutar pelo meu espaço. Chegou uma altura em que perdemos com o Benfica, em casa, nem sequer fui convocado, mas estava a treinar muito bem, estava no meu melhor momento, e o Nuno chamou-me: 'Tu estás a partir o meu treino sempre e eu vou começar a levar-te para os jogos.' Foi quando entrei contra o Copenhaga, na Champions; joguei um jogo da Taça da Liga, entrei no jogo contra o Chaves em que fomos eliminados da Taça de Portugal e depois desse jogo veio uma ordem de cima, acho eu, para me juntar à equipa B. Foi o fim do meu ciclo no FC Porto".
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Lateral-esquerdo viaja para o Cairo no domingo
Avançado deverá optar por ser intervencionado na Holanda. Estrutura portista sente que merece a ampliação do vínculo por mais um ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana