1/2
Silvestre Varela ficou algo desiludido pela forma como acabou a sua formação no Sporting. O antigo avançado colocou um ponto final na carreira há um par de semanas e agora contou tudo, incluindo a origem da alcunha 'Drogba da Caparica'.
"Fiz uma grande época nos juniores e criei muitas expectativas, pensei que podia fazer pelo menos a pré-época na equipa A. A equipa B, por azar, deixou de existir e o Sporting fez um protocolo com o Casa Pia e só dois jogadores dos juniores é que transitaram para lá, o resto foi embora. Eu e o José Semedo fomos para lá. Foi difícil, lembro-me que, nas férias, quando soube, fiquei um bocado sentido, achei que merecia mais, mas não baixei a cabeça e tentei sempre fazer as coisas da melhor maneira. Fui para a 2.ª Divisão B e encontrei um grupo fantástico que me ajudou a crescer imenso como futebolista e homem", recordou Varela, esta sexta-feira, em entrevista a Maniche, no programa 'Hora dos Craques, no Porto Canal.
Antes, já tinha contado a história da origem da alcunha que o acompanha até aos dias de hoje: "Foi o José Semedo, jogámos na formação do Sporting e, quando fomos para o Casa Pia, eu tinha o cabelo comprido e metia uma fita. Daí as semelhanças do Drogba, que na altura estava em grande, e começaram a chamar-me Drogba da Caparica."
A dada altura da carreira, em 2009/10, Varela saiu do Estrela da Amadora para o FC Porto e, agora, conta os motivos dessa opção: "Gosto de futebol, de ver boas equipas, de ver que uma equipa tem um espírito com o qual me identifico e foi uma das coisas em que pensei muito na altura. O FC Porto estava num bom momento, tinha uma estrutura sólida e uma equipa que não era vaidosa, era uma equipa de trabalho. Foi uma das coisas que me motivou."
Apesar de tudo, a admiração pelo FC Porto já era anterior a isso. "Eu era sportinguista e a minha família toda também. Eu acompanhava o campeonato e gostava imenso do FC Porto, gostava daquela raça e entrega. Isso mexia comigo. No 6.º ano [escolaridade], houve uma vez em que fui para a escola e colei um poster do FC Porto no meu caderno. Os meus colegas viram e começaram a chamar-me vira-casacas, a meter-me uma pressão que eu tive de tirar o poster do caderno. Mas está comprovado que tinha razão."
Por fim, falou sobre a forma como Pinto da Costa o convenceu a rumar ao Dragão: "O presidente falou comigo diretamente. Senti que o interesse que havia do FC Porto era muito e isso deixava-me mais confortável para tomar uma decisão."
Por RecordJorge Fucile usou as redes sociais para passar uma mensagem de amor eterno ao FC Porto
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Extremo do FC Porto partilhou imagem no ginásio nas redes sociais
Adjunto tem gosto particular e inato pelo tema, partilhado por Lucho e Carlos Pintado
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Equipa em inferioridade numérica desde os 22 minutos, face à expulsão de Simão Martins