Termina assim a gala dos Dragões de Ouro 2023, no Coliseu do Porto, no Coliseu do Porto. Muito obrigado por ter acompanhado a cerimónia através do Record.
Evento decorreu no Coliseu do Porto
Termina assim a gala dos Dragões de Ouro 2023, no Coliseu do Porto, no Coliseu do Porto. Muito obrigado por ter acompanhado a cerimónia através do Record.
"Queria deixar uma palavra ao Sérgio Conceição. Falhou pela primeira vez, porque não está aqui, mas não está porque está ao serviço do FC Porto, para lutar pelo 11.º título dele no FC Porto. A ele e à sua equipa, queria deixar uma palavra de incentivo, pois estão certamente a preparar-se para amanhã nos darem mais uma grande alegria. Uma palavra para todo esse grupo maravilhoso", afirmou.
"Sobre o futuro, tenho o prazer de dizer que o nosso sonho, do complexo da nova academia, vai ser uma realidade. Em parceria com a CM Maia conseguimos encontrar uma solução que serve para o grande empreendimento que a Câmara vai fazer e onde nós teremos em 20 hectares 22 mil metros quadrados de construção. O projeto já está a ser feito pelo nosso arquiteto Manuel Salgado. E que ninguém fique preocupado, pois a realização desse sonho não irá ocupar a vida corrente do nosso clube, pois temos já garantido o financiamento para tão importante obra. Por isso continuamos sempre a sonhar", anuncia Pinto da Costa.
"Quando apareceu uma proposta para o Otávio, fizemos contas e como estavam divididas as partes, para nós não era negócio. Mas encontramos no Dr. Ricardo Guimarães uma pessoa inteligente e, reduzindo a sua percentagem, conseguimos encontrar um ponto de encontro. Esse Dragão de Honra que tem nas mãos honra-me muito a mim por tê-lo entregue a si", diz Pinto da Costa, sobre a distinção entregue a Ricardo Guimarães, presidente do banco BMG.
Pinto da Costa emociona-se ao recordar o malogrado Fernando Gomes. "Está tudo dito... Não consigo acrescentar mais nada", disse, sobre o Bibota.
O presidente do FC Porto dirige-se aos dragonados.
"O Atleta Jovem do Ano, Rodrigo Mora é uma promessa, irá longe, se continuar a ter como tem os pés no chão e o sentido de responsabilidades. Martim Fernandes, Revelação do Ano, foi uma nomeação muito justa. Irá certamente também bem longe. O Futebolista do Ano, o Pepê, basta ter ouvido as suas palavras para compreender a identificação com o nosso clube. Jogador extraordinário, de uma polivalência invulgar, é uma garantia de que o FC Porto tem jogador para muitos mais triunfos. O Atleta do Ano, o Iván Marcano, não é só o Atleta do Ano, é um exemplo do que é ser profissional e servir o clube cuja camisola veste com dignindade, respeito e grande intensidade. Ficará na história por muitos anos como o deseja mais goleador do FC Porto. Tenho de facto muita pena e transmiti-lhe isso hoje, que não possa vir cá receber os vossos merecidos aplausos, mas quero transmitir ao Marcano que todos nós estamos contentes por ele ter recebido o troféu, por termos ouvido as suas palavras e estaremos a contar os dias que falta para o ver novamente com a nossa camisola a defender o FC Porto com o seu espírito de dragão."
Pinto da Costa aborda agora o presente do FC Porto.
"É um presente de esperança, de fé e de certezas. Quem consegue ter esta sala repleta com pessoas que fizeram questão de aqui estar, tem de ter confiança e estar também orgulhoso do presente. Todos estão porque queríamos que aqui estivessem, mas só estão aqui porque quiseram estar. Quiseram dar-nos a honra de estar presentes, da mesma forma os que são e os que não são do FC Porto. E para esses um agradecimento muito especial, pelo significado que tem a vossa presença de respeito pelo FC Porto. O presente está garantido pela pujança que têm as nossas equipas, garantido com o aumento sucessivo de adeptos de norte a sul do país, com o aumento de associados. Quanto entrei para sócio do FC Porto recebi o número de 26.636. No dia 14 de setembro nasceu o meu 5.º neto, sou 'penta avô' e ele recebeu o número 127.220. Por isto tenho de acreditar no presente, tenho de acreditar que o nosso presente é muito sólido, é muito. As Casas do FC Porto, por todo o país e estrangeiro, são muito importantes para o nosso crescimento também por isto."
"Permitam-me também recordar os atletas Virgílio Mendes, Hernâni, Carlos Duartes, Fernando Gomes, Rui Filipe e Alfredo Quintana foram atletas, que como os que hoje aqui estiveram, receberam Dragões de Ouro e queria evocar a sua memória. Quero evocar ainda os Dragões de Ouro que, como dirigentes, são exemplo para todos nós: Sardoeira Pinto, Adolfo Roque, Pôncio Monteiro, Reinaldo Teles, Maria Luísa Teles, entre outros."
Pinto da Costa prossegue o seu discurso.
"O passado é glorioso, de 130 anos cumpridos hoje. Quando o António Nicolau de Almeida fundou o FC Porto teve a visão que estava a criar um clube que haveria de passar as barreiras da cidade e ultrapassar fronteiras do país. Por isso escolheu o azul e branco, as cores da então bandeira de Portugal. Todos sabemos que é um passado glorioso, com milhares de conquistas, de taças, troféus, os meus variados objetos que enchem o nosso maravilhoso museu. É um passado do qual nos devemos orgulhar, que foi criado e legado por milhares de dragões. Hoje é um dia especial para todos e compreenderão que para mim também, ou ainda mais, e porque estamos a falar do passado, permitam-me que evoque quatro nomes, de quatro presidentes com quem tive a honra de colaborar como dirigente desportivo: José Maria Nascimento Cordeiro, Cesário Bonito, Afonso Pinto Magalhães e Américo Sá. Quatro presidentes que me ensinaram muito, com caráteres distintos, com formas de gerir diferentes, mas todos eles com o espírito de servir, ser útil e ajudar todos os que fazem parte do clube."
Pinto da Costa dirige-se à plateia, no fecho dos Dragões de Ouro 2023.
"Depois de tudo o que aqui vivemos, depois de reviver a história do FC Porto, é muito difícil para mim falar. Não gosto de escrever o que digo, gosto e permito que o meu coração, com a confiança que tenho em ter aqui os meus queridos médicos, que o meu coração dite o que me vai na alta. Num dia tão especial, com momentos de tanta alegria e emoção, divido em três partes a conversa que quero ter convosco: passado, presente e futuro."
O Dragão de Honra dos Dragões de Ouro 2023, prémio que o FC Porto atribuiu a uma entidade ou personalidade externa ao universo azul e branco, vai para Ricardo Guimarães, presidente do banco BMG, parceiro dos dragões, nomeadamente na construção do Museu do FC Porto, que celebra esta quinta-feira 10 anos.
Novo momento musical, pela voz de Rui Reininho. O vocalista dos GNR começa por cantar "Pronúncia do Norte".
Fernando Gomes recebe a título póstumo o Dragão de Ouro 2023 Recordação do Ano. O Bibota, que faleceu a 26 de novembro de 2022, é assim homenageado pelo universo azul e branco na gala deste ano do FC Porto. O seu filho, Martim Gomes, recebe o prémio.
O Dragão de Ouro 2023 Sócio do Ano é para Pedro Violas.
Rodrigo de Barros, da secção de voleibol do FC Porto, recebe o Dragão de Ouro 2023 para Dirigente do Ano.
Novo momento musical, agora da responsabilidade de Fernando Daniel. O cantor é adepto do FC Porto e está no palco do Coliseu do Porto com uma réplica da camisola de 2002/23, época da conquista da Taça UEFA pelos dragões, vestida.
Pepê é o Futebolista do Ano dos Dragões de Ouro 2023. "É uma honra estar a receber a um prémio tão importante como este. Agradecer ao presidente, ao míster Sérgio e todo o staff pela confiança; aos meus companheiros, por me ajudarem a evoluir; assim como à minha família. Por acreditarem em mim, no meu trabalho e por sonharem este sonho comigo", disse, numa mensagem vídeo. O jogador está incluído nos convocados do FC Porto para a partida com o Benfica, desta sexta-feira.
O Dr. Carlos Magalhães, médico da equipa B do FC Porto, recebe o Dragão de Ouro 2023 Carreira. No seu discurso, fez questão de agradecer ao Dr. Nélson Puga, que o convidou para entrar nos dragões, assim como aos treinadores Sérgio Conceição, António Folha e todos os atletas e funcionários com quem tem trabalhado ao longo dos anos.
O Treinador do Ano do FC Porto é Ricardo Ares, técnico que levou a equipa de hóquei em patins à conquista da Liga Europeia da modalidade. "Queria dar os parabéns ao FC Porto pelos seus 130 anos. Muito obrigado presidente, pois este será o melhor prémio que vou receber na minha carreira com certeza. Quero agradecer também ao Eurico Pinto, que confiou em mim para liderar esta fantástica equipa. Este Dragão de Ouro é de muitas pessoas, em primeiro lugar dos verdadeiros protagonistas que são os jogadores, assim como o staff, os trabalhadores do Dragão Arena... Enfim, isto é de todos eles. E quero dedicá-lo à minha mulher e aos meus dois filhos, que são tudos para mim", afirmou.
A casa de apostas Betano recebe o Dragão de Ouro 2023 de Parceiro do Ano.
Iván Marcano ganha o Dragão de Ouro 2023 para Atleta do Ano. "Agradecer ao presidente pelo apoio que me deu. É uma honra para mim receber este prémio, sei o valor que nós, os portistas, lhe damos. Queria agradecer a todos, pois confiaram em mim mais do que eu próprio durante a primeira lesão e nesta. Queria agradecer a toda a equipa e desejar-lhes boa sorte para amanhã [n.d.r.: clássico com o Benfica]. Aos adeptos portistas pelo seu apoio incondicional, e em especial ao meu filho, que é o motivo principal pelo qual continua a jogar e a minha principal motivação para me recuperar", disse, numa mensagem gravada.
A fadista Fábia Rebordão toma agora o palco. Jorge Fernando junta-se posteriormente para dar continuidades ao espectáculo.
Xavi Malián recebe o prémio de Atleta de Alta Competição do Ano. O espanhol, guarda-redes da equipa de hóquei em patins do FC Porto, recebe já o Dragão de Ouro.
Campeão nacional, o nadador Kevins Apseniece recebe o prémio de Atleta Amador do ano.
O Dragão de Ouro de Projeto do ano vai para Greenvolt Comunidades, empresa com a qual o FC Porto efetuou uma parceria para a constituição de duas comunidades de energia renovável no Dragão e no Olival.
O Quadro do Ano é Ricardo Martins, assessor da administração, com responsabilidades variadas em termos de representação da SAD. "É um enorme orgulho receber este galardão. Quero partilhá-lo com todas as pessoas que trabalham diretamente comigo e com todos os funcionários do grupo FC Porto, que também o merecem", disse.
Segue-se um momento musical da autoria de Miguel Araújo. Ouve-se "anda comigo ver os avisões" no Coliseu do Porto.
O Atleta Revelação do Ano é atribuído a Martim Fernandes, lateral do FC Porto B. "Agradeço a todos pela distinção. O prémio não é só meu, partilho-o com todos os que me acompanharam nestes seis anos de FC Porto e com a minha família", disse.
Rodrigo Mora vence o Dragão de Ouro para Atleta Jovem do Ano. O médio-ofensivo, da equipa B, estretou-se na última época na 2.ª Liga com 15 anos, sendo o mais jovem de sempre a participar na competição.
A distinção de Casa do FC Porto deste ano é dividida pelas casas do FC Porto de Penafiel e de Rio Tinto.
Está neste momento a ser apresentado um vídeo com momentos marcantes da história do FC Porto, com destaque para algumas frases bem conhecidas do malogrado treinador José Maria Pedroto.
O historiador Joel Cleto e a jornalista do Porto Canal, Estela Machado, são os apresentadores da gala.
Entre os presentes na plateia, destacam-se Manuel Pizarro, ministro da saúde; Pedro Proença, líder da Liga Portugal; José Neves, presidente da AF Porto; Valentim Loureiro, antigo presidente do Boavista; os ex-futebolistas António Oliveira, João Pinto, Ricardo Silva e Rúbens Júnior, entre outros. De notar que a equipa de andebol dos dragões, que esta tarde jogou para a Liga dos Campeões, no Dragão Arena, também marca presença.
Pinto da Costa marca naturalmente presença na gala, pelo que não acompanhou a comitiva do FC Porto que se deslocou ao final da tarde de hoje para Lisboa, a propósito do clássico de amanhã, com o Benfica.
A gala dos Dragões de Ouro 2023, cerimónia que celebra os melhores do universo FC Porto ao longo da última época, está prestes a iniciar-se no Coliseu do Porto.
Jogo frente ao Sintrense é uma boa janela de oportunidade
Entre os três grandes, apenas os dragões tiveram arbitragens em que tanto o árbitro como o VAR foram penalizados na avaliação do CD
Internacional turco viu crescimento certificado por Vincenzo Montella. Regresso de Luuk De Jong vai exigir o melhor do ponta-de-lança, que tem total confiança de Farioli
Luis de la Fuente não tem dúvidas de que o ponta-de-lança será importante para o futuro do futebol do país vizinho
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso