Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

18:00

13 setembro

Nacional

Nacional

04/02/2024

Pinto da Costa: "último mandato", bicadas a Villas-Boas, contas positivas em breve e nega a quem quer "entreposto de negócio com árabes"

Evento sob o lema "Todos Pelo Porto" decorrer no Coliseu do Porto pelas 17 horas

19:33 04.02.2024

Fim da cerimónia: o resumo

Foi perante um Coliseu do Porto recheado que Pinto da Costa apresentou a recandidatura ao seu "último mandato", que garante que cumprirá até ao fim. O atual presidente do FC Porto mostrou-se emocionado com o apoio de tanta gente e foi mesmo às lágrimas, juntamente com Sérgio Conceição, quando ambos se abraçaram depois do discurso.

Nas palavras que disse, Pinto da Costa deixou várias bicadas a André Villas-Boas: "não basta dizer que sonhou com cadeira de sonho, que hoje pode estar aqui e amanhã acolá" ou "Orgulho-me de ter plateia cheia e ninguém ressabiado".

De resto, garantiu que a SAD não está à venda: "Não vou permitir que entre aqui quem queira fazer do FC Porto entreposto de negócio com árabes."

Sobre as contas, garantiu que estarão em terreno positivo daqui a duas semanas, juntamente com capitais próprios positivos.

Entre os presentes, destaque para António Oliveira, além de vários antigos futebolistas e treinadores do clube como Paulinho Santos, Capucho, Ricardo Costa ou Secretário.

19:28 04.02.2024

Pinto da Costa: «Sérgio Conceição teve um gesto que me surpreendeu e sensibilizou muito»

Pinto da Costa admitiu ter ficado "sensibilizado" com o abraço que Sérgio Conceição lhe deu após o discurso de recandidatura, num momento em que ambos não aguentaram as lágrimas.

 

"Por minha vontade ficará, mas agora não é tempo, como ele disse e muito tempo, de falar nisso e não quero de maneira nenhuma usar o Sérgio Conceição como trunfo eleitoral. De maneira nenhuma! O Sérgio Conceição é o treinador do FC Porto, teve um gesto que me surpreendeu e sensibilizou muito, de vir aqui dar-me o seu apoio. Mas para mim, além de treinador o Sérgio Conceição é meu amigo para a vida. O que desejo como portista é que ele continue. Não é altura de se falar nisso, nem vou tornar públicas as conversas que tenho com ele sobre isso ou outro tema", vincou o presidente do FC Porto aos jornalistas, que também se emocionou com a ovação no Coliseu do Porto: "não contava de forma alguma com tanta gente, com tantos notáveis, para mim todos os portistas são notáveis, mas a vinda de certas pessoas admirou-me muito porque mostram grande carácter em demonstrar publicamente as suas convicções."

Sobre o clima de medo de que já falou André Villas-Boas, Pinto da Costa atirou: "Há gente mais medrosa que outras. A minha filha quando era menina tinha medo de cães, hoje adora-os. É questão de edução. (...) Alguém aqui não veio em liberdade? Veio aqui quem quis, não foi seleccionado por convites, quem quis vir teve entrada livre. Sentiu alguma insegurança ou teve medo? Se teve medo, arranjo-lhe um cão."

Questionado sobre de que forma quer terminar o 16º mandato, Pinto da Costa elencou: "Tendo o centro de estágios completo, com o FC Porto vitorioso e com a massa associativa unida."

19:09 04.02.2024

Pinto da Costa e a Operação Pretoriano: «Um abraço ao Madureira, porque os amigos são para as ocasiões»

Pinto da Costa enviou um abraço a Fernando Madureira, de quem diz ser amigo, na sequência da detenção do líder dos Super Dragões no âmbito da Operação Pretoriano.

 

"Sendo um momento desagradável para os visados, quero deixar um abraço ao Fernando Madureira e à sua mulher, porque os amigos são para as ocasiões. Não tenho de me imiscuir no problema judicial porque não me compete nem tenho nada a ver com a vida das pessoas, agora como amigo mando-lhes um grande abraço de solidariedade porque eles foram fundamentais no apoio que os Super Dragões deram às nossas equipas nos vários momentos. E não é por estar a passar um momento mais difícil que deixo de ser seu amigo, sem ser íntimo mas amigo, porque foi e espero que irá ser um grande chefe da claque a apoiar o FC Porto. (...) Operação Pretoriano? Não me compete a mim, não tenho nada a ver com a justiça, nem estou a imiscuir-me nela. Só digo que no aspecto da claque e do apoio que sempre deu ao FC Porto, mando daqui um abraço", começou por dizer aos jornalistas após apresentar a sua candidatura à presidência dos dragões.

Questionado sobre se o caso ensombra de alguma forma o seu trabalho no FC Porto, Pinto da Costa garantiu: "Absolutamente nada, o que pode estar em causa é a vida privada das pessoas e eu não tenho nada a ver com isso. Agora como líder no apoio ao FC Porto, foi sempre exemplar."

Nesse sentido, e questionado sobre as suspeitas que recaem sobre Adelino Caldeira, por alegamente ter agido em conluio com vários detidos no que toca a AG de 13 de novembro, Pinto da Costa disse que o dirigente "não tem nada a ver com a claque". "O Dr. Adelino Caldeira tem estado presente, ainda ontem esteve no futebol e tem estado comigo diariamente, creio que não tem nada a ver com a claque, porque nada tem a ver com o que se está a passar. (...) Não existe suspeita nenhuma sobre o Dr. Adelino Caldeira", vincou.

Pinto da Costa recordou ainda o sucedido ontem em Famalicão, para defender a postura dos Super Dragões: "Os Super Dragões criam muitos problemas à nossa imagem, sobretudo ontem em Famalicão, foram terríveis, não deviam ter lá estado a fazer aqueles desacatos, mas naturalmente terá sido a última vez que foram a Famalicão. Estou a falar a sério…"

Pub
18:51 04.02.2024

Pinto da Costa: «Não vou permitir que entre aqui quem queira fazer do FC Porto entreposto de negócio com árabe»

Fico triste quando, hoje ainda vi, nos dois jornais da cidade, JN encheu primeiras páginas com notícias o meu opositor não traz uma linha sobre este evento que aqui estamos a realizar. Não é desrespeito para mim, é para vos que sois a alma do FC Porto. É isso que quero combater, quero todos pelo FC porto. Mas não vou permitir que entre aqui quem queira fazer do FC Porto entreposto de negócio com árabes. Tenho total confiança no futuro. Total. Era muito prático chegar a esta altura e dizer basta.

E ia viver dos louros que conquistamos. Não fui no canto da sereia de quem dizia que era o presidente dos presidentes, que merecia ser sócio honorário que até já sou. Estou aqui para levar o FC Porto em frente, infelizmente não sou presidente dos presidentes, porque muito dos que com quem trabalhei não existem. Sou presidente porque vocês me elegeram e pretendem que eu continue.

Fico orgulhoso por ver aqui tantos ex atletas que escreveram a letra de ouro. Não passaram, estiveram aqui, na pessoa do eterno capitão João Pinto, queria a todos envolver-vos num grande abraço.

Não como slogan, como estado de alma, todos pelo Porto, todos pelo Porto e se estivermos todos pelo Porto, o Porto será melhor, clube, cidade, pais, porque palavra Portugal nasce do Porto.

18:48 04.02.2024

Pinto da Costa: «Aqui o FC Porto será sempre o dono da SAD do FC Porto»

Os troféus que enchem o nosso belo museu, museu que alguém disse que era tufão que ia passar pelo FC Porto, museu que era orgulho para todos nós, ver que todas as personalidades que o visitam ficam encantadas. Mas eu costumo dizer e repito, os troféus são para estar no museu, nós temos de olhar para a frente, para o futuro, ganhar mais do que ganhamos até hoje. E temos que preparar esse futuro. Nos não vamos começar amanhã a prepará-lo, nós estamos a prepará-lo. E é por isso que esta semana renovámos contrato até 2028 com jogadores como o Galeno, o Namaso, o guarda-redes que vai ser uma estrela e contratámos esta semana também o Otavio, porque era lacuna que faltava. Não foi fácil, negócio assinado, apareceu iluminado, não sei se será da minha campanha, mas apareceu com proposta rocambolesca para o Dubai. Mas o jogador teve palavra e veio para o FC Porto.

Rejuvenescendo a nossa ação, a minha equipa, os serviços, tendo mais atenção, como vamos ter, em relação à bilhética, modernização e rentabilização do estadio para que realmente possamos levar a cabo tudo o que pretendemos fazer e concluir centro de estágio na maia, embora muitos tenham tentado boicotar. Mas não, será lá que vamos ter o nosso centro. Este será certamente o meu ultimo mandato, sem dúvida, mas vou cumpri-lo até ao fim. Não é intenção de deixar a meio para abrir porta a quem quer que seja. Quem vai escolher sempre o presidente do FC Porto, serão os sócios do FC Porto, não serão os lobbys, as grandes construtoras, não serão as televisões, nem os que aspiram a ter ao desbarato os direitos televisivos do FC Porto.

Os sócios não permitirão, fico orgulhoso, comovido ao olhar para a plateia e ver tanta gente que está aqui por amor ao FC Porto. Não vejo aqui ninguém que não sendo do nosso clube, tendo camarote nos rivais, vê apenas uma possibilidade de negocio. Não, aqui o FC Porto será sempre o dono da SAD do FC Porto.

Quando se iniciou, creio que em 1999, se criaram as SAD's, o FC Porto tinha apenas 40% do seu capital. Hoje temos 74%. Não, não conseguirão, para vender lote de ações meter alguém a negociar. Garanto que ninguém entrará no FC Porto a não ser aqueles que compram ações para serem accionistas e estarem mais ligados.

18:44 04.02.2024

Dois jornalistas atingidos com isqueiros

Dois jornalistas presentes no local foram atingidos com isqueiros, que foram arremessados por alguns dos presentes no Coliseu do Porto. A situação aconteceu após o discurso de Pinto da Costa.

Pub
18:40 04.02.2024

Sérgio Conceição e Pinto da Costa abraçados em lágrimas após discurso do presidente do FC Porto

18:32 04.02.2024

Pinto da Costa e Sérgio Conceição trocam abraço emocionado

Pinto da Costa e Sérgio Conceição trocam abraço emocionado após o discurso do presidente do FC Porto e a plateia começa a cantar "oh Conceição, faz do Porto campeão!"

18:32 04.02.2024

Assista aqui em direto

Pub
18:25 04.02.2024

Pinto da Costa: «Dentro de uma ou duas semanas teremos saldo positivo em algumas dezenas de milhões e os capitais próprios positivos»

"Tinha condicionado a minha recandidatura a 3 factos: passagem aos oitavos da Champions, o que foi a batalha e arma de arremesso às minhas direções, já se calaram, as contas positivas e os capitais próprios positivos, não vou poder revelá-los por imposição da lei e da CMVM, posso dizer que se estou aqui é porque dentro de uma ou duas semanas teremos saldo positivo em algumas dezenas de milhões de euros e os capitais próprios positivos.

Nós explicámos, mas ninguém quis ouvir, tinha sido estratégia apresentar saldo negativo para resistir ao ataque que foi feito para levar Diogo Costa e Pepê, optamos por mantê-los, saldo negativo e sabendo que ir]iamos inverter a situação e ter, como vão estar, capitais próprios positivos.

Desde que cheguei ao FC Porto não me lembro de ter tido nunca um momento de desafogo financeiro, em 1982 tive que abrir conta em meu nome para que farmácia fornecesse ao FC Porto ligaduras. Ao fim de meia dúzia de meses, quando regularizámos, disse: debite ao FC Porto se não qualquer dia dizem que tenho fabricado múmias.

Li ex-membro da minha direcção, candidato noutra lista, a preocupar-se com situação financeira, queria aqui dizer que ninguém mais se preocupou com essa situação do que eu. Como eu só o doutor Fernando Gomes viveu intensamente esse problema e o tentou e conseguiu resolver. Queria dizer que nesses momentos imensos de dificuldades foi o período mais difícil e custoso para mim o tempo em que o dr Angelino Ferreira foi responsável pelas finanças do FC Porto. Porquê? Porque estivemos meses sem pagar salários aos nossos trabalhadores. Isso é que me doía na alma, não era as contas, falta de dinheiro, era ver que os nossos dedicados colaboradores não recebiam ao fim do mês o que lhes era devido.

Portanto, estejam sossegados, porque quem ultrapassa situações como essas, como as recentes, pode estar descansado que o FC Porto nunca sucumbirá. Será sempre um baluarte da cidade, um brazao da cidade, um orgulho para todos nós.@

18:20 04.02.2024

Pinto da Costa: «Não basta dizer que sonhou com cadeira de sonho, que hoje pode estar aqui e amanhã acolá»

"Espero que quem quer que venha a candidatar-se apresente também o seu currículo, não basta dizer que sonhou com cadeira de sonho, que hoje pode estar aqui e amanhã acolá, não basta querer abrir caminho para que gente que nem é do FC Porto tome o FC Porto para fazer negócios. Venho apresentar-vos a minha candidatura com o coração, pelo nosso coração, pelo amor de todos nós ao FC Porto.

Tive a felicidade de os meus mandatos que as equipas das nossas modalidades e futebol vencessem 2558 titulos e quero realçar isso para agradecer a todos os que me ajudaram nesta luta, treinadores de todas modalidades, atletas tao bem representados, por terem vivido carreira de paixao no FC Porto. É a eles que devemos esses títulos, que devemos estar agradecidos. Conseguimos 68 títulos em futebol, sete dos quais internacionais, mais do que todos os clubes portugueses juntos. Não chegam nem perto desse número…

Por isso, sou candidato à presidência do FC Porto e quero agradecer a todos que me acompanham nesta luta, que foram para mim um suporte, as minhas quatro palavras para definir ser FC Porto: rigor, competência, paixao e ambição. Todos eles tiveram, a todos estou grato e lembrar alguns dos meus queridos dirigentes que não estão presentes: Reinaldo, Pôncio Monteiro, Armando Pimentel podem ser para todos modelos do que é servir a amar o FC Porto.

18:11 04.02.2024

Pinto da Costa: «Orgulho-me de ter plateia cheia e ninguém ressabiado»

"Minhas queridas dragonas, meus queridos dragões

Não tenho palavras para vos agradecer a receção, carinho com a vossa presença e aplausos que me transmitiram e bateram bem fundo no coração.

Naturalmente que compreenderão, todos, como é difícil para mim neste momento controlar emoções, poder ter a serenidade para vos transmitir o que tenho para dizer.

Entrei nesta sala e cheguei a este pupito sem ter nenhum segurança a acompanhar-me. Não venho ler nenhum discurso nem tenho ao fundo qualquer teleponto. Venho dizer, como sempre disse, sempre encarei, dizer o que sinto, compartilhar convosco o amor ao FC Porto.

Tenho aqui uma sala repleta de gente ilustre, notáveis, para mim todo e qualquer dragão é para mim e para o FC Porto uma pessoa notável. Orgulho-me de ter plateia cheia e ninguém ressabiado. Isso para mim são todos iguais, todos no meu coração, permitam-me que só pela coragem que demonstra e dedicação ao FC Porto agradecer ao doutor Manuel Pizarro o estar aqui no meio de nós.

Aqui como portista de coração, para mim todos os que são do FC Porto são notáveis e estão todos no meu coração. Entrei para sócio do FC Porto em 31/12/1953, tive primeiro cargo em 1962, mantendo até 1969 como chefe e diretor de várias secções (...). Considero que quando alguém concorre a qualquer lugar, a primeira coisa que deve apresentar é o seu currículo, este é o meu currículo no FC Porto.

Se pela vossa reação posso admitir e crer que está aprovado, eu sou candidato à presidência do FC Porto.

Pub
18:08 04.02.2024

Pinto da Costa: «Sou candidato à presidência do FC Porto»

Pinto da Costa acaba de anunciar a recandidatura: "Sou candidato à presidência do FC Porto."

18:06 04.02.2024

Sérgio Conceição chegou ao Coliseu do Porto

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, acaba de chegar ao Coliseu do Porto para a cerimónia de apresentação da recandidatura de Pinto da Costa.

17:47 04.02.2024

Lourenço Pinto: «Dar apoio a um homem com coluna vertebral»

Lourenço Pinto, presidente da Mesa da Assembleia Geral

Irá manter-se na AG caso Pinto da Costa vença as eleições?

"Não faço ideia, não faço ideia."

Vem dar apoio a Pinto da Costa?

"É óbvio. Dar apoio a um homem com coluna vertebral, com capacidade de neste momento levar o Porto aos lugares a que realmente está habituado."

Assembleia de 13 de novembro

"No momento em que me apercebi de algumas anomalias, suspendi a Assembleia, naturalmente."

Se a Operação Pretoriano pode afetar o FC Porto

"Devo dizer que ando em assembleias há 60 anos nas várias situações, há sempre assembleias com maior ou menos conturbação, mas esta assembleia em si penso que não vai ter nenhuma relação nem favorável nem desfavorável ao ambiente eleitoral. É uma questão passageira, que está a ser tratada pela justiça, que irá apurar o que se passou. No meu entender, não há nada que vá perturbar o andamento da campanha eleitoral, que se quer digna, respeitável, com harmonia para bem e o interesse do clube."

O clube pode estar dividido a nível de sócios?

"Em qualquer ato eleitoral há sempre divisões, para um lado e para o outro, o que importa é que a harmonia chegue e o clube se una para poder conquistar aquilo que tem como objetivo. Não é com divisões que vamos a algum lado. As eleições são atos de discussão de tudo o que se possa passar, penso que acabando o ato eleitoral tudo entra na normalidade."

Pub
17:38 04.02.2024

Receção apoteótica a Pinto da Costa no Coliseu do Porto: presidente do FC Porto emocionado

17:33 04.02.2024

Pinto da Costa emocionado com receção apoteótica

17:17 04.02.2024

Rui Barros: «Era uma ingratidão da minha parte não estar aqui presente»

Rui Barros

"Era uma ingratidão da minha parte não estar aqui presente. Conheço este homem há 40 e tal anos, quando entrei, sei tudo o que fez pelo FC Porto e o que ganhou, por isso tinha de vir cá."

Operação Pretoriano pode afetar?

"Infelizmente, ninguém gosta de ver o nosso clube nos jornais e nestas situações, mas a justiça está lá para fazer o seu trabalho. Importante é que estejamos todos unidos e que o FC Porto ganhe, como ganhou nestes últimos 40 anos deste presidente."

Pinto da Costa ainda tem muito para dar ao FC Porto?

"Nestes 40 anos, tornámo-nos num dos dez maiores clubes em termos de títulos, por isso, acreditamos sempre no futuro e que o presidente é o homem para dar ainda mais ao clube."

Seria fundamental o Sérgio Conceição continuar no FC Porto?

"Tem feito um trabalho extraordinário no clube e conquistado títulos. Ele é que saberá o seu futuro e as suas ideias para o mesmo, mas que tem dado muito, isso sem dúvida."

Pub
17:12 04.02.2024

João Rafael Koehler, António Oliveira e até 'Lipinho': quem está na apresentação da recandidatura de Pinto da Costa

17:10 04.02.2024

Capucho e Paulinho Santos também presente

17:09 04.02.2024

António Oliveira: «Agora e no futuro Pinto da Costa será sempre o meu presidente»

António Oliveira

"Venho na qualidade de sócio, há mais de 50 anos e apoiante de um senhor chamado Jorge Nuno Pinto da Costa, que foi o único presidente que tive na minha carreira de futebolista. É só esse o motivo porque estou aqui, como apoiante de Pinto de Costa desde sempre. Agora e no futuro será sempre o meu presidente."

Força da candidatura?

"Tem de estar no presidente. Pinto da Costa é a entidade máxima e líder do clube durante 42 anos. Comecei com 17 anos, quando tudo isto parecia impossível de alcançar. Vejam o notável percurso, prestígio e conjunto de vitórias que conseguimos. De um clube regional, agora somos respeitados na Europa e no Mundo como um clube mundial."

Pub
17:00 04.02.2024

Vários nomes sonantes presentes

Vítor Baía, Silvestre Varela, Pedro Marques Lopes, Bruno Moraes, Jaime Magalhães, Lourenço Pinto, Luís Gonçalves, Cristina Azevedo e o professor José Neto também marcam presença.

16:58 04.02.2024

Eduardo Vítor Rodrigues: «Já vi Villas-Boas a dançar com os Super Dragões»

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da câmara de Gaia e membro do Conselho Superior do FC Porto:

"Nos dias de hoje, gerir qualquer coisa, seja o FC Porto, uma câmara municipal ou uma associação, é sempre um ato de coragem."

"Sou da terra do vinho do Porto, que embora se chame Porto, tem as caves instaladas em Vila Nova de Gaia e temos bem o hábito de perceber que o vinho, quanto mais envelhece, melhor fica."

Operação Pretoriana pode prejudicar?

"Não sei. Venho apoiar Pinto da Costa, o presidente do FC Porto, não venho falar de questões judiciais. Não é isso que está em causa neste momento, o que está em causa aqui é o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente que durante estes 40 e tal anos fez do FC Porto um grande clube. Esse assunto é transversal a todos, porque eu já vi Villas-Boas a dançar com os Super Dragões.

16:55 04.02.2024

Fernando Gomes com João Rafael Koehler

Pub
16:39 04.02.2024

António Oliveira também já chegou

António Oliveira, antigo jogador e treinador do FC Porto, e atual maior acionista individual da SAD portista, igualmente presente.

16:37 04.02.2024

Rui Barros e António Folha presentes

16:27 04.02.2024

João Rafael Koehler: «Prioridade de Pinto da Costa é sempre o clube e não a candidatura»

João Rafael Koehler:

Vai fazer parte da direção?

"Hoje é o dia em que o presidente Pinto da Costa vai apresentar a candidatura ao próximo mandato, por isso acho que é absolutamente prematuro e inadequado estar a falar em listas. O nosso objetivo é que o presidente assuma a candidatura, anuncie o seu programa e esse é o desejo da maior parte dos sócios do FC Porto."

Como foi preparada a apresentação da recandidatura?

"Foi em contrarrelógio, porque como deve calcular Jorge Nuno Pinto da Costa é também presidente do clube e tem uma agenda ultra ocupada e a grande preocupação do presidente é que o clube vença nas diversas modalidades, mas acima de tudo no futebol. Uma agenda ultra preenchida, sendo que a prioridade dele é sempre o clube e não a candidatura, mas achávamos que o timing estava a chegar e no momento em que o presidente decidiu assumir a candidatura, organizámo-nos rapidamente. Felizmente, temos muitos recursos e capacidade de organização e aqui estamos. Acho que vai ser uma cerimónia bonita."

Pub
16:23 04.02.2024

João Rafael Koehler já chegou

João Rafael Koehler, que vai integrar a lista de Pinto da Costa, já está presente. Alípio Jorge e Albertino também já estão no local.

16:21 04.02.2024

Pinto da Costa apresenta recandidatura

Sob o lema "Todos Pelo Porto", Pinto da Costa apresenta hoje a sua recandidatura à presidência do FC Porto, num evento a decorrer no Coliseu do Porto pelas 17 horas. Siga aqui tudo em direto.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto
Notícias
Notícias Mais Vistas