Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

20:15

22 novembro

SU Sintrense

SU Sintrense

Empresa que comprou fatia dos direitos comerciais do Dragão foi registada em fevereiro

Ithaka Infra III SL faz parte da Infra Investments Europa, esta de 2019

• Foto: José Gageiro/Movephoto

O acordo com a Ithaka que o FC Porto comunicou esta quinta-feira à CMVM e no qual cede 30 por cento dos direitos comerciais do Estádio do Dragão durante os próximos 25 anos, a troco de 65 milhões de euros, foi questionado por André Villas-Boas, candidato à liderança dos dragões, ainda durante o dia de ontem e em várias redes sociais em publicações afetas aos azuis e brancos.

Mas, afinal, quem é a Ithaka, mais concretamente a Ithaka Infra III SL que chegou a acordo com a administração liderada por Pinto da Costa?

Segundo a expressão utilizada pelo FC Porto na sua própria comunicação à CMVM, trata-se de uma "sociedade veículo da Ithaka Investments Europe SL, sendo esta última uma sociedade de investimento com vasta experiência em investimentos em desporto e infraestruturas na Europa, com sede em Madrid".

Aliás, a cidade de registo é comum também à subsidiária, tal como a sua morada fiscal, cita na 'Calle Velazquez, 11, piso 1, Izquierda', na capital espanhola. A grande diferença, em termos de registo, é que o da Ithaka Investments Europe SL remonta a 4 de novembro de 2019, enquanto a Ithaka Infra III SL surgiu há menos de dois meses, mais concretamente a 26 de fevereiro.

Com efeito, a sociedade terá sido criada especificamente para atuar no âmbito deste acordo com o FC Porto, que, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com o Real Madrid, que tem uma parceria semelhante com o mesmo universo empresarial, não assinou este contrato diretamente com a Sixth Street e a Legends. As informações sobre os detalhes do acordo dos portistas são escassas, todavia há indicações de que a Ithaka é a parceira financeira da Legends, que assume a gestão operacional, conforme havia sido anunciado oficialmente a 16 de novembro, embora na altura sendo mencionado um entendimento para apenas 15 anos.

De notar que, tal como o seu novo parceiro, também o Grupo FC Porto irá registar uma nova sociedade, a incorporar depois naquele, para dar forma a este acordo válido para os próximos 25 anos.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas