Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Nottingham Forest

Nottingham Forest

20:00

23 outubro

FC Porto

FC Porto

28/12/2023

O aniversário de Pinto da Costa, um Chaves que faz desconfiar e o mercado: tudo o que foi por Sérgio Conceição

Técnico falou antes do derradeiro jogo de 2023 do FC Porto

A carregar o vídeo ...
Sérgio Conceição: «Estatísticas? Não ligo muito, mas somos a equipa com mais pontos no ano civil...»
12:39 28.12.2023

Termina a conferência de imprensa!

12:39 28.12.2023

Sistema diante do Chaves e David Carmo

Contra o Leixões jogou em 4x3x3 e aproveitou melhor o Francisco Conceição. FC Porto pode aproveitar melhor este sistema? David Carmo acabou para o FC Porto esta época?

"Começando pela segunda pergunta, o David está a treinar e poderá competir. Depois, em relação ao Francisco, no último jogo a opção em termos estratégicos foi essa. Não é por se ter mais avançados que se faz mais golos ou por defender com mais que não se sofre. O que interessa é a dinâmica. Francisco e Pepê são diferentes de Galeno e Iván Jaime, por exemplo. Já jogámos em 4x2x4 mas não é minha intenção fazê-lo para já. Mas é uma solução até no decorrer dos jogos. O Francisco tem o seu espaço muito bem definido, o Galeno igual, e há outros jogadores que dão coisas diferentes. Nessa estratégia, escolherei sempre um onze para ganhar independentemente de se chamar Francisco, Manuel, António ou Joaquim. Para mim é exatamente igual".

12:37 28.12.2023

Saída de Veron, o que falhou?

Saída de Veron por empréstimo. O que sente que correu menos bem na experiência dele?

"É um jogador de qualidade, por isso é que o FC Porto o contratou. Mas não fez, nesses 26 jogos, um jogo completo. Esteve sistematicamente lesionado. Temos um departamento médico, preparadores físicos, que trabalham muito bem a recuperação dos jogadores, e depois também lhes cabe a eles. Controlamos o jogador duas ou três horas, mas depois há um treino invisível, têm de se tratar mais, têm de ser mais profissionais. A nossa concentração é às 9h15, às 7h50 tenho jogadores a chegar aqui. Cada vez o futebol é mais rápido, mais intenso, há mais jogos por época. Por uma razão ou outra, o Veron teve a infelicidade de se magoar muitas vezes. Quando recuperava, magoava-se depois de um treino com mais intensidade, um jogo de 5 ou 10 minutos magoava-se. Cabe a ele, com este novo passo na carreira, preparar-se bem e justificar toda a qualidade e o investimento que o FC Porto fez nele".

Pub
12:36 28.12.2023

Equilíbrio do campeonato

Equilíbrio do campeonato é sinal de que a prova está nivelada por cima ou por baixo?

"É uma questão que, depois do jogo com o Leixões, fiquei a tentar perceber. Olhando para os anos passados, tivemos em diferentes momentos equipas vencedoras. O FC Porto nos anos 80/90, no tempo do Benfica e do Simões, Coluna, Eusébio, dos Cinco Violinos do Sporting, que faziam parte da Seleção Nacional, estavam muitos anos os mesmos jogadores a lutarem por títulos. Sou de uma equipa do FC Porto onde a base era toda da formação. Hoje em dia, os jogadores bons, os menos bons, os mais ou menos, é muito mais fácil. É muito mais fácil um jogador de Rio Ave, Famalicão ou Arouca estar no FC Porto do que antigamente. É muito difícil guardar os melhores durante três ou quatro anos. Se conseguíssemos, estaríamos a ombrear com os grandes tubarões da Europa. Assim é muito mais difícil. Hoje em dia um miúdo chegar à primeira equipa é fácil. Eu andei três anos emprestado na 2.ª divisão, e disseram-me que só vinha fazer pré-época. Depois... Há muito equilíbrio. Hoje em dia está muito nivelado, a maior parte do nosso plantel e das nossas aquisições, dois ou três do Santa Clara, Famalicão, Taremi do Rio Ave... Já estão a pensar 'ui, que conferência de luxo'. O meu pensamento é algo que já partilhei com os jogadores e estou a partilhar convosco. E isto faz com que as equipas consigam equilibrar os jogos. Jogando contra um V. Guimarães, um Rio Ave, que não lutam pelo mesmo objetivo que nós... Se eu não conhecesse o campeonato, trocava as camisolas e não via grande diferença. Há dois ou três que se nota a diferença, claro. Há qualidade, as equipas técnicas estão muito mais bem preparadas, todas. Trabalham bem. E depois há isto que acabei de dizer em tom de desabafo. Lembro-me que, há uns anos, existia o senhor Manuel Barbosa como empresário. Hoje em dia, um jogador tem cinco. O principal, o que trabalha a imagem, a comunicação... Não tenho nada contra isso, até porque joguei fora durante muitos anos e muitas vezes o meu empresário não me via durante anos. Acho que empresários fazem bem ao futebol para aquilo que é o bem do jogador, encontram soluções. Mas que também traz coisas negativas traz. É muito difícil eu, treinador, controlar ou bloquear determinadas situações dentro do Olival. As pessoas falam com muita gente. As pessoas que trabalham, os jogadores, os diferentes departamentos. É o que acontece hoje. Vamos juntar também isto ao que disse há bocado e tudo isto faz com que o futebol seja diferente".

12:29 28.12.2023

Está a ser mais difícil este ano assumir a equipa do FC Porto como principal candidata ao título? A distância para os líderes ainda permite ajustar e trabalhar a equipa?

"É isso que procuramos. Ano após ano, dia após dia, há um recomeçar constante. Lesões, uma ou outra saída... Não estou a lamentar a saída de jogadores. Otávio, Uribe eram jogadores experientes, Pepe é experiente, Marcano também mas está fora... Têm ou tinham um peso grande. Vamos dando coisas diferentes à equipa, mas começa-se uma época e depois até nos particulares que fazemos há logo aquela exigência dos adeptos, da comunicação social. Não temos 'superstars', temos atletas que se dedicam muito à causa, que encaixam nos pilares que o presidente defende, e é isto. Não temos a varinha mágica, mas tentamos com muito trabalho e dedicação lutar pelos objetivos todos os anos. É sempre difícil, há sempre dificuldades diferentes. Vamos ter campeonato até ao fim, com as quatro principais equipas a lutarem por esse objetivo. Na Taça temos um jogo difícil com o Estoril e queremos retificar o jogo da Taça da Liga. Somos apaixonados pelo clube e pelo que fazemos".

12:26 28.12.2023

Aproveitar o mercado para melhorar?

Tem-nos dito que prefere manter os jogadores que tem em vez de receber reforços. Essa posição mudou este ano? Há necessidade de aproveitar o mercado de janeiro?

"Como disse, e volto a frisar, o meu sentimento é de que quando se mexe é pior. Acho que o mercado de janeiro serve para haver reajustes, porque pode haver lesões como a do Marcano. Mas entrarem três ou quatro jogadores e saírem outros três ou quatro não me parece o melhor. Ou são jogadores de qualidade inequívoca, para chegarem e entrarem de caras, ou o tempo de adaptação vai coincidir com as férias. Há uns que conseguem essa adaptação de forma mais rápida, mas aqui no FC Porto é diferente. Acho que não temos arcaboiço para ir buscar essas grandes estrelas e, muitas das vezes, é melhor confiar no grupo de trabalho como eu confio. Mas pode haver um ou outro ajuste, acho que é necessário".

Pub
12:24 28.12.2023

Frustrações de 2023 e ambições para 2024

Pinto da Costa disse recentemente que a grandeza do FC Porto é a Europa, apesar da prioridade serem sempre as provas internas. Aproveitando este balanço, quais são as piores frustrações que tem em relação ao que aconteceu até agora este ano? Que ambições tem para 2024?

"As frustrações são os jogos que perdemos e que fizeram com que a equipa não conquistasse determinado título. Tivemos um ou outro dissabor o ano passado, depois olhamos para o jogo contra o Gil Vicente em casa por exemplo, que fica uma amargura grande. Mas faz parte, há momentos frustrantes. As ambições são sempre as máximas, em todas as provas. A ambição de ganhar todos os jogos está lá, depois o que vamos conseguir ou não entra um bocadinho no que disse antes. Faz parte".

12:23 28.12.2023

Ausência de Taremi está já a ser preparada?

Forma de Taremi... Aproxima-se uma fase em que ele não estará, com uma ausência que poderá ser prolongada. Este é um momento que já está preparado?

"Quando disse que o Taremi não é só golo, é exatamente por isso. É por tudo aquilo que dá à equipa com e sem bola. É extremamente inteligente na ocupação do espaço, cria situações para a equipa que para o adepto não são tão visíveis por não ter sido ele a concluir a jogada ou a fazer a assistência. Faz um trabalho que para nós é importante. Não ligo muito às estatísticas, mas olho de vez em quando. Poderia dizer que somos a equipa no ano civil com mais pontos, a equipa no mundo com mais vitórias em casa... Não digo isso. Aproveitei para dizer de forma diferente, tenho de ser sincero. Essas estatísticas são o que são. Estamos 3  pontos atrás do Sporting, saímos da Taça da Liga e agora temos de olhar para o campeonato, para a Taça de Portugal e para a Liga dos Campeões. Também fomos eliminados pelo Inter, que foi finalista, e este ano conseguimos o acesso aos 'oitavos', algo bom para o clube a todos os níveis. Nem tudo foi bom, mas há muita coisa positiva. É para isso que olho. Para um Taremi que é importante na equipa e para uma ausência que vamos ter que ter, a dele e a do Zaidu. Cabe-me encontrar soluções, nuances, variações. Já as trabalhámos e fazemos, mas depende da estratégia para o jogo. Amanhã contra o Chaves poderão encontrar algo diferente já, faz parte do nosso trabalho. Vamos ficar sem dois jogadores que têm tido muitos minutos este ano".

12:20 28.12.2023

Abertura do mercado

Janeiro está aí à porta, o mercado também, e fala-se muito nos reajustes, nomeadamente no interesse num jovem central marroquino e na saída de jogadores como o Nico ou o Taremi. Carmo também poderá estar a forçar saída...

"Vamos entrar num período que acho que está aberto durante demasiado tempo. Esses ajustes ou desajustes são conversas que tenho com o presidente para definirmos o que é o melhor para o FC Porto"

Pub
12:19 28.12.2023

Chaves contra o FC Porto

Chaves tem feito bons jogos mas não tem conseguido traduzir isso em vitórias. Contra o FC Porto as equipas jogam mais concentradas. Quando fala em dificuldades, tem a ver com isso?

"Em relação ao foco e à concentração que as equipas quando jogam contra o FC Porto têm, não podemos perceber ou adivinhar, faz parte do trabalho semanal. Sei que os jogadores ficam sempre, e não deveria ser assim, supermotivados num estádio com 50 mil pessoas. Com essa motivação vem o foco, a motivação, o brilho no olhar que também queremos que os nossos atletas tenham sempre. Mesmo contra 10, na Taça da Liga, tivemos algumas dificuldades em fazer golos. As equipas organizam-se bem, metem muitos jogadores no último terço defensivo e isso cria uma dificuldade natural para desbloquear a organização. Estão bem organizadas, supermotivadas para não sofrer, e por isso tudo - e não só - temos de estar atentos. Temos de olhar para o Hector, para o Sanca... Jogadores com qualidade e que vão encontrar os momentos para nos atacar. As coisas podem-se tornar mais fáceis em termos de resultado [se estivermos concentrados]".

12:16 28.12.2023

Importância de voltar às vitórias

Qual a importância deste jogo para regressar às vitórias e colar-se aos primeiros colocados? Chaves parecer fragilizado serve também de alerta?

"A importância dos três pontos é óbvia. Estamos atrás e temos de ir à procura de retificar pontos que já foram perdidos. A importância é grande. Em relação ao Chaves, não vamos nisso. O trabalho e a preparação são sempre os mesmos, a seriedade é sempre a mesma, mesmo contra equipas de escalões inferiores. A preparação foi a mesma. Os jogadores veem que há total seriedade e não há facilitismos para ninguém, depois corremos o risco de correr dissabores que não queremos".

12:14 28.12.2023

Antevisão do jogo, o que espera do Chaves

O que espera do Chaves de Moreno, que é a pior defesa do campeonato?

"Com 1-0 já ficaria feliz, a vitória é o mais importante. Obviamente que queremos associar algumas coisas que não temos feito e queremos fazer, mas isso não é por ser o Chaves, é algo que faz parte do nosso trabalho diário. Melhorar, evoluir os jogadores e, com isso, a equipa ganha e fica mais forte em todos os momentos do jogo. É isso que queremos. Fico sempre desconfiado com as equipas em dificuldade. Lembro-me de receber o Farense que estava em dificuldade, o Estoril também, e sempre disse que o Chaves é uma equipa muito bem apetrechada a nível de jogadores. Têm qualidade. Noutras épocas conseguiram quase um Chaves europeu. Não acredito em maus momentos. Cada jogo tem a sua história, a sua vida, e será com certeza difícil. Queremos acabar o ano com uma vitória, que é algo que faz parte da caminhada no nosso objetivo que é o campeonato"

Pub
12:13 28.12.2023

Aniversário de Pinto da Costa

Pinto da Costa celebra hoje 86 anos. Há alguma mensagem que lhe queira deixar?

"É o desejo de muita saúde e muitas felicidade, não só desportivas como pessoais. É admirável uma pessoa que, com tantos títulos ganhos, pensa no próximo como se fosse o primeiro, isso por si só fala da sua personalidade. Tem sido, ao longo dos anos, um incrível trajeto de conquistar sempre baseado nos quatro pilares que salienta tanto, rigor, competência, ambição e paixão. Com ele isso é inegociável. Espero que tenha um dia muito feliz".

11:48 28.12.2023

Sérgio Conceição antevê partida

Sérgio Conceição antevê a partir das 12 horas o duelo do FC Porto diante do Chaves, referente à jornada 15 da Liga Betclic, o último dos dragões no presente ano civil.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas