Recorde tudo o que se passou na cerimónia no Estádio do Dragão, que contou com a presença de Pinto da Costa
Pinto da Costa, refira-se, ouviu parte do discurso de Villas-Boas de olhos fechados e emocionado. Lourenço Pinto, quando mencionado pelo novo presidente do FC Porto, também foi muito aplaudido.
Termina o discurso de André Villas-Boas. O novo presidente do FC Porto foi de imediato cumprimentar Pinto da Costa, assim como Lourenço Pinto.
"Uma última palavra aos sócios. Este clube é nosso e vai continuar a ser. Herdámo-lo dos nossos pais e avós, orgulhosos do que eles fizeram e os valores que nos passaram. No presente, estamos aqui todos unidos a lutar para continuar a vencer. O nosso futuro - digo mesmo o nosso destino - é um dia, mais tarde entregá-lo ainda maior e mais vitorioso aos nossos filhos e netos.
A nossa missão é preparar equipas de uma forte identidade "Porto", competentes, profissionais, formatadas para ganhar e que sabem superar-se e garantir que os nossos atletas entram em campo apenas e só com os olhos postos na vitória. Este é um compromisso maior! Um pacto de sangue e alma pelo FC Porto.
Não poderia deixar de terminar este discurso sem fazer um apelo ao bom senso da administração da SAD do FC Porto! A vossa renúncia não seria jamais considerada um ato de fuga, mas sim, um ato nobre que vos elevaria.
O clube não tem dois presidentes, tem um presidente eleito pela vontade expressa dos sócios numa mudança. Atrasar o inevitável é adiar a construção de um FC Porto mais forte de futuro e estou seguro de que é isso que vossas excelências desejam. A todos os associados do FC Porto, a todos os portistas e convidados aqui presentes o meu muito obrigado por tornarem este dia, um dia histórico do futuro do FC Porto! Só Há um Porto! Viva o FC Porto!".
"Não existem palavras para descrever ou até agradecer tudo o que fez pelo FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. O presidente dos presidentes não é metáfora! É memória, é respeito e gratidão, mas é sobretudo obra, vitória e glória.
Uma folha de serviços única, que traz consigo um pensar vivo e presente: "Este é o FC Porto que vos deixo, cuidem dele". Jorge Nuno Pinto da Costa: assim o iremos fazer. O seu legado é eterno e será sempre respeitado. Quero agora deixar-vos umas palavras sobre o futuro.
Neste mundo em permanente mudança é exigida rápida capacidade de adaptação e resposta. O FC Porto está numa fase muito sensível da sua sustentabilidade futura. O caminho da sua recuperação será longo, mas essa é uma responsabilidade maior que encaramos com a força que é marca dos portistas. O futuro é uma janela de oportunidades e de crescimento sustentado onde a criação de valor terá de ser obrigatoriamente maximizada.
Estamos prontos e temos uma visão clara e um projeto definido para o clube. O rigor, a excelência e competência irão afirmar-se como a marca do nosso trabalho. Uma palavra especial para as minhas equipas, ao Dr. António Tavares, ao Dr. Angelino Ferreira, ao Dr. Fernando Freire de Sousa, aos meus Vice-Presidentes e membros da direção e aos demais órgãos sociais que compõem a direção eleita para este quadriénio: estamos aqui para assumir responsabilidades com coragem e espírito de missão de forma a honrar com lealdade os valores deste clube. Exijam de mim tal como eu vou exigir de vocês. O nosso esforço tem que obrigatoriamente ser contagiante. Tem de abraçar o clube, os seus funcionários e os seus associados e usar a sua força em prol do seu sucesso! Do seu bem maior".
"Nesse ato solene, democrático do qual tenho a certeza de que vossa excelência está honrado, foi feita história, pelo que, em nome de todos os portistas, lhe agradeço a sua dedicação, emprenho e coragem. Graças a ele, tomo hoje posse como o 32.º presidente do FC Porto.
Assumo este cargo, legitimado por um amplo apoio. Votaram neste ato eleitoral mais de 27.000 sócios, a maior votação de sempre da história do clube. Desse ato restou a força e a certeza de que "Só há um Porto", aquele que nos define e aquele que defendemos.
Iremos lutar por este clube juntos, do mesmo lado da barreira, de modo a vencermos todos, não só os que marcaram o passado, mas também os que marcarão o futuro! Sinto-me honrado e orgulhoso por terem confiado e escolhido o nosso projeto para o clube. De vós, sócios, adeptos e simpatizantes do FC Porto, espero exigência e vontade de vencer.
De mim, de toda a minha equipa, garanto-vos empenho, dedicação e amor ao FC Porto. Estamos aqui apenas e só para o servir, com entrega de corpo e alma, com trabalho, com uma visão que nos transportará para a modernidade sabendo que o caminho será duro, mas que com o vosso apoio triunfaremos. Este dia convoca-nos também para um sentimento de grande emoção".
"Vivemos até há dias um ciclo eleitoral vivo, dominado pela vitalidade e vontade dos sócios em imprimir uma mudança histórica no rumo do FC Porto. Nessa vontade, sabemos que resistem três pilares fundamentais que obrigarão esta nova direção a elevar-se para responder à altura da confiança em nós depositada:
O primeiro, o de um FC Porto dos associados, respeitador da sua génese, representativo da emoção e amor de cada um por esta instituição. Um clube dos sócios e para os sócios;
O segundo, o de um FC Porto vencedor, indomável, imortal, temido pelos seus adversários, que joga em cada campo e em cada modalidade para ganhar;
O terceiro, o de um FC Porto moderno, arrojado, organizado, estruturado, transparente e financeiramente sustentável.
Todos amamos o FC Porto e todos o queremos no lugar onde ele merece estar. O primeiro lugar sempre!
Na passada semana foi timbrada a letras de ouro uma das mais belas páginas da vida do associativismo do nosso clube.
O ato eleitoral de 27 de abril decorreu de forma exemplar e isso só foi possível pela dedicação inexcedível dos funcionários e colaboradores do FC Porto bem como dos presidentes e delegados às mesas e do esforço contagiante de muito gente que trabalhou afincadamente para que o mesmo corresse de forma ordeira e transparente. Saúdo a direção irrepreensível do presidente da Mesa da Assembleia Geral, o Dr. Lourenço Pinto".
"Excelentíssimas senhoras e senhoras convidados, caras e caros amigos,
Queria desde já saudar todos os membros dos atuais e passados órgãos sociais, todos os treinadores, capitães de equipa, jogadoras e jogadores, atletas, funcionários e colaboradores, bem como todos os sócios, adeptos e simpatizantes do nosso querido FC Porto aqui presentes.
Permitam-me com a mesma emoção e reconhecimento saudar também todos aqueles que connosco estão em espírito. Todas as pessoas que dignificaram este clube com o seu esforço ajudando a torná-la no que ele hoje é! Uma instituição fundamental para o crescimento social e cultural da cidade, da região Norte e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes e da sua cultura.
Ser portista é um estado de alma e é nessa unidade que aqui hoje nos encontramos. Hoje damos início a uma nova era na história do nosso clube. Uma era que terá o meu compromisso, e de todos os que integram a minha equipa, para elevar o bom nome do FC Porto vincado pelo sentido de exigência de todos os portistas e respeitando a importância do seu palmarés".
Pinto da Costa é chamado ao palco como membro do Conselho Superior do FC Porto por inerência e, visivelmente emocionado, recebe um aplauso de pé. Também já foram chamados Vítor Baía e Lourenço Pinto.
Villas-Boas está a momentos de discursar. Nesta altura, continuam a tomar posse vários elementos dos órgãos sociais do FC Porto.
Villas-Boas é chamado ao palco para tomar posse como novo presidente do FC Porto e é aplaudido de pé pelos convidados, entre os quais Pinto da Costa.
António Tavares, o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto:
António Tavares: "Encaro este lugar com a responsabilidade de ser a consciência crítica do clube"#FCPorto pic.twitter.com/XOQOo4QywA
António Tavares, o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral, toma posse neste momento.
José Lourenço Pinto, o líder cessante: "Aos membros cessantes, a minha gratidão por aquilo que fizeram ao serviço do FC Porto. Ao nosso presidente maior, um abraço de gratidão profunda por tudo o que fez", começou por dizer, emocionado.
E acrescentou: "Aos novos, que vão tomar posse, uma palavra de esperança, de fé. Aos que vieram hoje testemunhar a posse, muito obrigado pela vossa presença".
José Lourenço Pinto: "Aos elementos que vão tomar posse, uma palavra de esperança e de fé"#FCPorto pic.twitter.com/OgeU6uyB2H
Já arrancou a cerimónia no Estádio do Dragão. São 450 os convidados presentes.
Pinto da Costa, que cumprimentou André Villas-Boas à chegada, também já está presente, tal como Adelino Caldeira, Fernando Gomes, Vítor Baía e Alípio Jorge.
"É um dia importante, um dia que marca uma viragem, de um passado feito de muitos sucessos, mas também uma nova página que acredito que para os associados do FC Porto seja de vontade de mudança. Teria de estar presente. O FC Porto é uma das grandes marcas mundiais e desejo as maiores felicidades ao novo elenco, mas também para dar paalavra de reconhecimento aos anteriores órgãos sociais."
Mudança geracional espelhada em Pedro Proença: "Há um novo contexto sócio-económico e desportivo que leva a mudanças. O Futebol é diferente do que era há uns anos. É uma indústria que contribui muito para o PIB. Há uma nova realidade empresarial. Essa mudança faz-se paulatinamente".
Falar com Villas-Boas: Uma declaração de interesses. Tenho relação como árbitro da altura em que o André Villas-Boas era treinador. Teremos tempo para falar dos compromissos do futebol profissional."
Ricardo Moreir, ex-andebolista, falou aos jornalistas na zona mista:
"É um prazer muito grande estar aqui neste estádio, com pessoas tão importantes na vida do clube. Sabemos que é um momento muito importante na passagem de testemunho para a nova direção e esperemos que a próxima direção traga tantas conquistas como aquelas que conseguiu a direção anterior.
Há um sentimento de gratidão das pessoas ao convidarem-me para estar presente, o que me faz sentir bastante lisonjeado. É sempre importante estar aqui com tantas pessoas que, como eu, acrescentaram títulos e vitórias ao FC Porto.
Sobre as próximas etapas, esperemos que continuem a somar vitórias e títulos, porque isso é o mais importante, é disse que os adeptos vivem e para isso que o clube existe".
Fernando Gomes, presidente da FPF, e Pedro Proença, presidente da Liga, estão também presentes, a par de
Luciano Gonçalves (APAF), José Pereira (ANTF).
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Área Metropolitana do Porto e da CM Vila Nova de Gaia, já está no Dragão também
André Villas-boas vai cumprimentando alguns dos presentes. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, já chegou também
He's here #FCPorto pic.twitter.com/aKl8SLMenI
Estádio do Dragão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024/28#FCPorto pic.twitter.com/H2y7XtgfES
Cenários perfeitos
Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024/28#FCPorto pic.twitter.com/SVSKKnqpXQ
Ao contrário do que acontece com o futebol profissional, onde a transição só deve acontecer no final do mês – altura em que a SAD atual cessa funções –, nas modalidades a transição dá-se já a partir de hoje, uma vez que estas estão sob alçada do clube. A intenção dos novos órgãos sociais passa por implementar uma transição suave que não coloque em risco o sucesso das respetivas modalidades, a entrar na fase das grandes decisões. Mário Santos, homem forte de Villas-Boas para o sector, tem estado presente em vários jogos e está pronto a assumir funções no imediato.
Segundo os estatutos do clube, Villas-Boas teria de tomar posse até 15 dias depois da eleição, ou seja, até 12 de maio. Contudo, tendo em conta a urgência em meter as mãos à obra, os novos membros dos órgãos sociais procuraram acelerar o processo junto de Lourenço Pinto. O desejo foi concretizado, com a tomada de posse a ser antecipada em cinco dias relativamente ao seu limite. Por isso, hoje é o primeiro dia do resto da vida do FC Porto, de André Villas-Boas e, também, de Pinto da Costa.
Voltando a André Villas-Boas, a figura maior do dia de hoje, o novo presidente portista tomará posse ao final da manhã e manter-se-á no Estádio do Dragão da parte da tarde, altura em que aproveitará para conhecer os cantos à casa que será sua nos próximos quatro anos, analisando desde logo alguns dossiês que considera prioritários. Cenário que se irá manter ao longo da semana, na companhia de Mário Santos, novo diretor das modalidades portistas.
Pinto da Costa, conforme Record noticiou na sua edição de ontem, também estará no Dragão, assistindo à tomada de posse do homem que lhe vai suceder à frente dos destinos do FC Porto. O líder dos dragões nos últimos 42 anos, recorde-se, vai dar continuidade à sua militância nos órgãos sociais pela via do Conselho Superior, onde tem lugar reservado ao abrigo dos estatutos por ter sido presidente da direção no mandato anterior, tal como Lourenço Pinto.
Lourenço Pinto, líder cessante da Mesa da Assembleia Geral, foi o responsável pela organização do evento, ainda que tenha dado abertura à lista vencedora do ato eleitoral, realizado a 27 de abril, de decidir parte da lista de convidados. De acordo com o que foi possível apurar, a cerimónia contará com centenas de presentes, entre eles várias figuras importantes não só do desporto nacional, mas também da sociedade.
Bom dia! É hoje que, de forma oficial, se inicia uma nova era no FC Porto. Depois de 15.355 dias com Pinto da Costa na liderança do clube azul e branco, André Villas-Boas toma posse como novo presidente da Direção ao final desta manhã para o quadriénio 2024-2028, numa cerimónia que tem início marcado para as 12 horas, no Estádio do Dragão, e que vai servir ainda para empossar, além dos restantes elementos, os presidentes António Tavares (Mesa da Assembleia Geral), Angelino Ferreira (Conselho Fiscal e Disciplinar) e Fernando Freire de Sousa (Conselho Superior).
Defesa argentino terá uma longa recuperação pela frente
Record ouviu conhecidos adeptos dos dragões
Argentino lesionou-se frente ao Nacional e o cenário mais provável é que não volte a jogar esta temporada
Técnico italiano nunca tinha começado temporadas com cinco triunfos consecutivos
Brasileiro é um dos homens de confiança do treinador português em Old Trafford
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Sem opção de compra