Tiago Margarido: «O Rebordelo vai ter o jogo da sua vida»

Tiago Margarido já pode contar com Daniel Júnior nos treinos do Nacional
• Foto: Hélder Santos

O sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal ditou que o Nacional se desloque a Vinhais, onde terá de defrontar o Rebordelo, formação que milita na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança, sendo atualmente o terceiro classificado - nas últimas duas jornadas, averbou dois triunfos, frente ao Torre de Moncorvo e Minas Argozelo e ao Carção, na Taça Distrital. Tiago Margarido deixou o alerta para as ambições do conjunto adversário.

“O Rebordelo é uma equipa que vai ter o jogo da sua vida. É um jogo contra uma equipa da 1.ª Liga e obviamente que vão entrar com a motivação máxima. Será um opositor difícil, sabemos que o sintético nivela sempre a qualidade das equipas, por isso, contamos com dificuldades, ainda para mais vamos defrontar uma equipa que tem um processo bem definido, costuma atuar num 4x2x3x1, com os extremos bastante por dentro, tendo como referência o ponta de lança Luca, sempre com jogo direto, apoiados pelo Mora. Contamos que se apresentem desta forma, mas também temos o plano B, pois podem jogar com três centrais, com Cícero, com o Franque e com o Artur, deixando dois avançados mais soltos na frente. Estamos preparados para as duas situações, conhecemos muito bem a equipa, o mister Gilberto Vicente é alguém que tem um trajeto desde baixo com muito mérito e, como tal, tem a equipa muito bem preparada e vamos ter muitas dificuldades. Vamos querer respeitar muito o adversário, respeitar muito a Taça de Portugal e a região de Trás os Montes, porque no fundo vão receber uma equipa de 1ª Liga  e nós vamos com muito respeito”, disse o técnico do Nacional.

PUB

Quanto ao facto de esta partida referente à prova rainha portuguesa vir após uma paragem competitiva: “Gostamos sempre de jogar, ainda por cima, como é óbvio, vindo de um bom momento, queremos prolongar o maior tempo possível. A verdade é que esta paragem também nos foi útil para consolidarmos cada vez mais o nosso processo, pois tivemos tempo para trabalhar com calma, com ponderação, ou seja, aproveitámos o tempo de forma produtiva, para continuar a evolução da nossa equipa. Obviamente que queríamos jogar, mas, não jogando, acho que conseguimos aproveitar o tempo para aparecerem coisas boas e consolidar o nosso processo”.

Ontem, Margarido dirigiu um treino de adaptação ao piso do campo que a sua equipa terá de enfrentar, orientando uma sessão de trabalho no sintético do Cristiano Ronaldo Campus. “Quisemos fazer uma adaptação, pois obviamente são contextos diferentes. Jogar na relva ou jogar no sintético é completamente diferente face à velocidade da bola, o picar da bola, o bater e a própria bola, tudo isso é diferente. Foi uma adaptação para estarmos o melhor possível preparados para o que vamos ter pela frente e isto também demonstra o respeito que vamos ter pelo nosso adversário e pela eliminatória”, explicou o treinador que quer seguir em frente naquela que é a 55ª participação na competição por parte do seu atual emblema. 

Com Tiago Margarido ao leme da nau da Choupana, o Nacional foi eliminado da competição nos oitavos de final da temporada 2023/2024, frente ao Santa Clara , através de penáltis, enquanto na época passada os madeirense voltaram a ficar fora da prova, desta feita na 3ª eliminatória, ao perder  (2-1) com o U. Leiria.

PUB

Witi vai ser titular

Tiago Margarido não quis abrir o jogo se irá optar por alterar muito o seu onze que somou dois triunfos consecutivos na Liga Portugal Betclic. “Vamos fazer mudanças, mas mudanças essas que também vão respeitar muito o adversário, ou seja, vamos com uma equipa forte, que vai respeitar as dificuldades, mas haverá mudanças. O nosso adversário, no último jogo, também rodou muitos jogadores e conto que o seu onze não vai ser em nada parecido com aquele que apresentou no último jogo. Penso que inclusive quis fazer alguma poupança de jogadores para entrar com o onze mais forte e nós vamos ter capacidade para responder a isso, também apresentando um onze fortíssimo”, revelou. Mas deixou uma garantia, apesar de o extremo internacional moçambicano não ter feito nenhum treino com a equipa nos últimos dias: “O Witi vai a jogo e vai ser titular”.

Outro tema foi a possível mudança na baliza, estreando-se o jovem Kevyn Vinícius no lugar do atual titular, Kaique: “Não vou divulgar se vou mudar o guarda-redes ou não, pois sinto que isso dará trunfos ao nosso adversário, mas o que posso dizer é que vou fazer algumas alterações, que na altura própria serão conhecidas. Não ganho nada em dizer quais serão, pois estaria a dar trunfos ao meu adversário". 

PUB

Ulisses continua sem treinar

Ulisses Wilson falhou novamente a sessão de trabalho desta manhã, que decorreu no relvado da DRD, na Camacha, e quem divulgou esta ausência foi o próprio Tiago Margarido na conferência de imprensa realizada no Estádio da Madeira. No entanto, o técnico disse que ainda não sabia qual a lesão e a gravidade da mesma. O guarda-redes Lucas França fez treino especifico dos membros inferiores, tendo estado presente no relvado camachense, enquanto Miguel Baeza e Ivanildo Fernandes ficaram na Choupana entregues ao departamento médico nacionalista.

O internacional moçambicano Witi fez treino de recuperação no complexo alvinegro, uma vez que foi sujeito a um grande desgaste na viagem que efetuou para disputar os dois encontros que ditaram o afastamento da seleção de Moçambique do Mundial de 2026, que terá lugar nos EUA, Canadá e México.

PUB

Amanhã, a equipa segue viagem para Trás-os-Montes, voando para o Porto durante a manhã, tendo agendado o derradeiro treino, para as 16 horas, no relvado do SC Mirandela, que disputa o Campeonato de Portugal.

Por João Manuel Fernandes
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Nacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB