Depois dos triunfos diante do Feyenoord e do Celtic, o Sp. Braga pode deixar bem encaminhado o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa, algo que a equipa não conseguiu na época passada.
Carlos Vicens, treinador dos arsenalistas, destacou a forma como a equipa entrou "com o pé direito" na competição e espera "manter a dinâmica positiva" na receção ao Estrela Vermelha (amanhã, 17H45). Mas espera grandes desafios diante da equipa sérvia, que perdeu recentemente com o FC Porto, com o técnico espanhol a recordar que esse jogo "podia ter caído para qualquer lado".
As cinco baixas por lesão - Grillistch, Paulo Oliveira, Niakaté, Moscardo e Vitor Carvalho - agravam os problemas, ainda que Vicens lembre que lhe compete "encontrar soluções", apesar de lamentar que essas lesões surjam "quase no mesmo sector do campo".
Antevisão: "É uma equipa que vai criar-nos dificuldades, apesar de só ter um ponto, em ambos os jogos vimos coisas muito boas, tendo resultados incríveis no campeonato. Uma equipa que tem soluções individuais, jogadores de qualidade, ataca com critério, está acostumada à Europa, é uma equipa que nos vai dificultar a tarefa. Vamos com a ambição de fazer um grande jogo, de dar aos adeptos uma vitória e seguir com pé direito nesta competição."
Ciclo intenso com 4 provas distintas: "É algo particular, porque serão jogos em 4 provas diferentes, cada uma com a sua particularidade. Como dizia o nosso capitão, vamos preparando jogo a jogo, antes do Bragança o único foco era o Bragança, desde aí o nosso foco é o seguinte, o de amanhã da Liga Europa, nos últimos dias trabalhámos para seguir melhorando e encarar o jogo com garantias."
Baixas por lesão: "O departamento médico tem estado muito atarefado com processos, temos de ir com cuidado, pois em lesões musculares, as pressas não são recomendáveis, temos de ir com cuidado, com paciência, sabendo que faltam jogadores quase da mesma zona do campo. Temos de ir pensando em soluções para encarar os jogos com confiança. No final, a equipa que vamos apresentar vai com total confiança, de fazer um bom jogo e com a ambição de vencer. Temos algumas baixas, concentrar nos que estão e no que eles nos podem dar."
Encaminhar apuramento: "As vitórias ajudam sempre, a ganhar mais confiança, os rapazes têm um sorriso na cara, encaram os dias seguintes com melhor humor. Não vamos negar, quando ganhas, no desporto em geral, os dias seguintes são sempre melhores, queremos vencer com essa ambição, ajudaria a dar mais um passo rumo à fase seguinte."
Contextos: "Fizemos um jogo de alto nível em Alvalade, o jogo de Bragança tem particularidade especial, um dos dois passa, não podemos deixar de ter em conta o contexto. Amanhã é um desafio diferente, prova diferente, iniciámos com o pé direito e queremos manter a dinâmica positiva. Queremos fazer um bom jogo, oferecer essa cara que mais gostamos de ver. Oxalá possamos oferecer mais uma vitória aos adeptos"
Missão exigente: "Estive no estádio do Estrela Vermelha há um par de épocas, o Estrela é uma equipa de qualidade individual, com jogadores perigosos, para mim o mais importante é o quão coletivo jogam, como organizados são. Mesmo sabendo que só têm 1 ponto na Liga Europa, nos 2 jogos apresentaram desafios muito bons, contra o Porto eles jogaram muito bem, o jogo podia ter caído para qualquer lado. É uma equipa muito habituada às competições Europeias. Na Liga estão muito bem, lutam por outro título, na Europa ainda estão na corrida, ainda está em aberto. Espero muito bom desafio, teremos de fazer muitas coisas boas para conseguir vencer, pressionar bem, ser compactos, gerir bem a bola, jogar com muita personalidade, finalizar as oportunidades que conseguiremos criar."
Por André Gonçalves