“O Heldon jogou por decisão minha e mostrou qualidade. Esteve em destaque, mesmo não tendo o Sporting alcançado o objetivo. As minhas decisões vão em prol do rendimento e não se um jogador está aqui há muito ou pouco tempo”. As palavras são de Leonardo Jardim na antevisão ao encontro de hoje, frente ao Olhanense. Um discurso que mostra a confiança total do madeirense no reforço de inverno dos leões, que na 19.ª jornada da Liga deverá manter a titularidade, isto após se ter estreado de leão ao peito frente ao Benfica.
Apesar da apatia que invadiu o coletivo verdade e branco no reduto do velho rival, o camisola 20 foi um dos poucos elementos que tentou “mexer” com o jogo, algo que agradou bastante ao timoneiro dos leões. Ou seja, mesmo num modelo diferente – o 4x4x2 dará lugar ao 4x3x3 –, Heldon constará como uma importante peça na manobra ofensiva do leão. Com os mais que prováveis regressos de Jefferson e William Carvalho, o criativo terá, assim, um maior suporte para poder desequilibrar: seja à esquerda, lugar onde deve iniciar o encontro, seja à direita, dada a necessidade de Jardim em trocar os alas durante as partidas.
No pódio
Apesar de não ter muito tempo de Sporting, Heldon figura-se no atual elenco como um dos jogadores que mais duelos disputou em 2013/14 (22). No primeiro lugar da referida estatística está Adrien, médio que participou em todos os 23 embates do Sporting esta temporada. Segue-se, então, o cabo-verdiano, com o segundo melhor registo e na mesma linha que Fredy Montero. A fechar o pódio, e também “ex aequo”, constam William Carvalho e Diego Capel, ambos com 21.