O Sporting está de luto pela morte de Figueiredo, antigo avançado que faleceu aos 88 anos e teve um percurso como futebolista marcado pelas conquistas e historial de leão ao peito. O antigo jogador alinhou na década de 60 pelo clube de Alvalade (desde 1960 até 1968), numa amostra em que somou 150 golos num total de 232 jogos.
Conhecido como 'Altafini de Cernache', devido à sua propensão para marcar golos em duelos contra o Benfica - apontou nove tentos diante do eterno rival -, recebendo a alcunha proveniente de José João Altafini, futebolista do Milan que bisou frente ao Benfica na final da Taça dos Campeões Europeus em 1963, Ernesto de Figueiredo acabou por ser ainda um dos 'heróis de 64' dos verdes e brancos.
Na campanha que culminou na conquista da Taça das Taças em 1964 por parte do Sporting, o antigo goleador apontou seis golos e foi um dos titulares na partida decisiva perante o MTK, que acabou por ser decidida pelo célebre canto do Morais.
No currículo, apresenta uma Taça das Taças, dois campeonatos e uma Taça de Portugal.
A informação acerca da morte de Figueiredo foi dada este sábado pelo portal 'Tomar na Rede', que citou a Liga dos Amigos de Santa Cita, de onde era natural o ex-jogador do Sporting. Além do clube de Alvalade, Figueiredo alinhou ainda pelo Matrena, Esperança de Lagos, Vitória de Setúbal, Vitória de Sernache e União de Tomar. Fez ainda parte dos convocados da Seleção nacional que participou no Mundial'1966, onde Portugal terminou na 3ª posição.
Fora das quatro linhas, Figueiredo chegou a ser taxista após terminar a carreira de futebolista.
Para já, ainda não foram reveladas informações sobre as cerimónias fúnebres.
À família enlutada, Record apresenta sentidas condolências.
Entretanto, o Sporting já emitiu uma nota de pesar pela morte do antigo avançado.
"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Ernesto Figueiredo, que partiu este sábado, aos 88 anos.
Fica na História verde e branca como um dos seus avançados mais goleadores, tendo marcado 150 golos em 233 jogos ao longo de oito temporadas de Leão ao peito, entre 1960/1961 e 1967/1968. Além de ter conquistado vários títulos ao serviço do Sporting CP, Figueiredo foi figura determinante desse sucesso na década de 1960, tanto a nível nacional como internacional.
O avançado e os seus golos contribuíram decisivamente para a conquista dos Campeonatos Nacionais em 1961/1962 e 1965/1966, sendo neste último o melhor marcador, e uma Taça de Portugal (1962/1963), afirmando-se, depois, também como um dos heróis da Taça das Taças de 1963/1964. Apontou seis golos na caminhada para o título europeu, um dos quais de extrema importância: foi o autor do 3-3 na final frente ao MTK que levou a decisão para a finalíssima.
Reconhecido como um dos mais letais avançados da sua geração, Ernesto Figueiredo fez parte dos 'Magriços' que, em 1966, representaram Portugal pela primeira vez num Mundial.
Aos amigos e, em especial, à família de Ernesto Figueiredo, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao Clube", pode ler-se.
[artigo atualizado às 18h59 com a nota emitida pelo Sporting]
Por Filipe BalreiraConsulte as escolhas de Rui Borges para o encontro desta noite
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga Betclic
Antigo avançado, que brilhou na década de 60 pelos leões, era conhecido como o 'Altafini de Cernache' devido à propensão para marcar golos ao Benfica
Jogador está cedido pelo Chelsea ao Sporting. A recuperação será depois realizada em Alcochete
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Golo da vitória foi apontado aos 90'+9
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países