FC Porto-Sporting (2-2) terminou com cenas vergonhosas: todas as reações a um clássico polémico

As declarações posteriores e tudo o que sucedeu após o duelo do Dragão

Final caótico no FC Porto-Sporting: agressões, jogadores e equipas técnicas pegadas e até confusão com apanha-bolas

Ao Minuto

12.02.2022
Resumo: um pós-jogo 'quentinho' num clássico que fez faísca

Dentro do relvado o jogo foi disputado no limite, com a habitual intensidade de um clássico, mas o pior ficou mesmo reservado para os momentos posteriores ao apito final. Aí, praticamente no imediato, gerou-se um enorme foco de confusão, a envolver jogadores (titulares e suplentes), equipas técnicas e outros elementos ligados à organização do jogo (identificados com coletes azuis, com a inscrição 'Publicidade'). A cena arrastou-se por largos minutos, levou (até ver) a quatro expulsões - duas para cada lado, antes que tudo tenha efetivamente acalmado, com o abraço entre Rúben Amorim e Sérgio Conceição a ser um (suposto) final da confusão.

Tudo parecia sanado, até chegar a hora das conferências de imprensa. Frederico Varandas apontou ao árbitro, falou num "espectáculo decadente" e apontou a Pinto da Costa, considerando que este jogo "reflete bem o que tem sido os 40 anos" do atual líder portista. Sérgio Conceição não gostou e, depois de uma curta análise do jogo, apontou ao presidente do rival, pedindo-lhe respeito pelo "presidente mais titulado da história".

Já Rúben Amorim não analisou na conferência o encontro - fê-lo na flash interview, onde pediu que se investigue o sucedido como se investigou o caso Nuno Santos em Vizela -, que terminou num empate a dois e deixou tudo na mesma no comando da Liga Bwin.

12.02.2022

Fechamos por aqui o nosso direto de todas reações após o clássico do Dragão entre FC Porto e Sporting. Acompanhe o resto da atualidade no nosso site.

11.02.2022
Rúben Amorim não vai à conferência
11.02.2022
Sérgio Conceição defende Pinto da Costa

"E mais lamentável foi o que assisti na conferência de imprensa antes aqui. Há que respeitar o FC Porto e o presidente mais titulado do mundo. A pessoa em si e depois o melhor dirigente do mundo, opinião não só de pessoas do nosso retângulo e ilhas mas do Mundo. Vejo o respeito que têm por Pinto da Costa".

A carregar o vídeo ...
Sérgio Conceição visa Varandas: «Mais lamentável foi o que assisti aqui na conferência antes da minha...»
11.02.2022
Sérgio Conceição: «São cenas que não fazem bem ao futebol português»

"Só para esclarecer que eu estava a acalmar os meus jogadores e o Hugo Viana o mesmo. Vi um título na CNN errado... Em relação ao final, é de lamentar. São cenas que não fazem bem ao futebol português. Jogo muito competitivo. Difícil para o árbitro, sem dúvida. Lamentámos a perda de dois pontos, porque merecíamos ganhar. Mesmo a perder por 2-0 tivemos situações para marcar. E em duas idas o Sporting marcou. No segundo tempo entrámos com intenção de fazer golos, o Coates é expulso e aí acentua-se ainda mais o nosso domínio. Mesmo sem haver várias situações, houve situações para ganhar o jogo. Estou de acordo que o final foi lamentável, cenas vergonhosas. Não se pode vender um produto com qualidade e depois temos cenas como tivemos na parte final do jogo"

11.02.2022
Conceição na conferência de imprensa
11.02.2022
O vídeo das declarações de Varandas
A carregar o vídeo ...
As declarações arrasadoras de Frederico Varandas após o clássico do Dragão
11.02.2022
Seguem-se as conferências de imprensa

Aguardamos agora pela presença dos treinadores na sala de conferências de imprensa do Dragão.

11.02.2022
Visto de outro lado: Apanha-bolas atira água e atinge Matheus Reis
A carregar o vídeo ...
Visto de outro lado: Apanha-bolas atira água e atinge Matheus Reis
11.02.2022
Frederico Varandas: «Os 40 anos de Pinto da Costa ficaram muito bem demonstrados aqui neste jogo»

"Todos assobiam para o lado para mais um espectáculo decadente, de um país que quer ser da frente da UE e do primeiro Mundo. O que vimos aqui, no final do jogo, com elementos da organização do evento, com coletes azuis, as imagens estão disponíveis, a agredir jogadores em campo. Isto é o pior do desporto, o pior que Portugal tem a nível de desporto. Ninguém tem coragem, acha tudo normal. Ganha-se jogo e é competente. De competência tenho a dizer... Vai ser sempre assim o meu mandato, digo o que penso. Tenho elogiado, mas o João Pinheiro não está minimamente preparado para isto. Não sei se foi por ter estado habituado a arbitrar sem público. Não sei se estará preparado para arbitrar um jogo desta pressão com público. Não chega. Gostava de dizer que não chega chegar ao intervalo e pedir desculpa aos jogadores, ao Hugo Viana, a diuer que o Coates não devia ter levado amarelo. Quem sofre a falta é o Coates, é ele quem vê o amarelo e depois isso é decisivo para ser expulso. O Sporting na segunda parte joga com menos um, quando jamais hoje este Porto ia dar a volta, jamais! Depois temos um amarelo ridículo para o Palhinha e depois pede desculpa, que não era para amarelo. Este árbitro não tem coragem para arbitrar num ambiente destes. Infelizmente acabou num espectáculo destes, deprimente. Faço um apelo. Sou oficial do exército e espero que haja oficiais da GNR que hoje relatem tudo o que viram. Se há aqueles que conseguem ver toques nos genitais... Porque o que vimos foi o pior, os 40 anos de Pinto da Costa ficaram muito bem demonstrados aqui neste jogo. Mas há um problema, este não é o Sporting dos últimos 40 anos. Em abril estaremos aqui na meia-final da Taça e se tiverem de pôr adeptos, elementos das claques como apanha-bolas, que metam!"

11.02.2022
Sérgio Conceição: «Merecíamos mais do que o empate»
epa

"[Chegámos ao empate] principalmente pela qualidade que temos e conseguimos ir buscar o empate. Entrámos muito bem no jogo, tivemos duas situações logo nos primeiros minutos. Pressionámos a primeira fase de construção. Condicionámos muito a sua saída a partir de trás. Numa ou noutra situação criaram perigo e fizeram os golos. Nós tivemos muita bola e conseguimos encostar o Sporting atrás. No 2º tempo retificámos uma ou outra situação. Fomos à procura de fazer golos para ganhar o jogo. Acontece a expulsão do Coates e a partir é praticamente um jogo de sentido único. Tivemos ocasiões para ganhar, perante o campeão nacional. O Sporting sabe aquilo que faz e aquilo que faz é de uma forma simples e eficaz. Nesse sentido, pelo que aconteceu no jogo, merecíamos mais do que o empate".

Confusão no final do jogo

"Eu a separar os meus jogadores, o Hugo a separar os deles. Há sempre ânimos exaltados. Havia muita confusão. Não é bonito, mas eu estava, como alguns do Sporting, a tentar arrefecer os ânimos e acalmar os jogadores. Infelizmente houve expulsões."

11.02.2022
Rúben Amorim: «Que haja a mesma investigação que houve no lance do Nuno Santos»

"Tínhamos o jogo controlado, mas o FC Porto foi ganhando muitos cantos. Devíamos ter percebido o jogo melhor nessa fase. O FC Porto ganhou muito por aí. O jogo depois mudou com a expulsão", assumiu o técnico do leão.

Jogada do segundo golo

"É completamente indiferente, queremos é marcar golo"

"Foram dois pontos perdidos. Perdemos vários jogadores para os próximos jogos, só podemos estar chateados com o resultado e a falta dos jogadores."

Confusão no final

"Nervos à flor da pele, depois um vai para separar e entra a confusão. Começou no início da semana, nós temos de aguentar e fazer a nossa parte. Quando um está lá, não interesse se é feio, tentamos e temos de ir lá ajudar. A mesma investigação que houve ao lance do Nuno Santos, tem de ser igual aqui"

11.02.2022
Paulinho: «A partir do momento da expulsão, o jogo muda completamente»

"A partir do momento da expulsão, o jogo muda completamente. Cabia-nos segurar o 2-1 ou procurar o terceiro", disse o avançado.

11.02.2022
Fábio Vieira: «Só uma equipa é que quis verdadeiramente jogar»

Eleito como homem do jogo, Fábio Vieira destaca a reação portista em declarações à SportTV.

"Acima de tudo acabámos por sofrer cedo e não estávamos à espera. Tinhamos o mínimo tempo para reagir e era importante marcar. Conseguimos reduzir ainda no primeiro tempo e o jogo acaba em empate, mas fomos para cima deles após o interval porque queríamos mais, mas infelizmente não conseguimos.

São duas grandes equipas. Queríamos muito ganhar. Acho que só uma equipa é que quis verdadeiramente jogar. É inadmissível o tempo de jogo útil.

Queríamos somente a vitória, não procurámos o empate. É certo que somos líderes com distância e vamos fazer tudo para ser campeões.

É um clássico, está toda a gente de cabeça quente e pode acontecer qualquer coisa a qualquer momento. Temos de melhorar esse comportamento".

11.02.2022
Final caótico: agressões, jogadores e equipas técnicas pegadas e até confusão com apanha-bolas
Final caótico no FC Porto-Sporting: agressões, jogadores e equipas técnicas pegadas e até confusão com apanha-bolas
11.02.2022

Os ânimos acalmaram e os jogadores já recolheram ao túnel. Aguardemos pelas declarações dos protagonistas.

11.02.2022
Treinadores trocam abraço após a confusão

Largos minutos depois da confusão, Sérgio Conceição e Rúben Amorim dão o exemplo e abraçam-se.

11.02.2022
Otávio e Tabata trocam ameaças
SportTV

O gesto não engana. Otávio e Tabata 'prometem' resolver a confusão no túnel... Cenas absolutamente lamentáveis!

11.02.2022
Mais dois cartões vermelhos!

Para lá de Palhinha, também Tabata e Pepe viram o cartão vermelho. É o caso completo no relvado do Dragão.

11.02.2022
Apito final e... confusão

Poucos segundos depois do apito final, gerou-se um enorme foco de tensão, com a presença de jogadores e equipas técnicas. Na sequência, Palhinha foi expulsão.

11.02.2022
Empate entre FC Porto e Sporting

Empate no marcador final num clássico que foi quentinho do princípio a fim. O Sporting começou bem, esteve a ganhar por 2-0, mas o FC Porto conseguiu o empate já no segundo tempo, isto num jogo que acaba por ficar marcado pela expulsão polémica de Coates. Um lance que promete dar que falar nas reações ao desfecho deste encontro, que poderá seguir neste direto. Fique por aí!

Por Record
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga Bwin

Notícias

Notícias Mais Vistas