Emblema de Matosinhos emitiu um comunicado a confirmar que o técnico foi dispensado por 15 dias
A polémica entre Bruno China e a SAD do Leixões continua a dar que falar e, desta feita, foi a vez da sociedade leixonense emitir um comunicado a esclarecer a situação em torno do técnico dos sub-23.
A SAD liderada por Paulo Lopo fala em "planeamentos estratégicos" para aquela equipa que foram "sistematicamente desrespeitados" e aponta que Bruno China deixou aquele escalão ao abandono depois da passagem de tocha de Carlos Pinto para Manuel Cajuda, "eventualmente" por possíveis expectativas que foram criadas pelo treinador quanto à possibilidade de se manter no comando.
Eis o comunicado na íntegra:
"Face às notícias veiculadas durante a tarde de hoje em alguns órgãos de comunicação social e páginas que se intitulam de apoio ao Leixões e não passam de fake news, em que Bruno China é o visado, cumpre o Leixões SC – Futebol, SAD informar que as mesmas não correspondem à realidade.
Primeiramente, estamos a falar de Bruno China, uma referência do Leixões, à qual esta Administração lhe renovou o contrato como futebolista e, posteriormente, lhe ofereceu um vínculo de cinco épocas na estrutura técnica das nossas equipas. A inclusão de Bruno China na estrutura da SAD teve sempre como objetivo a transmissão da mística do Leixões. Não obstante, importa referir que existiam planeamentos estratégicos em relação à gestão da equipa que assumiu (sub-23) e que sistematicamente foram desrespeitados.
No período de transição entre a saída do treinador Carlos Pinto e a entrada em funções do atual técnico, Manuel Cajuda, foi confiado ao Bruno China o comando da equipa principal, como foi visível no jogo com a Académica, da 18ª jornada da LigaPro. Quiçá, por essa razão, foram, eventualmente, criadas expetativas pelo próprio de que seria o treinador da equipa principal até ao final da presente temporada. Incompreensivelmente, porque foi comunicado publicamente que estava de forma interina no comando da equipa.
Com essa passagem, verificou-se um abandono completo da equipa sub-23, da qual era responsável, tendo a mesma, como é conhecimento público, sido liderada pelo coordenador José Augusto Faria, que, inclusive, a preparou para as jornadas seguintes. Com a entrada de Manuel Cajuda, Bruno China não só se escusou a ajudar o treinador da equipa principal nos compromissos oficiais seguintes (fê-lo apenas no primeiro dia), o que lhe foi pedido pelo próprio e pela Administração da SAD, como, inclusive, ignorou toda a preparação efetuada pelo José Augusto Faria para os compromissos seguintes da equipa sub-23. Estas atitudes menos refletidas levaram a que, na defesa dos interesses do próprio treinador e do Leixões, Bruno China fosse dispensado das suas funções, por um período de 15 dias, para refletir sobre o projeto que atualmente dirigia e gerir melhor emocionalmente todo o processo pelo qual tinha passado.
Numa notícia é referido o pedido por parte do presidente para que um determinado jogador fosse utilizado, quando o mesmo não tinha sequer sido convocado. E já nem se encontrava no país. Sintomático.
Lembramos que o Leixões é o mais importante de tudo. Ninguém está acima do clube, quer sejam presidentes, jogadores, treinadores ou, até mesmo, antigas glórias. A grandeza deste emblema não se compadece com interesses de carreiras pessoais, por muito que possamos respeitar, e respeitamos, aqueles que no passado honraram com glória a nossa camisola.
A Administração da SAD"
Bebés do Mar empataram com o Gil Vicente
Jogo disputa-se na quarta-feira; chuva intensa prejudicou o 'tapete verde'
Aos 73 minutos, o árbitro apontou para a marca dos onze metros por alegada falta do guarda-redes dos leões
Avançado do Famalicão distinguido pela Federação
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam