Arthur Cabral estreou-se a marcar num triunfo encarnado por 4-1
O Benfica está apurado para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, como seria expectável. As águias ganharam na casa do Lusitânia, do Campeonato de Portugal, por 4-1. João Mário abriu o marcador aos 9' com um toque de classe de calcanhar, com Rafa Silva a aumentar aos 35' ao aparecer isolado em frente a Diogo Sá, após assistência de Chiquinho. Em cima do intervalo, a formação da casa ganhou alento ao conquistar um penálti, cometido por Aursnes. Chamado a bater, Enzo Ferrara enganou Samuel Soares.
Sem grandes sobressaltos, o Benfica aumentou a diferença, aos 67'. Arthur Cabral estava a ter uma tarde desinspirada, mas teve a frieza para picar a bola por cima de Diogo Sá. Aos 87', Tiago Gouveia acelerou rumo à baliza e também passou a bola por cima do guardião adversário para fechar as contas.
Esta é a última substituição do Benfica.
Está feito o 4-1 para o Benfica. Tiago Gouveia aumenta a diferença com o golo da tarde. Servido por Aursnes, o extremo acelerou até chegar à área e picar a bola por cima de Diogo Sá.
Guedes cabeceia para o fundo da baliza, mas o árbitro entende que o avançado empurrou Itto Cruz.
Gonçalo Guedes marcou, mas havia fora-de-jogo. João Neves lançou Jurásek com um excelente pormenor, mas o checo estava em posição adiantada antes de cruzar para o avançado.
Arthur Cabral e Rafa dão os lugares a Musa e Tiago Gouveia no Benfica. No Lusitânia, entram Ragner Paula e Paulo Bessa para os lugares de Pedro do Rio e Gonçalo Cabral.
Está feito o 3-1 para o Benfica. Estava tudo a correr mal a Arthur Cabral, mas agora o brasileiro estreia-se a marcar de águia ao peito e logo com um golo de muita classe. Chiquinho recuperou a bola, deu a Guedes e este isolou o ponta-de-lança, que picou a bola por cima de Diogo Sá.
João Neves esteve muito perto do golo... segundos depois de uma trapalhada defensiva das águias. Após um escorregão de António Silva, Morato recuperou a bola em zona perigosa e conseguiu lançar Rafa no contra-ataque. O camisola 27 serviu João Mário, que, por sua vez, tocou para João Neves. À entrada da área, o médio rematou ligeiramente ao lado.
O avançado entrou com vontade de mostrar serviço. Agora, rematou de fora da área para defesa apertada de Diogo Sá.
O avançado do Benfica apareceu em boa posição para finalizar, quase na pequena área, após um cruzamento de Jurásek, mas acabou por desviar a bola da baliza. Passou o perigo para o Lusitânia.
Há duas alterações na equipa do Benfica para esta segunda parte. Jurásek e Gonçalo Guedes rendem Bernat e Tengstedt.
O Benfica está a vencer o Lusitânia por 2-1, ao intervalo. As águias abriram cedo o marcador, com um golo de João Mário, logo aos 9'. Depois de uma fase mais morna, Rafa aumentou a diferença aos 35 e, quando se pensava que o jogo podia estar arrumado, a equipa da casa conquistou um penálti, cometido por Aursnes, em cima do intervalo. Ferrara não vacilou e reduziu a diferença.
O Lusitânia reduziu para a margem mínima a desvantagem diante do Benfica, com Ferrara a concretizar um penálti por falta de Aursnes.
O Lusitânia ganha uma nova esperança em cima do intervalo. Ferrara bateu para a sua direita e enganou Samuel Soares. O Benfica vence agora pela margem mínima.
Aursnes comete penálti! O norueguês faz uma carga sobre Gonçalo Cabral e o árbitro não hesita. O Lusitânia tem uma grande oportunidade para ganhar esperanças.
Gonçalo Cabral volta a conseguir atirar à baliza. Samuel Soares mostrou-se atento e desviou para canto.
O Benfica ampliou a vantagem diante do Lusitânia aos 36 minutos, com Rafa a bater o guardião dos açorianos num lance muito discutido pela formação insular por possível fora de jogo do extremo.
O Benfica aumenta a diferença por Rafa! O avançado surgiu isolado após uma assistência de Chiquinho e atirou para o lado esquerdo de Diogo Sá. O Lusitânia ainda protestou fora-de-jogo, mas o jogador do Benfica, aparentemente, está em jogo.
Aí está a primeira defesa de Samuel Soares. Após uma arrancada de Luís Felippe a deixar Bernat para trás, Gonçalo Cabral recebeu de costas para a baliza, virou-se e rematou para a intervenção do guardião benfiquista.
Grande jogada de João Neves a rodar sobre um adversário e a cruzar desde a esquerda para Arthur Cabral que, apertado, remata ao lado.
Com o Benfica em vantagem, a partida ficou agora com o ritmo mais lento. Desde o cabeceamento ao lado de Tengstedt, as águias ainda não conseguiram criar oportunidades. O Lusitânia vai tentando chegar algumas vezes à área benfiquista.
Que qualidade, João Mário #sporttvportugal #TAÇAnaSPORTTV #sclusitania #benfica pic.twitter.com/JEXXs1O8u2
O Benfica esteve perto do 2-0, outra vez num lance com Aursnes envolvido. O norueguês cruzou para Tengstedt, que cabeceou ligeiramente ao lado.
Está feito o 1-0 para o Benfica. João Mário abre o marcador com um remate artístico, de calcanhar. O médio apareceu na área para concluir após um cruzamento rasteiro de Aursnes. Segundos antes, o médio já tinha feito um remate à figura de Diogo Sá.
Aí está a primeira grande oportunidade do Benfica. Rafa rematou após uma boa combinação com Bernat, valendo a defesa de Diogo Sá.
Arranca a partida.
Cá está o onze da formação açoriana: Diogo Sá; David Semedo, André Amaral, Diogo Careca e Enzo Ferrara; Pedro do Rio, Baviskon Biai e António Legatheaux; Luis Felippe, Rafael Silva e Gonçalo Cabral.
O nosso para o jogo desta tarde! #SCLSLB • #TaçadePortugal pic.twitter.com/jZbQiPL4z9
O jogo será apitado por Ricardo Baixinho, da AF Lisboa.
O Lusitânia chega a este jogo com o estatuto de líder da Série C do Campeonato de Portugal e, houve, desde logo, uma garantia do seu treinador em relação à identidade da equipa para este jogo. "Não há autocarros nem caravanas. Não haverá disso. Não faz qualquer sentido preparar algo a que a equipa não está habituada", sustentou Ricardo Pessoa, que chegou a esta eliminatória depois do triunfo caseiro frente ao Marialvas por 1-0, na 2ª ronda.
O treinador alemão deixará mais de meia equipa titular de fora. Bah, Di María e Kökçü continuam lesionados e até estão em dúvida para o jogo de terça-feira frente à Real Sociedad. Trubin, Otamendi e Neres também não viajaram, tendo sido os jogadores que chegaram mais tarde dos compromissos das seleções.
Antes do encontro, Roger Schmidt garantiu que o Benfica vai respeitar o adversário, que joga no Campeonato de Portugal, até porque o dever da equipa "é jogar um futebol de alto nível", sendo que há uma meta clara nesta prova. "O nosso objetivo é vencer a competição", expressou.
Boa tarde. Lusitânia e Benfica defrontam-se esta sexta-feira, às 16h30 (15h30 nos Açores, onde o encontro vai acontecer), em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Poderá acompanhar por aqui todas as incidências do encontro.
A próxima fase da Taça de Portugal vai decorrer no fim de semana de 18 e 19 de outubro e já incluirá 18 clubes da 1.ª divisão, entre os quais Sporting, Benfica e FC Porto
O avançado maliano foi o homem do jogo, com envolvimento direto em todos os golos na vitória por 3-1
Sacavenense vendeu cara a derrota, com um 'bis' de Juan Muñoz (114' e 120'+2) a apurar a formação da cidade do Lis para a 3.ª ronda
Sueco Philip Tear foi o grande herói do emblema do 4.º escalão ao defender dois remates dos 11 metros
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele