Águias não vão defender título por considerarem datas "incompatíveis com o calendário competitivo oficial"
Estalou a polémica em Itália à volta da participação do Benfica na Women's European Champions de futsal. As águias alegaram a "incompatibilidade com o calendário competitivo oficial" para não defenderem o título conquistado na temporada passada e atiraram: "O Benfica considera que este comportamento da organização não abona a que esta prova tenha o desejado reconhecimento oficial, ao deixar de fora o último vencedor do troféu e atual heptacampeão nacional."
Ora, o Bitonto, emblema italiano organizador do torneio, veio a público reagir e acusou o emblema encarnado de "desrespeitar" a prova e "os clubes históricos que aceitaram participar, modificando os calendários já fixados", pelo facto de as águias "enfatizarem que a sua ausência influencia a cotação deste torneio".
Relacionadas
O clube transalpino revela que, depois de "utilizadas sondagens informais para permitir o envio de convite oficial aos clubes", encontrou "uma total rigidez da congénere portuguesa em deslocar os jogos das competições internas, portanto, mostrou um total desinteresse em participar". "Nessa altura considerou-se inútil insistir (depois de o ter feito várias vezes!) em convidar alguém que não tinha mostrado interesse em aceitar o nosso convite", pode ler-se no comunicado.
A semana em questão é a de 17 a 21 de dezembro, que não se enquadra nas janelas UEFA e, "como tal, era elegível para a realização de um torneio internacional". "Todos os clubes que aceitaram com entusiasmo o convite solicitaram às suas federações a deslocação dos jogos de campeonato ou taças em que estavam envolvidos nessa semana, tal como aconteceu com todas as equipas que participaram nas edições anteriores. A presença em competições nacionais nunca foi um obstáculo nas edições passadas, logo parece-nos curioso que se torne subitamente um obstáculo em 2024", concluiram.
Segundo apurámos, esta situação tem provocado algum mau-estar no Benfica. Para além do clube, pela primeira vez e depois de ter conquistado o troféu, falhar a prova, os dirigentes pretendem averiguar se algo falhou na forma como a comunicação com o clube organizador foi feita.
Contactados por Record, os dirigentes dos encarnados não quiseram tecer comentários.
Selecionador português avalia situação da modalidade
Selecionador destaca futsal "extremamente positivo" de Portugal
Equipa de Cassiano Klein soma 12.º triunfo em 12 jogos e segue firme na liderança da Liga Placard
Seleção feminina de futsal foi homenageada esta terça-feira na Cidade do Futebol
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura