Águias não vão defender título por considerarem datas "incompatíveis com o calendário competitivo oficial"
Estalou a polémica em Itália à volta da participação do Benfica na Women's European Champions de futsal. As águias alegaram a "incompatibilidade com o calendário competitivo oficial" para não defenderem o título conquistado na temporada passada e atiraram: "O Benfica considera que este comportamento da organização não abona a que esta prova tenha o desejado reconhecimento oficial, ao deixar de fora o último vencedor do troféu e atual heptacampeão nacional."
Ora, o Bitonto, emblema italiano organizador do torneio, veio a público reagir e acusou o emblema encarnado de "desrespeitar" a prova e "os clubes históricos que aceitaram participar, modificando os calendários já fixados", pelo facto de as águias "enfatizarem que a sua ausência influencia a cotação deste torneio".
Relacionadas
O clube transalpino revela que, depois de "utilizadas sondagens informais para permitir o envio de convite oficial aos clubes", encontrou "uma total rigidez da congénere portuguesa em deslocar os jogos das competições internas, portanto, mostrou um total desinteresse em participar". "Nessa altura considerou-se inútil insistir (depois de o ter feito várias vezes!) em convidar alguém que não tinha mostrado interesse em aceitar o nosso convite", pode ler-se no comunicado.
A semana em questão é a de 17 a 21 de dezembro, que não se enquadra nas janelas UEFA e, "como tal, era elegível para a realização de um torneio internacional". "Todos os clubes que aceitaram com entusiasmo o convite solicitaram às suas federações a deslocação dos jogos de campeonato ou taças em que estavam envolvidos nessa semana, tal como aconteceu com todas as equipas que participaram nas edições anteriores. A presença em competições nacionais nunca foi um obstáculo nas edições passadas, logo parece-nos curioso que se torne subitamente um obstáculo em 2024", concluiram.
Segundo apurámos, esta situação tem provocado algum mau-estar no Benfica. Para além do clube, pela primeira vez e depois de ter conquistado o troféu, falhar a prova, os dirigentes pretendem averiguar se algo falhou na forma como a comunicação com o clube organizador foi feita.
Contactados por Record, os dirigentes dos encarnados não quiseram tecer comentários.
Bruno Pinto, Rocha e Zicky Té bisaram no triunfo inequívoco por 8-0
Carlinhos e Diego Nunes bisaram; Raúl Moreira também marcou, mas depois foi expulso
Saiu de casa aos 16 anos para lutar pelo sonho e hoje lidera a lista dos goleadores da Liga Placard
Selecionador focado na revalidação do título
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus