O primeiro-ministro, António Costa, saudou esta quarta-feira o "apuramento inédito" para o Mundial de futebol feminino alcançado pela seleção portuguesa, qualificando-o de um feito histórico.
"Histórico! Portugal bate Camarões e garante apuramento inédito para o Mundial de futebol feminino. Parabéns pela enorme conquista!", saudou o chefe do Governo numa publicação na rede social Twitter.
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, felicitou também a seleção portuguesa de futebol feminino na sua qualificação, "pela primeira vez, para a fase final do mundial".
"Um grande feito para o desporto português e para a igualdade no desporto!", declarou Santos Silva na rede social Twitter.
Também João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, deixou uma mensagem no Facebook: "Parabéns à Selecção Nacional feminina de futebol! A vitória por 2-1 contra Camarões garantiu a Portugal um apuramento inédito para o Mundial feminino de futebol. Um resultado histórico! Um passo de gigante para fazer do desporto um campo para a igualdade. Um feito marcante na afirmação internacional do Desporto português".
A seleção portuguesa feminina de futebol qualificou-se hoje para o Mundial de 2023, ao vencer os Camarões por 2-1, na final do Grupo A do Playoff Intercontinental, em Hamilton, na Nova Zelândia.
Uma grande penalidade apontada por Carole Costa, aos 90+4 minutos, selou a inédita qualificação lusa, depois de, aos 89, a camaronesa Ajara Nchout ter 'anulado' o tento inicial de Portugal, apontado por Diana Gomes, aos 22.
As comandadas de Francisco Neto juntam-se no Grupo E o vice-campeão em título Holanda (23 de julho), ao Vietname (27) e aos detentores do troféu Estados Unidos (01 de agosto), de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.
Por Lusa