Dolores Silva radiante com apuramento para o Euro'2025: «Muito feliz e grata por viver tudo isto»

Capitã da Seleção Nacional falou aos jornalistas na chegada a Portugal

• Foto: Fábio Poço/Movephoto

A Seleção Nacional feminina chegou esta quarta-feira a Portugal depois de, ontem, ter conseguido o apuramento para o Euro'2025, ao vencer a República Checa, fora de casa, por 2-1. Em declarações aos jornalistas no aeroporto, a capitã Dolores Silva mostrou-se muito feliz pelo cumprir da missão.

"Aproveitámos ao máximo e desfrutámos muito desde o momento em que acabou ao jogo até que chegámos aqui. Festejámos ao máximo", começou por referir.

Quando entraram para o jogo, o que sabiam que era preciso?

"Sabíamos que era o tudo ou nada, estava em jogo o apuramento para uma fase final. Sabíamos da responsabilidade, da pressão, e jogando fora de casa sabíamos que ia ser complicado. Mas acho que a equipa entrou muito focada, concentrada e a cumprir o que tínhamos trabalhado. E com uma alma gigante, algo que sempre nos caracterizou muito".

Principal mensagem que deixou às jogadores como capitã

"Desfrutar e ser Portugal. Uma das coisas que digo sempre é para não termos medo de nada e assumir o nosso jogo. O que mais temos a fazer é desfrutar destes momentos. Representar a Seleção é um orgulho, uma honra muito grande, e cada uma de nós sabe disso".

O que lhe passa pela cabeça quando a bola bate na barra nos últimos segundos?

"Sou sincera, só soube que bateu na trave quando recebi uma mensagem. Tinha levado uma pancada na cabeça e não me apercebi de nada. Só soube depois do jogo. Felizmente, foi na trave e não entrou. Nem tive esses calafrios".

Aumenta a responsabilidade no Europeu?

"A responsabilidade é sempre muito grande. Agora é desfrutar do apuramento e pensar que em fevereiro temos a Liga das Nações. Temos um grupo competitivo, com um nível altíssimo, e é esse o cenário perfeito para continuarmos a trabalhar. No Europeu, pensar jogo a jogo".

Momento mais difícil na caminhada para o Europeu?

"Acaba sempre por ser o último jogo porque foi onde se decidiu tudo".

O que isto diz de Portugal? É a capitã desta equipa, terceira vez consecutiva num Europeu, também estiveram no Mundial, recorde de assistência no Dragão...

"Muito feliz, muito grata por viver tudo isto. É um sinal de crescente, que Portugal tem muito talento e têm de continuar a acreditar em nós e a darem-nos a mão. Portugal tem um futuro brilhante, e agora tenho a certeza que num futuro próximo vamos sorrir ainda mais com títulos".

Faz parte das jogadoras mais velhas desta geração. Este Europeu será um fim de ciclo para algumas?

"Não falámos sobre isso. Quando aqui estamos, tentamos viver o momento. É isso que devemos fazer. Quando chegar a altura, chegou. O que queremos é desfrutar ao máximo".

Por André Santos
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Seleção Feminina
Notícias
Notícias Mais Vistas