“Vamos a isso! Quando e onde?” Foi esta a resposta que ouvimos quando convidámos a já famosa dona Celeste para uma aula de capoeira com um jornalista da nossa equipa. Depois de ter brilhado no episódio inaugural da minissérie ‘Sem Limites’, ao dar um tremendo exemplo num ringue de boxe, esta imparável septuagenária nem hesitou ao ser confrontada com o novo desafio. A ideia era dar a conhecer esta que é uma das modalidades presentes na ‘ementa’ do Record Challenge Park, que decorre no próximo dia 31, no INATEL... mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro.
“Vão levar poucas, vão.” Quando a equipa de reportagem do nosso jornal ouviu a dona Celeste proferir esta simples frase, à porta do Espaço Bassula, deveria logo ter percebido o que ia acontecer. Sim, porque nunca é boa ideia um mero aprendiz defrontar uma amante da modalidade. Yuri Bumba e Andreia Gomes, professores e donos desta escola em São Domingos de Rana, acolheram-nos de braços abertos e deram-nos o equipamento adequado para que não houvesse desculpas. Yuri agarrou-se ao berimbau e chamou ‘reforços’ para tocarem atabaque e pandeiro. Para quem não sabe, a capoeira agrega as culturas africana e brasileira e combina uma série de artes marciais com música e movimentos rítmicos. “Gosto tanto disto. É uma adrenalina... uma sensação espetacular”, diz-nos Celeste, de 74 anos, durante o aquecimento. A conversa estava boa, mas foi rapidamente interrompida pelo eco de duas palmas. “Bem, vamos lá começar”, disse Andreia, conhecida por boneca nos meandros da capoeira.
Era hora de aprender a ginga, um dos principais movimentos desta arte, que no fundo serve para manter o ritmo e ligar todos os movimentos como a esquiva, pontapés, cabeçadas e diversos outros golpes. Depois desta breve lição seguiu-se o frente-a-frente com Celeste, que acabou por calcular mal um pontapé e acertar na cabeça... deste que vos escreve. A esquiva, diga-se, também não foi perfeita. O momento provocou risos, mas acabou por ser o reflexo de um final de tarde bem passado. “A capacidade de adaptação é o que torna a capoeira tão especial. Conseguimos trabalhar com crianças desde os 3 anos até aos seniores. Quem não percebe de capoeira vê uma roda e deve pensar que é tudo a mesma coisa, mas cada toque tem uma função. Temos jogos mais estratégicos, acrobáticos, outros mais lutados”, explica Andreia, que tem em Celeste uma fiel seguidora. “Apaixonei-me logo. Adoro tudo o que seja para mexer e daí não ter largado mais a boneca. Só tenho pena de ter começado tão tarde”, afirma a ‘nossa’ enérgica avó.
Foco no lado social
Além do Espaço Bassula, Andreia e Yuri lideram a Associação Tira-me da Rua e foi em representação desta instituição de cariz social que brilharam recentemente nos Jogos Europeus de capoeira. Para boneca é “fundamental” existirem eventos como o Record Challenge Park para utilizar o desporto como motor social: “É preciso criar memórias e experiências entre todos, dos mais novos aos mais velhos.”
Festa aproxima-se
O tempo passa a correr e o Record Challenge Park está mesmo aí à porta. É já dia 31 de maio que cortamos a fita da 9ª edição de um evento que, ano após ano, ganha cada vez mais espaço no panorama desportivo nacional.
O Parque de Jogos 1º de Maio INATEL vai vestir-se a rigor para receber miúdos e graúdos, num ambiente verdadeiramente familiar que certamente ficará mais uma vez marcado por muitas pingas de suor, gargalhadas, abraços e correrias. Os nossos Jogos Olímpicos em ponto pequeno são feitos a pensar única e exclusivamente em si e existirão naturalmente muitas novidades, com o radiomodelismo e o boccia a surgirem pela primeira vez na ‘ementa’ de modalidades, como pode ver na infografia que segue em baixo. Temos também quase 9 mil euros em prémios para distribuir.
São tudo motivos para se inscrever, até porque é... gratuito! Basta visitar o site – www.recordchallengepark.pt –, colocar os seus dados e receberá depois um mail com um link para aceder à Área Reservada. Aí poderá gerir a sua inscrição, bem como a dos seus familiares. Também poderá escolher os torneios, consultar informações e resgatar o seu RCP QR Code. Não perca tempo!
Tradição cumpriu-se com mais de 19 mil pessoas que coloriram um dia bem repleto de desporto e com festa para todas as idades
Modalidade paralímpica é uma das novidades desta edição
Modalidade é uma das novidades na 9.ª edição da iniciativa que está a animar o Parque de Jogos 1.º Maio INATEL, em Lisboa
Atividade física e muito divertimento é o que o espera no Parque de Jogos 1.º de Maio em mais uma edição das nossas Olimpíadas. Marque na agenda!
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1