O antigo defesa do Benfica, Jean Claire Todibo, compareceu na conferência de imprensa após o empate a zeros do Nice frente ao Clermont Foot e foi questionado pelo portal francês ‘Canal Plus’ sobre um eventual regresso ao Barcelona, ao qual o defesa francês não fechou as portas. "Um regresso ao Barcelona? Porque não?", começou por dizer o jogador que esteve contratualmente ligado aos blaugrana entre 2019 e 2021.
O defesa central francês chegou ao Barcelona por 1 milhão de euros, proveniente do Toulouse, com apenas 19 anos de idade e acabou por não ter muitas oportunidades para demonstrar o seu valor, sendo relegado para segundo plano, ofuscado pelos grandes nomes que compunham o eixo da defesa do clube, cumprindo apenas 5 jogos pelos blaugrana. O jogador de 24 anos assume que chegou ao clube demasiado jovem e não aproveitou as oportunidades como queria, contudo não se arrepende da decisão.
"Não me arrependo de todo. Para mim, o Barcelona continua a ser uma grande experiência. Aprendi muito com Gerrard Piqué, Samuel Umtiti e Clément Lenglet. Foi bom para mim, descobri o que é jogar a alto nível. Não tive os minutos que queria porque à minha frente havia jogadores muito bons. O treinador Ernesto Valverde também estava sob muita pressão dos adeptos e é normal colocar Piqué no lugar de um jovem inexperiente de 19 anos", começou por dizer.
A sua breve passagem pela Catalunha ficou marcada por sucessivos empréstimos, ao Schalke 04, ao Benfica e depois ao Nice, onde se transferiu em definitivo em 2021 por 8.5 milhões + 7 por objetivos depois de uma cedência de 6 meses. O jogador que alinhou apenas em dois encontros pelos encarnados, considera que os períodos de empréstimos contribuíram muito para o seu crescimento enquanto jogador e amadurecimento como pessoa, destacando a experiência na Alemanha.
"No Schalke foi onde aprendi mais do ponto de vista humano. Deram-me tudo o que eu precisava, tive minutos, mas infelizmente fomos encurtados pelo confinamento e no meu regresso faltou-me humildade. Relaxei, desrespeitei todas as pessoas que confiaram em mim no clube. Pedi-lhes desculpa. Aprendi muito. As minhas três experiências no Barcelona, Schalke e Benfica fizeram de mim um homem novo", explicou.
O defesa central francês tem sido um dos principais destaques da grande campanha do Nice na Ligue 1, o clube francês é a defesa menos batida do campeonato com 15 golos, e tem sido associado a uma transferência para a Premier League, que conta com vários interessados nos serviços do jogador. O futebolista que tem contrato com o clube francês até 2027, confirmou que existiram propostas de grandes clubes e que considerou transferir-se para um clube de maior condição, contudo preferiu permanecer no Nice, assumindo o desejo de ser convocado para o Campeonato da Europa de 2024 pelo selecionador Didier Deschamps.
"Renovei o meu contrato com o Nice no final de 2022. Como é que senti o interesse dos grandes clubes? Vivi situações diferentes das anteriores na minha carreira. O meu pensamento era muito mais profundo, muito mais refletido. Não queria cometer um erro na minha escolha. Estava muito calmo. A reflexão é muito mais importante do que quando comecei. Estou à espera que me sejam apresentados os projetos completos. Se fizer uma boa época, posso candidatar-me ao Campeonato da Europa, pensei no verão. Não vou mentir e dizer que não me ocorreu dizer a mim próprio que talvez fosse necessário jogar num clube de topo para aumentar as minhas hipóteses, mas também há garantias quando se joga no Nice", argumentou.
Por RecordAs declarações do treinador do Manchester United depois do empate frente ao Bournemouth (4-4)
Wesley França marcou único golo do jogo aos 61 minutos
Visitantes ficaram à beira do golo nos descontos, com o guarda-redes Lammens a 'salvar' os red devils da derrota; Bruno Fernandes marcou um golaço de livre direto
Internacional português restabeleceu o empate aos 77 minutos
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League