Gerard Houllier, antigo treinador do Liverpool entre outras equipas, morreu esta segunda-feira aos 73 anos. A informação foi avançada pelo 'L'Équipe'.
Houllier faleceu um dia depois de regressar a casa após ter sido submetido a uma nova operação ao coração num hospital de Paris.
Os problemas cardíacos de Houllier começaram a 13 de outubro de 2001 precisamente antes de um jogo do Liverpool. Houllier continou a treinar durante mais uma década, tendo de abandonar o Aston Villa em 2010/11 por esses motivos.
Nas redes sociais já há muitas homenagens ao treinador francês, que também orientou os Bleus. "Oh, não! Gerard Houllier morreu. Uma das pessoas mais inteligentes, calorosas e adoráveis do futebol", escreveu Gary Lineker.
Além de vários clubes em França e da seleção gaulesa, Houllier também trabalhou em Inglaterra, tendo treinado o Aston Villa e o Liverpool, pelo qual conquistou dois títulos europeus: a Taça UEFA e a Supertaça, ambos em 2001.
Em França, Houllier sagrou-se campeão no comando do Paris Saint-Germain, em 1986, conquistando o primeiro título da história do clube parisiense - atual grande dominador da modalidade no país -, bem como do Lyon, em 2006 e 2007.
No Liverpool, viveu um ano de sucesso quase absoluto em 2001, no qual, além dos dois títulos continentais, também ergueu a Taça de Inglaterra, a Taça da Liga e a Supertaça inglesa, tendo apenas falhado a conquista do campeonato da época 2000/01, alcançada pelo Manchester United.
No comando da seleção francesa teve menos sucesso, quer como adjunto de Michel Platini, entre 1988 e 1992, quer como selecionador principal, tendo orientado os 'bleus' durante apenas 12 jogos, dos quais resultou um falhanço histórico na qualificação para o Mundial de 1994.
Sem nunca ter sido futebolista profissional, Houllier construiu uma longa carreira como treinador e 'manager', desde o início dos anos 80 do século passado, no Lens, até à época 2010/11, quando deixou o Aston Villa e o mundo do futebol.
Dragões e minhotos defrontam Utrecht e Genk, respetivamente
Iván Alejo preotagonizou momento insólito no embate frente ao Granada
Agente do jogador diz que, neste momento, o mais importante é terminar bem a temporada
Selecionador brasileiro questionado sobre a reação intempestiva do extremo após ser substituído no clássico com o Barcelona
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar