A comissão especial criada pela FIFA para propor alternativas ao agendamento do Mundial'2022, no Qatar, recomendou esta terça-feira, que a competição tenha lugar em novembro e dezembro.
A comissão foi criada em outubro de 2014, depois dos problemas que surgiram no Mundial do Brasil, devido às altas temperaturas. A recomendação vem confirmar o que já tinha sido avançado por alguns meios de comunicação social.
O xeique Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, presidente da Confederação Asiática de Futebol e líder desta comissão, revelou, no final de uma reunião em Doha, que "as recomendações apontam para novembro/dezembro, embora existam outras alternativas", como janeiro/fevereiro.
Segundo Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, a FIFA tomará uma decisão final sobre as datas na próxima reunião do Comité Executivo, agendada para 19 e 20 de março, em Zurique.
Ao fim de seis meses de consultas e reuniões, o líder do grupo de trabalho da FIFA garantiu que todas as confederações mundiais concordam com as datas que permitem escapar às altas temperaturas do verão, já que o Mundial costuma realizar-se nos meses de junho/julho.
Só depois da próxima reunião do Comité Executivo, e das decisões aí tomadas, a FIFA assumirá a pasta dos acertos de calendário para o período de 2018 a 2024.
"Estamos muito satisfeitos por, após cuidada ponderação sobre as várias opiniões de todos os interessados, termos chegado à conclusão que esta decisão [Mundial de 2022 no inverno] é a melhor solução", disse o líder do grupo de trabalho da FIFA, que também é membro do Comité Executivo.
Para o presidente da Confederação Asiática, "esta foi uma tarefa com muitos desafios", pelo que deixou um agradecimento "a toda a comunidade do futebol por toda a ajuda produtiva e construtiva".
Negociações arrancam logo depois do duelo diante do Estudiantes
Jovem craque de apenas 18 anos defende as cores do River Plate
Defesa marroquino do PSG incorre numa pena de 15 anos de prisão
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria