Portugal ocupa o segundo lugar no número de futebolistas transferidos para o estrangeiro, segundo um relatório publicado esta terça-feira pela FIFA, relativo ao mercado de transferências recentemente concluído.
No documento, a FIFA destaca que, apesar de existir um retorno a alguma normalidade, o número de transferências manteve-se baixo no passado mercado de verão, sensivelmente ao nível de 2020, consequência ainda da pandemia de covid-19.
No total, a FIFA revela terem-se registado 7.748 transferências, praticamente o mesmo número registado em 2020 (7.771), depois de nos três anos anteriores estes terem sido sempre superiores, culminando em 2019 com 9.092.
Com a Europa no topo das várias categorias, Portugal entra no top-10 em várias delas, com destaque para a dos jogadores transferidos para o estrangeiro, na qual é o segundo, com 390, apenas atrás da dominadora Inglaterra (494), líder em quase todos os parâmetros.
Apesar de ser um dos principais exportadores de jogadores, Portugal perde alguns lugares na lista no que respeita a receitas, sendo nono, com 135,9 milhões de dólares (113,7 milhões de euros), numa lista liderada pela Alemanha, com 462,7 (389,8 ME).
Portugal ocupa ainda o quarto lugar na categoria de entrada de jogadores (309), sendo oitavo na lista dos que mais gastam, com 75,4 milhões de dólares (63,5 ME).
A aposta da FIFA no futebol feminino mereceu igualmente destaque no documento, uma vez que se mantém a tendência de aumento de clubes, o que leva também ao aumento do número de transferências.
Por LusaSiga todas as incidências do jogo
Isak estreou-se a marcar pelos reds, com Ekitike a confirmar o triunfo aos 85'. No minuto seguinte, o avançado foi expulso
Toti e Rodrigo Gomes foram suplentes utilizados nos lobos
Triunfo por 1-0 sobre o Cambridge United
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro