Enzo Pérez deixou a Argentina no verão de 2011 para reforçar o Benfica, ainda regressou ao seu país (por questões familiares) cedido ao Estudiantes mas no verão de 2012 rumou à Luz em definitivo e recorda, em entrevista ao site da Taça Libertadores, o contributo decisivo de Jorge Jesus na sua carreira, nomeadamente na mudança de posição 'imposta' pelo português que treina atualmente o Flamengo.
"Quando voltei a Portugal o Benfica tinha vendido o Witsel, estava para vender o Javi García e a janela de transferências estava fechada. O Jorge Jesus chamou-me ao seu escritório e disse: 'Olha, o único médio que tenho e que pode fazer o que eu quero, pelas caraterísticas que tem, és tu. Estás preparado? Eu vejo que tens condições para isso'", conta o médio argentino.
"Eu respondi que não havia problema, mas ele tinha de entender que eu estava habituado a jogar por fora e que passar a jogar por dentro mudava completamente a minha perspetiva". A resposta de Jesus foi simples: "Fica tranquilo, vou fazer com que a tua carreira melhore e seja mais longa".
"Todos os dias mostrava-me vídeos dos camisolas 5 [médios centro] que tinha treinado e os movimentos que pretendia. Jogávamos num 4x4x2 e ele planeava os treinos conjuntos apenas a pensar em mim, para que eu me posicionasse corretamente", lembra o jogador de 34 anos, que cumpre a quarta época consecutiva no River Plate.
Enzo Pérez vê em Jorge Jesus - para quem perdeu recentemente a final da Libertadores da América - "um obsessivo, um louco", mas justifica: "houve predisposição minha e dele para continuar a melhorar. Foi sempre assim, continuou em 2013 assim e em 2014 igual. Em 2014 fui eleito o melhor jogador da Liga portuguesa na posição. A verdade é que termo-nos entendido mutuamente foi muito bom".
Por tudo isto, Enzo Pérez considera Jesus um dos três treinadores mais importantes da sua carreira, a par de Alejandro Sabella e Marcelo Gallardo. "Foram os três técnicos que mais me marcaram. Não só a nível profissional, mas também a nível pessoal, o que agradeço muito" conclui o jogador.
Por André Antunes PereiraClube avisou Federação para o risco do extremo lesionar-se. Vai ficar um mês e meio de fora
Número que simboliza a camisola de Diogo Jota, que recebeu homenagem em Yerevan
Siga as incidências do jogo da 1.ª jornada do grupo F de apuramento para o Mundial
Golo 'made in' Arábia Saudita, com o lateral do Al Hilal na assistência e o avançado do Al Nassr na finalização
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo