Portugal parte para a próxima temporada no 7.º posto do ranking UEFA, o que significa que apenas o campeão terá acesso direto à fase grupos da Champions, com o 2.º classificado a ser obrigado a disputar duas pré-eliminatórias no caminho dos não-campeões.
O vencedor da Taça de Portugal (ou o terceiro classificado do campeonato, caso o vencedor da Taça se qualificar para a Champions) terá lugar na fase de grupos da Liga Europa. Haverá depois mais uma equipa a entrar na 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa e outra na 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência.
A única forma de haver três equipas portuguesas na fase dos grupos da prova milionária é alguma delas vencer a Liga Europa ou a Champions do ano anterior e terminar fora dos dois primeiros lugares. Caso um dos dois primeiros vença, por exemplo, a Liga Europa, a vaga extra será entregue a outro país, em função do ranking.
Há, porém, um cenário em que as duas equipas portuguesas podem entrar ambas diretamente na fase de grupos. Se o vencedor da Liga Europa se qualificar para a Liga dos Campeões através do respetivo campeonato nacional, abrirá uma vaga para a equipa com melhor coeficiente entre as que estiverem qualificadas para as pré-eliminatórias.
Caso Benfica ou FC Porto terminem no segundo lugar, é garantido que será um deles o clube com melhor coeficiente no caminho dos não-campeões, pois à sua frente apenas têm emblemas das cinco principais ligas, que não colocam ninguém nas pré-eliminatórias.
O Sporting está pouco abaixo e precisaria que outras equipas, como Shakhtar, Rangers, Feyenoord, Brugge ou Slávia, entre outras, não disputem as pré-eliminatórias da Champions como não-campeões dos respetivos países.
Saiba tudo sobre o novo modelo das competições europeias, em vigor a partir da próxima época.
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga dos Campeões
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga dos Campeões
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga dos Campeões
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Norte-americano tinha 75 anos
Interrogatório do Juventus-Sporting
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão