O campeão sul-americano e brasileiro Botafogo, treinado pelo português Renato Paiva, poderá enfrentar os compatriotas do Palmeiras, de Abel Ferreira, nas meias-finais da Taça Libertadores de futebol, ditou hoje o sorteio da prova.
Os dois clubes ficaram do mesmo lado do quadro da fase a eliminar e têm de ultrapassar dois oponentes para marcarem encontro a duas mãos, em 21 e 30 de outubro, visando o acesso à final da 66.ª edição da prova, prevista para 29 de novembro, em Lima, no Peru.
Nos 'oitavos', o Botafogo defrontará o campeão equatoriano Liga de Quito, vencedor em 2008, enquanto o Palmeiras, que conquistou a Taça Libertadores em 1999, 2020 e 2021, os últimos dois com Abel Ferreira, mede forças com o bicampeão peruano Universitario.
Se avançar na competição, o Botafogo encontra nos 'quartos' os colombianos do Atlético Nacional, duas vezes campeões, ou os brasileiros do São Paulo, de Cédric Soares e com três cetros, ao passo que o Palmeiras poderá enfrentar os paraguaios do Libertad ou os argentinos do River Plate, com quatro êxitos na principal prova sul-americana de clubes.
Se o Botafogo rumou à fase a eliminar na segunda posição do Grupo A, com os mesmos 12 pontos dos argentinos do Estudiantes, mas em desvantagem na diferença de golos, o Palmeiras - opositor do FC Porto no Mundial, de 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos -, ganhou a 'poule' G, com 18 pontos, e foi o único com um 'pleno' de seis êxitos.
Do outro lado do quadro da Taça Libertadores, Flamengo e Internacional protagonizarão uma eliminatória totalmente brasileira nos 'oitavos', que envolvem também embates entre os brasileiros do Fortaleza e os argentinos do Vélez Sarsfield, os uruguaios do Penãrol e os argentinos do Racing Avellaneda ou os paraguaios do Cerro Porteño e o Estudiantes.
As duas mãos dos 'oitavos' realizam-se entre 12 e 14 de agosto e de 19 a 21 do mesmo mês, enquanto os 'quartos' decorrerão em setembro, entre os dias 16 e 18 e de 23 a 25.
Por LusaArgentinos superaram os compatriotas do Vélez Sarsfield
Clube brasileiro segurava uma magra vantagem de 1-0 conquistada no Rio de Janeiro na primeira mão, mas perdeu por 2-0 no Equador
Segundo Castillo, técnico do Barcelona de Guayaquil, vai ter de pagar 50 mil dólares à Conmebol
Os dois clubes ficaram do mesmo lado do quadro da fase a eliminar e têm de ultrapassar dois oponentes para marcarem encontro
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás