Os três clubes portugueses que estarão presentes na próxima edição da Liga Europa enfrentam desafios bem distintos.
O Sp. Braga tem presença garantida na fase de grupos, pois é considerado o primeiro representante de Portugal - venceu a Taça e, mesmo que tivesse perdido a final, seria o melhor classificado através do campeonato.
Os bons resultados europeus nos últimos anos permitem à equipa minhota ser cabeça de série, pelo que ficará no pote 1, evitando alguns dos adversários mais poderosos, como Schalke, Zenit, Manchester United, Inter Milão, Fiorentina ou Ath. Bilbao, entre outros.
Bem diferente será a vida de Rio Ave e Arouca, que terão ambos de competir a partir da 3.ª pré-eliminatória, entrando em competição oficial a 28 de julho. Serão ambos cabeças de série nesta ronda, pelo que, à partida, conseguirão evitar adversários complicados.
Se passarem, as coisas tornar-se-ão mais complicadas. Na 4.ª pré-eliminatória, o Arouca já sabe que não vai ser cabeça de série e, quase seguramente, terá um adversário muito difícil - entre eles, estarão algumas equipas eliminadas na 3.ª ronda da Champions.
Já o Rio Ave, ainda não tem o estatuto definido e depende ainda das equipas que ainda se podem apurar, assim como dos emblemas eliminados da Champions. Caso consiga estar entre os 22 com melhor coeficiente, terá boas hipóteses de se juntar ao Sp. Braga na fase de grupos. Aí, seguramente que seria colocado no pote 4.
Por Sérgio KrithinasDragões e minhotos defrontam Utrecht e Genk, respetivamente
Comportamento dos adeptos sérvios no jogo com o Sp. Braga trouxe consequências
Record conta-lhe os principais destaques de mais uma ronda do melhor do futebol europeu
As declarações do treinador do Sp. Braga após o duelo da 3.ª jornada da fase de liga da Liga Europa
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar