A ministra da Cultura, Juventude e Desporto admitiu esta terça-feira "revisitar o regime jurídico de várias matérias", com vista a garantir que as receitas geradas pelo desporto, como as provenientes de apostas online, revertem maioritariamente para o setor.
"Não queria antecipar nenhuma medida, mas uma é, precisamente, revisitarmos, o regime jurídico de várias matérias e essa é uma delas e vamos fazê-lo, obviamente, envolvendo todo o setor", disse Margarida Balseiro Lopes, em audição na Assembleia da República, no âmbito da apreciação na especialidade da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).
Já sobre a possibilidade de alargar o âmbito das deduções em sede de IRS das despesas com a prática desportiva, considerando-as como gastos em saúde, a ministra titular da pasta do Desporto remeteu para o parlamento qualquer alteração do atual regime fiscal.
"As matérias fiscais são da competência do Parlamento, da Assembleia da República e, certamente, terão a oportunidade de fazer essa discussão, agora na especialidade", observou Margarida Balseiro Lopes.
Em resposta ao deputado Rodrigo Saraiva, na Iniciativa Liberal, que acusou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de monopolizar a emissão de títulos profissionais de treinador de desporto, o secretário de estado do Desporto, Pedro Dias, que está presente na audição, observou que "estes não são exclusivos de nenhuma federação desportiva".
"O que é um exclusivo de algumas federações desportivas são os títulos internacionais, que são emitidos através da UEFA, das federações internacionais das modalidades e aí, naturalmente, como compreenderá, o Estado não tem intervenção", assinalou Pedro Dias.
Por LusaViswashkumar Ramesh regressou a Inglaterra mas ainda não consegue falar abertamente sobre o que aconteceu
Anúncio feito por Margarida Balseiro Lopes, em audição na Assembleia da República
Ministra da Cultura, Juventude e Desporto admitiu revisitar o regime jurídico de várias matérias
Cheney era conhecido como o arquiteto da "guerra ao terror". Tinha 84 anos.
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências