A FIFA anunciou algumas novidades para o Mundial de Clubes, que se disputará entre 14 de junho e 13 de julho, nos EUA, tendo em vista melhorar a "experiência dos adeptos, a transparência e a operacionalidade". Entre elas, de forma resumida, estará a possibilidade de visionar, nas transmissões em direto dos jogos, as imagens captadas pelas bodycams que os árbitros vão utilizar em campo; o acesso dos espectadores, através dos ecrãs do estádio, às imagens que o árbitro está a ver na televisão do VAR quando analisa uma jogada; ou um tablet para cada clube de forma a agilizar o processo das substituições.
Relativamente às bodycams, já era público que as mesmas seriam utilizadas, depois do teste oficioso na Taça Intercontinental do ano passado. A novidade, no fundo, é as imagens passarem na TV. "Um dos grandes objetivos deste teste é explorar se esta nova câmera pode melhorar a experiência de quem está a assistir na televisão ou online, vendo a perspetiva do árbitro. Posteriormente, a FIFA fará um guião para o uso desta ferramenta, socorrendo-se da experiência neste torneio", pode ler-se no comunicado do organismo que rege o futebol mundial.
Relativamente ao tablet para as substituições, o mesmo "irá substituir a tradicional papelada e comunicação manual". "Cada equipa receberá um tablet antes do apito inicial para fazer esses pedidos digitalmente, garantindo que quem precisa dessa informação está a par da mesma e dando uma visão clara das substituições que cada emblema ainda tem à sua disposição", acrescenta a FIFA.
Há ainda a destacar uma versão mais avançada do fora de jogo semi-automático, com objetivo de tornar o "processo de decisão destes lances o mais rápido possível". De acordo com a FIFA, serão utilizadas várias câmeras, um sensor dentro da bola e Inteligência Artificial, o que permitirá ao sistema "acompanhar o posicionamento dos jogadores e da bola, providenciando alertas automáticos e em tempo real aos árbitros em caso de foras de jogo claros". Ainda assim, em situações mais duvidosas, o VAR validará, ou não, a informação oriunda desta nova tecnologia antes mesmo da decisão em campo ser anunciada pelo árbitro.
Recorde-se que Benfica e FC Porto vão participar nesta primeira versão da prova, agora com 32 equipas.
Por João Socorro ViegasEm Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Líder do Sindicato de Futebolistas Profissionais apoia a FIFPRO nas queixas contra o Mundial de Clubes
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024