A FIFA divulgou esta quarta-feira os prémios que serão distribuídos no Mundial de Clubes do próximo verão e os valores são deveras aliciantes. O vencedor vai arrecada qualquer coisa como 125 milhões de dólares, cerca de 115,7 milhões de euros.
No total, para todos os participantes há mil milhões de dólares a distribuir da seguinte forma:
Desempenho no torneio (475 milhões de dólares, cerca de 440 milhões de euros)
Fase de grupos (três jogos): 2 milhões de dólares por vitória (1,85 milhões de euros) e 1 milhão de dólares por empate (920 mil euros)
Oitavos de final: 7,5 milhões de dólares (6,9 milhões de euros)
Quartos de final: 13,125 milhões de dólares (12,150 milhões de euros)
Meias-finais: 21 milhões de dólares (19,4 milhões de euros)
Finalista: 30 milhões de dólares (27,7 milhões de euros)
Vencedor: 40 milhões de dólares (37 milhões de euros)
Prémios de participação (525 milhões de dólares, cerca de 486 milhões de euros)
Europa* - 12,81 a 38,19 milhões de dólares (11,9 a 36,3 milhões de euros)
América do Sul - 15,21 milhões de dólares (14,08 milhões de euros)
América do Norte, Central e Caraíbas - 9,55 milhões de dólares (8,84 milhões de euros)
Ásia - 9,55 milhões de dólares (8,84 milhões de euros)
África - 9,55 milhões de dólares (8,84 milhões de euros)
Oceania - 3,58 milhões de dólares (3,31 milhões de euros)
*Determinado num ranking baseado em critérios desportivos e comerciais
A FIFA revela ainda uma "meta de 250 milhões de dólares em solidariedade com o futebol de clubes de todo o mundo", garantido que "todas as receitas serão distribuídas ao futebol de clubes" e que as reservas da FIFA permanecerão inalteradas.
Trata-se do maior prémio para um vencedor alguma vez distribuído num torneio de futebol, em que Benfica e FC Porto serão os representantes portugueses. Águias e dragões estão na parte de baixo da hierarquia europeia, pelo que o prémio de presença deverá rondar os 13 ou 14 milhões de euros, superior aos 11,9 milhões de euros, valor mínimo a atribuir aos autríacos do Salzburgo.
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Líder do Sindicato de Futebolistas Profissionais apoia a FIFPRO nas queixas contra o Mundial de Clubes
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Luca Zidane vai representar país dos avós