UEFA terá direito a 12 vagas e quatro delas serão ocupadas pelos vencedores da Champions de 2021 a 2024; ranking também dará acesso
Tal como vai suceder com o formato dos Campeonatos do Mundo de seleções, também o Mundial de clubes vai sofrer alterações. O Conselho da FIFA aprovou esta terça-feira por unanimidade as normas de acesso à competição, que vai ter um novo formato a partir de 2025 e passará a ser disputada de quatro em quatro anos.
O organismo que rege o futebol mundial anunciou que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão um lugar garantido no torneio, no caso das confederações com direito a quatro ou mais vagas no torneio, como são os casos de UEFA (12), Conmebol (6), Concacaf (4), CAF (4) e AFC (4) . Nesse sentido, já se sabe que Chelsea e Real Madrid - vencedores da Liga dos Campeões de 2021 e 2022, respetivamente -, assim como Palmeiras e Flamengo - que conquistaram a Libertadores em 2021 e 2022 respetivamente - já têm lugar garantido na competição.
Relacionadas
As restantes vagas das confederações europeias e sul-americanas serão atribuídas mediante o ranking dos seus clubes nesse período entre 2021 e 2024.
No caso da Oceânia, com apenas uma vaga na prova, será o clube com melhor ranking de entre os quatro campeões continentais dessa confederação no tal período 2021-2024 a garantir um lugar no Mundial de clubes. Já a equipa do país anfitrião será escolhida posteriormente.
A FIFA explica ainda que há um limite de dois clubes por país, com apenas uma exceção: caso mais de dois clubes do mesmo país conquistem a principal competição de clubes da respetiva confederação. Algo que pode acontecer se dois clubes espanhóis ou ingleses conquistarem a Champions esta época e na próxima, juntando-se assim a Real Madrid e Chelsea, respetivamente.
Outra das regras pode ser explicada com base na Libertadores: caso outros dois clubes brasileiros, que não Palmeiras ou Flamengo, conquistem a prova nesta e na próxima época, as restantes duas vagas serão entregues a emblemas de outros países da América do Sul.
De acordo com o 'The Times', Chelsea e Real Madrid vão receber 28,3 milhões de euros pela participação no novo formato da prova, um valor que pode chegar aos 56,6 M€.
Todos os jogos do Mundial de Clubes em direto e grátis na DAZN.
Recém-campeão da Libertadores e Brasileirão segue em frente na prova
Clube brasileiro ganha bilhete na condição de campeão sul-americano
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam