Decisão do Tribunal de Justiça da UE não demove emblemas
O Manchester United, Bayern Munique e Atlético Madrid já anunciaram não ter qualquer intenção de integrar a Superliga Europeia. O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) considerou esta quinta-feira contrária à legislação europeia a decisão da FIFA e da UEFA de proibir atletas e clubes de participarem em competições privadas. O mais alto órgão administrativo da UE considerou que a UEFA e a FIFA abusaram da sua "posição dominante" na sua ação contra a criação da controversa Superliga de futebol.
"Uma competição deste tipo representaria um ataque à importância das ligas nacionais e à dinâmica do futebol europeu. A Bundesliga constitui a base do Bayern, como todas as ligas nacionais constituem a base dos clubes de futebol europeus. Por isso, é nosso dever e a nossa profunda convicção fortalecê-la e não debilitá-la. Também apoiamos as competições europeias de clubes sob a alçada da UEFA. Assim, é muito claro para nós: a porta da Superliga no Bayern continua fechada", pode ler-se no comunicado do emblema alemão.
Relacionadas
Também o At. Madrid pautou o seu comunicado com a "união". "A família do futebol europeu não quer a Superliga Europeia. Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Espanha (à exceção do Real Madrid e Barcelona), etc., não querem a Superliga. Estamos a favor de proteger a grande família do futebol europeu, de proteger as ligas domésticas e de que, através delas, se consiga a qualificação para as competições europeias no terreno de jogo cada temporada", escreveram.
O Manchester United é igualmente taxativo: "A nossa posição não mudou. Continuamos plenamente comprometidos com a participação nas competições da UEFA e com a cooperação positiva com a UEFA, a Premier League e outros clubes através da ECA para o desenvolvimento contínuo do futebol europeu".
UEFA já tem em cima da mesa uma proposta da Superliga
Presidente da Associação dos Clubes Europeus garante que ainda não houve qualquer avanço formal
Competição, que ainda procura aprovação de UEFA e FIFA, passaria a ser designada Unify League
"Abusaram da sua posição dominante" e devem "cessar a sua conduta anticompetitiva" diz o tribunal
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS