Um golo do veterano Claudio Pizarro valeu quinta-feira ao Peru um triunfo por 1-0 sobre a Venezuela, cedo reduzida a 10 jogadores, e colocou todas as seleções do Grupo C da Copa América com três pontos.
Depois do surpreendente triunfo sobre a Colômbia (1-0), a formação venezuelana não conseguiu repetir a façanha, que lhe daria o apuramento, muito por culpa da expulsão de Amorebieta, aos 29 minutos, depois de pisar Paolo Guerrero.
Mesmo com 10, a seleção "vinotinto" ainda resistiu até aos 72 minutos, altura em que um corte deficiente de Rincón, depois de um passe de Cueva, deixou Pizarro isolado, para este marcar o único tento do encontro, ainda com a ajuda da barra.
O avançado do Bayern Munique, de 36 anos, que não tinha alinhado na primeira jornada, frente ao Brasil (1-2), foi, assim, o 'herói' dos peruanos, apontando o seu 20.º tento na seleção, em 72 encontros.
Antes do golo de Pizarro, os peruanos já tinham ameaçado, nomeadamente em remates de Guerrero (42' e 49'), Reyna (51') e Vargas (66' e 67'), sempre com Advíncula, jogador do Vitória de Setúbal, a desequilibrar pela direita - André Carrillo, futebolista do Sporting, não foi utiilizado na partida.
Por seu lado, Rondón, que selara o triunfo dos venezuelanos na primeira ronda, voltou a ser o jogador mais perigoso da equipa, mas pagou, no último terço, o desgaste a que foi obrigado, por culpa da inferioridade numérica.
Com o empate a dois em Valparaíso, o Grupo C termina com quatro seleções com três pontos, o Brasil e o Peru com 2-2 em golos e a Venezuela e a Colômbia com 1-1. As decisões estão marcadas para domingo.
Concluída a segunda jornada de todos os agrupamentos, ainda nenhuma seleção garantiu um lugar nos quartos de final e todos estão ainda na corrida.
Os primeiros apurados serão conhecidos hoje, após os jogos da terceira jornada do Grupo A, com o México a defrontar o Equador e o anfitrião Chile a medir forças com a Bolívia.
Consulte as estatísticas deste jogoe os resultados e classificações da Copa América.
Em causa os incidentes na meia-final da Copa América no ano passado
Confusão no final do encontro com a Colômbia, para a meia-final da Copa América, culminou na suspensão dos jogadores
Em causa incidentes no jogo frente à Colômbia
Internacional francês condena cânticos entoados nas celebrações da vitória na Copa América
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos