A Liga das Nações da UEFA, cujo sorteio foi realizado ontem, começou no bloco de notas de um português. Em finais de 2014, Tiago Craveiro, diretor-geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), foi à Suíça para propor ao então secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino (atual presidente da FIFA), a criação da primeira nova prova de seleções A no continente em quase 60 anos. Na sala Gerhard Aigner (secretário-geral da UEFA na altura do Euro’2004), estava também o grego Theodore Theodoridis, então presidente do Comité de Competições de Seleções. O português falou da ideia e rabiscou uns ‘gatafunhos’. Infantino tirou uma fotografia ao papel com os rabiscos e enviou-a ao presidente Michel Platini. Percebeu que havia ali qualquer coisa que podia ser explorada.
A ideia era simples: criar uma prova que ocupasse as datas FIFA, até agora preenchidas por jogos particulares e, com isso, criar uma competição que pudesse aumentar o interesse das televisões, de forma a garantir um maior encaixe financeiro. Afinal, um Alemanha-França ou um Portugal-Itália vale bem mais no mercado de TV se for oficial do que se for particular. A ideia confirmou-se: a venda dos direitos da Liga das Nações foi um êxito.
Michel Platini duvidou ao início, pois temia a divisão de seleções. Infantino pediu a Tiago Craveiro que apresentasse a mesma ideia no Comité de Competições de Seleções, na altura liderado pelo então presidente da poderosa federação alemã. Ao lado do português estava Steven Mertens, secretário-geral da federação belga. As dúvidas de Platini mantinham-se, mas este resolveu convocar um encontro com as cinco federações mais fortes, juntando-lhes ainda Holanda e Portugal, onde a ideia pudesse ser aprofundada. Na altura, o francês acreditou que seria o golpe fatal na Liga das Nações.
Wolfgang Niersbach, presidente da federação alemã à época, arrasou a proposta. Michael van Praag, da Holanda, também se mostrou contra. E o espanhol Ángel Villar riu-se. Tiago Craveiro respondeu a todas as dúvidas com 11 pontos. Quando acabou, Michel Platini levantou-se da cadeira e disse: "Estou esclarecido." Antes de sair da sala, passou por Craveiro e convidou-o para jantar nessa noite. Disse-o alto, para que todos o ouvissem. Menos de três anos depois, já com Ceferin a liderar a UEFA, a Liga das Nações é real.
Por Sérgio KrithinasAleksander Ceferin lembrou momento após a conquista da Liga das Nações pela Seleção Nacional
Na final da Liga das Nações
Casagrande e Roger Flores, ex-jogadores brasileiros que jogaram em Portugal, aplaudem título da Seleção na Liga das Nações
Mais uma iniciativa do nosso jornal
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês