Antes de a bola começar a rolar nos relvados brasileiros, vão ouvir-se os hinos das seleções presentes. Cada um dos 32 países tem uma melodia própria, mais ou menos antiga, alusiva, na maior parte das vezes, à história do próprio país.
Os adversários de Portugal no Grupo G não fogem à regra: Alemanha, Gana e Estados Unidos da América vão entoar a sua canção, com poucos segundos de distância para o nosso "A Portuguesa".
O hino nacional teve origem numa resposta ao ultimato britânico nos tempos do famoso Mapa Cor de Rosa, em África. Escrito por Henrique Lopes de Mendonça em 1890 e com música de Alfredo Keil, "A Portuguesa" integra a Constituição nacional e fala do período dos Descobrimentos, sendo que apenas uma parte da letra é entoada nas celebrações oficiais.
Alemanha
"Deutschlandlied" – "A Canção da Alemanha" é o nome do hino escrito por August Heinrich Hoffmann von Fallersleben, em 1841. A letra apela à união como segredo para que a pátria floresça.
Gana
"God Bless Our Homeland Ghana" - "Deus Abençoe a Nossa Pátria Gana" foi escrito e composto por Philip Gbeho em 1957 e, como o próprio título indica, a letra tem claras influências religiosas.
Estados Unidos da América
O hino norte-americano chama-se "The Star-Spangled Banner", em referência à bandeira do país. A letra data de 1814, tem autoria de Francis Scott Key e aborda o ataque britânico a Fort McHenry, durante a guerra de 1812.
Para todos os gostos
Das 32 nações que vão a jogo no Brasil, o hino mais antigo será ouvido quando jogar a seleção de Inglaterra. Na verdade, o país adota o hino do Reino Unido, comum aos territórios integrantes deste e, curiosamente, também adotado na Nova Zelândia. "God Save the Queen" representa o sentimento dos britânicos pela coroa. Existe alguma confusão em torno da sua autoria e tudo aponta para que tenha sido criado em 1745.
Ao contrário, a Rússia é detentora da canção nacional mais recente. Serguei Mikhalkov criou a letra em 2000, que ainda conserva ligações à antiga União Soviética. É já o segundo hino oficial do país após o famoso desmembramento.
Outros dois hinos vão despertar as atenções dos adeptos nos estádios do Mundial. O do Brasil, por ser da casa, e o espanhol, por ser muito particular.
O "Hino Nacional Brasileiro" foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada em 1909, e alude à esperança, fazendo ainda referência à natureza"gigante" que presenteia o território brasileiro.
Quanto ao hino espanhol, a "Marcha Real", destaca-se pelo facto de não possuir letra, sendo um dos poucos com tal característica. Houve já várias tentativas para impor uma letra à canção, mas todas se revelaram infrutíferas. Foi adotado em 1770.
Ouça aqui todos os hinos dos países que vão disputar o Mundial.
Antigo avançado assume que dali em diante comeu sempre como o médio
Elementos da seleção russa que participou no Mundial'2014 estão a ser investigados
Nicola Rizzoli orientou as duas partidas...
O mítico estádio do Maracanã e o Arena Pernambuco figuram entre os estádios em causa, de acordo com um comunicado do Cade.
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Selecionador brasileiro destaca qualidade dos dois jogadores que atuam em Portugal
Luca Zidane vai representar país dos avós